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Tipos de gateway de voz: veja qual o melhor para seu negócio aderir à telefonia IP

Intelbras

12 de agosto 2022 às 01:08
ComunicaçãoEmpresarial

tipos de gateway

Quer migrar para a telefonia IP, mas sua empresa só conta com equipamentos analógicos (convencionais)? Você não tem orçamento para uma grande mudança estrutural? A solução pode estar nos diferentes tipos de gateway de voz. 

O gateway de voz converte a tecnologia, permitindo que os aparelhos convencionais e linhas GSM sejam adaptados. Assim, é possível transformar todas as estruturas de telefonia em uma só, que recebe as tecnologias IP, analógica etc. e converte tudo em GSM ou na tecnologia desejada. 

Neste artigo, você vai conhecer os tipos de gateway – FXS (Foreign eXchange Subscriber) e FXO (Foreign eXchange Office), além das características e vantagens de utilizar estes equipamentos. Confira e escolha o melhor para o seu negócio.

Quais são os tipos de gateway de voz?

Os gateways de telefonia são aparelhos intermediários, usados para traduzir os protocolos. Para esse tipo de uso, existem dois mais utilizados: o FXS e o FXO.

O FXS (Foreign eXchange Subscriber) é um dos tipos de gateway mais comuns em centrais receptivas de telefonia, pois converte as chamadas analógicas em ligações VoIP. Por meio do FXS, é possível transformar uma ligação feita pelo telefone fixo em uma chamada com protocolos de segurança atualizados e mais qualidade.

O FXO (Foreign eXchange Office) é um tipo de gateway que atua de forma diferente do FXS, porém nesse caso é a porta de entrada do sinal de telefonia, que serve para conectar linhas analógicas de telefonia com o sistema de telefonia digital ou IP. Outra vantagem desse modelo de gateway é que possibilita saber se o telefone está ou não no gancho.

Conheça tudo sobre Gateways

As funções de cada um mostram como eles se complementam, por isso as duas portas estão sempre atuando em conjunto.

Outra característica desses gateways é que funcionam de forma diferente da telefonia convencional, que basta ligar em uma linha telefônica e em uma fonte de energia. Os aparelhos de telefonia VoIP precisam estar conectados à internet. Veja:

  • Gateway FXO: conecta o telefone convencional, PABX cloud ou PABX IP;
  • Gateway FXS: conecta as linhas de um PABX analógico a um sistema de telefonia IP, PABX cloud ou uma URA;
  • Adaptador FXS (adaptador ATA): conecta o telefone ou um fax analógico a um provedor em nuvem. Além de conectar a porta FXO do aparelho para converter e traduzir os protocolos.

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O que fazem os diferentes tipos de gateway de voz?

Com os diferentes tipos de gateway, é possível adaptar toda a estrutura de telefonia convencional para IP. Assim, não é necessário substituir os telefones ou linhas, pois os gateways funcionam como adaptadores para telefones ou linhas analógicas, mas com mais portas. 

São ferramentas ideais para o uso corporativo por permitirem conectar mais aparelhos, funcionando como uma extensão de uma central telefônica IP.

Entenda melhor por que sua empresa precisa de uma central telefônica IP

O FXO recebe o sinal de uma operadora de telefonia fixa e o FXS fornece o sinal para os telefones. O gateway FXO conecta com a linha telefônica e um gateway FXS distribui a linha para os ramais internos.

Para continuar utilizando telefones convencionais (que antes utilizavam a linha analógica) com uma linha IP, é só inserir um gateway FXS, que vai adaptar os aparelhos a telefonia IP. 

Se a linha for analógica e a intenção for conectá-la a um sistema de telefonia digital, é preciso comprar um gateway FXO, que vai converter o sinal em IP. Veja o que é possível fazer com esses tipos de gateway:

  • Aproveitar a estrutura de rede também para a telefonia, economizando em novos projetos e instalações;
  • Converter a telefonia analógica – aparelhos ou linhas convencionais – para IP;
  • Conectar as redes distintas de telefonia (que pode ser uma rede pública ou interna);
  • Funcionar como uma expansão de um central telefônica ao ser integrado a uma delas;
  • Interligar a matriz da empresa a suas filiais através do roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuídos.

Como os telefones podem melhorar a comunicação na empresa

 

Vantagens dos tipos de gateway de voz para empresas

Os gateways FXS e FXO oferecem muitos benefícios para as empresas. Por meio da telefonia IP é possível fazer chamadas nacionais e internacionais com menor valor e mais qualidade do que com linhas telefônicas analógicas.

O que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia VoIP, que geralmente tem preços mais atrativos. Sem contar a economia em ligações entre matriz e filiais ou mesmo entre as filiais interligadas via rede, onde não haverá custos. 

Além disso, a empresa pode selecionar a melhor linha (operadora ou plano) para cada tipo de chamada. Por exemplo, quando o número chamado for um celular, o gateway pode realizar a chamada via chip de celular ou se for um número fixo,  via linha analógica.

Veja outros benefícios dos gateways:

  • Utiliza estrutura analógica que já existe, integrada a nova IP;
  • Expande a capacidade de atendimento via ramais IP, possuindo uma estrutura única de telefonia, mesmo com empresas em localidades diferentes;
  • Monitora chamadas e estruturas de forma online;
  • Integra a estrutura de telefonia às plataformas open source disponíveis no mercado.

Os gateways também oferecem outras possibilidades para as empresas, como gravar as ligações e ganhar mais escalabilidade, permitindo que o negócio cresça de forma mais saudável e eficiente. No blog da Intelbras você encontra mais conteúdos como esse para aprender tudo sobre telefonia IP.

Precisa de um gateway para sua empresa? Entre em contato com a Intelbras.

 

Publicação original: 13/10/2020

4 Comentários

  1. David Nascimento disse:

    temos uma central impacta 68i – contratamos serviço ip com sip, perguntas:
    precisamos trocar nossos telefones convencionais ou podemos continuar a usá-los?

    • Intelbras disse:

      Olá David. Pode continuar usando os telefones comum para fazer e receber ligações via SIP, pois a central que vai tratar essa ligação, então pode usar o telefone comum sem problemas. Ficamos à disposição 😉

  2. LUCINEIDE ALVES VIEIRA disse:

    MAs não tereia que colocar um gateway FXE para compatibilizar o Sinal IP/Analógico e continuar usando a Central, ou a Central faz essa conversão e continua utilizando os aparelhos analógicos? Fiquei em dúvida agora. Estou orientando um Cliente nosso, que está fazendo a portabilidade de duas linhas analógicas par Telefonia IP. Contudo, para que ele reaproveite a estrutura cabeada já existente e também os aparelhos, que são analogicos, precisará utilizar um gateway FXE. Estou certa?

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