Você já ouviu falar em gateway de voz? Também conhecidos como GW, esses recursos são uma espécie de roteador. Porém, em vez de transmitir internet, transmitem voz. Esse adaptador tem capacidades e tecnologias diversas, podendo transformar todas as estruturas de telefonia em uma só.Â
Na prática, o gateway de voz é capaz de receber as tecnologias IP, analógica, etc. e convertê-las em GSM ou outra desejada. Dessa forma, ele faz a conexão entre o sistema VoIP (voz sobre internet) e as linhas analógicas das empresas de telefonia.Â
Leia também: Telefone + internet: saiba como usar e conheça as vantagens
O objetivo principal de um gateway de voz é fazer o encaminhamento das chamadas – obedecendo as rotas configuradas – e o equipamento pode estar aliado a uma central telefônica ou um softwitch.Â
Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o gateway de voz.
Gateway de voz: o que é e como funciona?
O gateway de voz é um recurso que conecta sistemas e dispositivos criando uma passagem de um ambiente para o outro. Por isso, a tradução do seu nome significa portão ou portal. Na tecnologia VoIP, os gateways fazem a conversão e a conexão entre sistemas diferentes, permitindo que se comuniquem.Â
Assim, telefones analógicos e smartphones ou computadores são capazes de se conectar e serem usados na comunicação, realizando e recebendo chamadas. Os principais gateways de voz são FXS e FXO, mecanismos que fazem a conexão entre uma rede de telefonia analógica e um sistema digital.
Evolução da telefonia IP e do gateway de voz
O gateway de voz tem ganhado importância no mercado à medida que a internet vem evoluindo no Brasil. Quando os primeiros produtos VoIP começaram a ser vendidos no paÃs, no inÃcio dos anos 2000, a banda larga ainda engatinhava.Â
A infraestrutura era precária e não estava pronta para receber um tráfego tão grande de dados de forma simultânea. Logo, essa baixa velocidade tinha um impacto negativo na qualidade das chamadas.
Com os avanços da internet, que ganhou mais qualidade e velocidade, as soluções de voz sobre IP começaram a ser vistas como um ótimo investimento, especialmente para empresas. As organizações que já contam com filiais e muitos funcionários, podem reduzir os custos mensais com a conta de telefone: através do roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuÃdos, é possÃvel interligar empresas (matriz e filiais, por exemplo), com uma configuração mais rápida e fácil.
Além disso, com um gateway é possÃvel aproveitar a estrutura de rede também para a telefonia, economizando em novos projetos e instalações. O equipamento ainda permite selecionar a melhor linha (operadora ou plano) para cada tipo de chamada, escolhendo a opção mais em conta para economizar no final do mês. A integração com gateway GSM torna as ligações para celular mais econômicas, por exemplo.
Veja 5 critérios para escolher equipamentos e fornecedores para seu provedor
Por que usar um gateway de voz na sua empresa
As empresas que adotam o uso dessa tecnologia em sua rotina conquistam diversos ganhos. Além de tornar a comunicação mais eficiente, é possÃvel economizar e monitorar de forma remota. Entenda melhor sobre cada um dos benefÃcios:
Redução de custos e maior economia
O gateway de voz ajuda a empresa a eliminar os investimentos em infraestrutura especÃfica para telefonia, já que é possÃvel utilizar o cabeamento de rede, além de reduzir os gastos com a conta telefônica.Â
Assim, quando o gateway é aplicado à telefonia, todas as interfaces ficam interligadas: ao realizar uma chamada, é possÃvel escolher a melhor (mais econômica) rota. Por exemplo, quando o número chamado for um celular, a ligação irá sair pela interface de telefonia móvel, e ainda escolhendo a operadora com a melhor tarifação. Isso representa uma economia considerável na conta telefônica.
Monitoramento remoto unificadoÂ
Quando é feita uma convergência para a tecnologia IP, o monitoramento das chamadas e estruturas é online. Nesse caso, é possÃvel acompanhar cada registro de chamada de forma detalhada, o estado de cada ramal, além do funcionamento de cada equipamento – caso aconteça alguma falha de comunicação, o gateway avisa por meio de um status de performance em um sistema web.
Convergência de tecnologiasÂ
Com o gateway de voz, é possÃvel converter uma tecnologia em outra, como do analógico para GSM ou analógico para IP e assim por diante. Ou seja, os gateways são conectados em uma única rede de internet que traz para o usuário a vantagem de centralizar o acompanhamento da qualidade do atendimento e na manutenção da infraestrutura.
Conheça a solução de gateway de voz da Intelbras
A CIP 850 possui oito entradas analógicas que podem ser para oito linhas ou oito ramais analógicos, e mais 50 ramais IP. Essa solução é a melhor escolha para empresas que buscam versatilidade e mobilidade através de ramais IP que também podem ser usados em smartphones, tablets, notebook e PCs. Além disso, também pode ser usado para outras soluções, como:
- PABX para pequenas empresas – atua como uma central telefônica para fazer a conversão entre a tecnologia analógica e a IP. As principais vantagens são o maior controle sobre as chamadas e a redução de custos;
- Gateway – amplia a quantidade de ramais disponÃveis para a empresa, escolhe a melhor rota de chamada, reduzindo custos; e interliga dois locais distintos de trabalho, como matriz e filial, por exemplo, com chamadas sem custo entre elas.
A CIP 850 também conta com a função Consulta, onde é possÃvel reduzir significativamente o custo das chamadas para celular. Isso porque a central direciona o número a um servidor de consulta, que responde informando qual a operadora. Assim, é possÃvel escolher para qual ligar e economizar na chamada.
Conheça todos os modelos de gateway da Intelbras
Aplicação do gateway de voz: o case de sucesso da Havan
Por muito tempo, o videomonitoramento só era possÃvel por meio da tecnologia analógica, que armazenava as imagens em recursos locais. Além disso, não oferecia recursos inteligentes de identificação de delitos ou necessidade de manutenção.
Com a chegada da tecnologia IP, esse cenário mudou e a Havan viu uma oportunidade de modernizar seu sistema de segurança utilizando a tecnologia IP. O investimento nessa novidade era voltado a melhorar a resolução das câmeras e ter um monitoramento mais inteligente.
Foi então que a Havan migrou o seu sistema de telefonia para tecnologia IP, por meio da customização da central telefônica CIP 850, trazendo economias para a comunicação entre os colaboradores de toda a rede ao migrar o sistema para a nuvem.Â
Com essa solução, foi possÃvel integrar as tecnologias de videovigilância, alarmes de intrusão e controle de acesso sem complicações, além de ter em uma única plataforma de fácil utilização, as funcionalidades avançadas de todas as tecnologias, que facilitam a operação.Â
O sistema melhora a performance dos dispositivos, com controle da operação, velocidade nas buscas das imagens e centralização do sistema de todas as lojas em um único ponto, otimizando custos.
Leia mais: Gateway para empresas: soluções integradas de voz e dados
Outra vantagem obtida com a migração para a arquitetura IP também foi a redução de custos operacionais e sistematização da área de prevenção de perdas. O processamento e a gravação ainda é feito em servidores locais, mas o acesso às câmeras é feito remotamente, por meio de servidor centralizado.
Todo sistema de monitoramento, com mais de duas mil câmeras, é controlado por três ou quatro operadores por turno. Em caso de falha de comunicação, o sistema ainda continua em operação, com todos os recursos do VMS acessÃveis no servidor da loja.
Além disso, o Security Center Intelbras Edition permite que a companhia identifique rapidamente e emita um alarme em caso de falha ou desligamento de um dispositivo, garantindo a identificação e o planejamento eficaz de qualquer manutenção necessária, que é feita pelo time da Intelbras.
Quer saber mais sobre tecnologias como o gateway de voz? Continue acompanhando os conteúdos no blog da Intelbras.
Para implementar soluções como essas em sua empresa, converse com o time de especialistas da Intelbras.
Publicação Original: 02/05/2018
Bom dia Intelbrás
Venho por meio desta lhe pedir ajuda, pois deu um problema no meu Notebook e tive que formatar o Notebook. Só que a senha do seu aparelho MHDX 1008
estava armazenado no Notebook.
E como não tem mais senha, eu não posso mudar a configuração do aparelho.
Mt obgdo
Espero seu retorno
Eduardo Mota
Olá Eduado, nesse caso, será preciso recuperar a senha do DVR. Para isso, recomendamos que siga as instruções desse passo-a-passo: http://www.intelbras.com.br/faq/perdi-senha-de-acesso-do-meu-dvr-como-devo-proceder. Caso tenha alguma dúvida sobre o procedimento entre em contato com a nossa área técnica que vamos te orientar. Ficamos à disposição!
Olá. eu gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma CPE da intelbras configurada em modo AP quando eu puxo um cabo da porta LAN do roteador para a porta LAN do adaptador POE os outros aparelhos conectados na porta LAN do roteador começam a pegar o IP da antena e perdem o aceso a internet. por que isso acontece e como faço para resolver ?
Oi Demétrio, isso ocorre quando o rádio está em Modo de Rede como Cliente Provedor e na Wireless como Cliente, você pode efetuar o reset de seu equipamento, conectando seu rádio via cabo ao seu computador e configurar como AP Bridge, segue o vÃdeo https://www.youtube.com/watch?v=q5RimswQ_UE, que esta configurando como AP. Se tiver dúvida entre em contato com o nosso suporte técnico. Ficamos à disposição!
bom dia
venho atraves deste tirar uma duvida minha
estou montando um sistema pabx voip
entra 4 linhas troncos e preciso de 9 ramais
certo a principio vou colocar uma cipa 850 , 2 ts 60 ip e 7 ts 60 ipr
gostaria de saber c e possivel essa configuração pois no manual fala que no ts 60 ip tenho um analogico e 4 linha voip consigo por exemplo a entrada do ts 60 ip ser voip pois ja vou mandar pela cip 850 assim usando todos os telefones internos voip e entras com as linhas tronco na cip 850
Olá Sidnei. A CIP 850 é uma central IP e consegue ser compatÃvel com terminais IP. O TS 60 IP é uma micro central VoIP e em cada um consegue ser registrado outros 5 ramais terminais TS 60 IPR. Em cada conta pode ser designado para cada fone, deste modo precisando somente ser criado um ramal na CIP 850.
Após isso basta criar um grupo de ramais para que no momento de recebimento de chamadas, todos os ramais toquem conforme o desejado. Mais dúvidas a nossa equipe técnica esta à disposição!
Boa noite, sou estudante de Engenharia Electronica e de Telecomunicacoes, frequentando esse curso em Mocambique, gostaria de saber mais Central Telefônica e Gateway IP para criar um projecto e tema para defender,porque ja estou no final do curso. fica como expancao do produto de intelbras… agradecia.
Olá Bruno, você pode acessar este link e ter acesso ao manual e datasheet da central IP CIP 850 http://www.intelbras.com.br/empresarial/telefonia/gateways/ip/cip-850
Caso tenha dúvidas sobre o funcionamento ou caracterÃstica da central, você pode encaminhar um e-mail para suporte@intelbras.com.br que vamos lhe ajudar. Ficamos à disposição!
Gostaria de saber se a Intelbras fábrica um Gateway de Voz de pequeno porte.
A ideia e converter uma linha analógica para VoIP permitindo o uso de smartphones como terminais telefônicos via Wi-Fi.
Olá Hilário. Nesse seu caso, você teria que usar uma central telefônica, que vai te fornecer ramais IP, que você poderá usar o seu smartphone como ramal. Você pode usar as centrais Impacta 68i, Impacta 94, Impacta 140, Impacta 220 ou Impacta 300 com a placa ICIP, e as centrais UnniTI 2000 e UnniTI 3000. Caso queira saber mais entre em contato com a nossa equipe técnica. Abraços!
Bom dia, tenho em uma Empresa instalado um PABX Impacta 40 e o cliente alugou um barracão do outro lado da rua, (uns 250 metros mais ou menos) qual a solução mais viável para ele ter uns 02 ou 03 ramais do PABX principal, nesse novo barracão?
desde já, agradeço a atenção
Olá Danilo, em breve o nosso suporte técnico, vai te orientar pelo seu e-mail. Abraços!
Boa noite!
Um cliente nosso tem uma central CIP 92200.
É possÃvel utilizar aparelhos telefônicos de outros fabricantes nesta central?
Olá Udeilson. Sim, pode usar telefones de outros fabricantes sem problemas, desde que tenham o protocolo SIP 2.0, caso seja telefone IP. Ficamos à disposição!
BOA TARDE, INTELBRAS!
GOSTARIA DE SUGESTÃO PARA UMA SOLUÇAO DE ACESSO AQUI NA EMPRESA. TENHO UM RAMAL ANALÓGICO NA PONTA A, PRECISO QUE ESSE RAMAL ANALÓGICO CHEGUE NA PONTA B. ENTRE AS DUAS PONTAS AS REDES SÃO INTERLIGADAS ATRAVÉS DE SWITCH. QUAL O GATEWAY QUE VOCES INDICARIAM PARA ESSA SOLUÇÃO? SE POSSIVEL, MANDEM CONTATO PARA AQUISIÇÃO.
Olá, Mario! você pode usar um gateway FXO no ponto A onde o ramal da central analógica será conectado na porta FXO do Gateway , os modelos de Gateways FXO que temos são: o GW 204 O ( 4 portas FXO) e o GW 208 O ( 8 portas FXO). Já no ponto B você pode utilizar um telefone IP interligado via ponto a ponto com o Gateway FXO, os modelos mais básicos de telefones ips que temos são: o TDMI 400 IP, TIP 120i e o TIP 125i. Qualquer dúvida posterior, estamos à disposição!