Desde a autorização da prática da telemedicina no Brasil, em abril de 2020, consultórios, clínicas e hospitais buscam estruturar essa opção de atendimento aos seus pacientes, oferecendo teleconsultas. A telemedicina consiste no uso de tecnologias para o fornecimento de informação e atenção médica à distância e é válida enquanto durar a pandemia.
Em função da velocidade de contágio da nova variante da Covid-19, a demanda por telemedicina vem crescendo desde o início deste ano. Como a modalidade ainda ganha força algumas operadoras de planos de saúde, inclusive, criaram assinaturas especiais somente para usuários de telemedicina. No entanto, além do cumprimento de obrigações legais e preocupações éticas, é preciso pensar na infraestrutura básica para a realização desses atendimentos remotos: da qualidade de conexão com a internet até recursos de áudio e vídeo.
Continue a ler o texto e conheça os principais equipamentos para que consultórios, clínicas e hospitais estejam preparados para as consultas online.
A transformação no atendimento com a telemedicina
A necessidade do uso da tecnologia para enfrentar a pandemia transformou a rotina de muitos segmentos da economia global. Seguindo no mesmo caminho do trabalho à distância, os atendimentos em clínicas, consultórios e hospitais também passaram por essas adequações.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), para poder oferecer esse modelo de atendimento, as empresas devem respeitar a Resolução da 1.643/02 que estabelece que:
“Os serviços prestados através da Telemedicina deverão ter a infraestrutura tecnológica apropriada […]”. A resolução ainda determina atenção quanto às normas técnicas do órgão quanto à proteção de informações: guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional.
Para atender as regras e facilitar a rotina quando se trata da prestação de serviço de teleconsultas, as clínicas e os hospitais devem trabalhar com equipamentos e infraestrutura tecnológica de qualidade. O teleatendimento oferecido deve ser ágil e satisfatório para profissional e paciente, e o uso de mecanismos adequados faz toda a diferença.
Por ser uma novidade para a grande maioria, o serviço deve ser o mais prático e funcional possível. Veja abaixo algumas ferramentas básicas que podem contribuir com um melhor atendimento ao usuário e tranquilidade ao profissional que o faz.
Garanta a distribuição do sinal de internet com um roteador
Da comunicação entre os profissionais da equipe de saúde ao envio de receitas médicas online, é preciso contar com um bom sinal wi-fi. Contratar um plano de internet com uma super velocidade é interessante, mas não adianta se a distribuição do sinal tiver inúmeros obstáculos. E é esse o papel do roteador, propagar o sinal com potência e capacidade suficientes para garantir a transmissão de dados naquele local.
O uso do aparelho adequado faz toda a diferença. Alta velocidade do link de internet, junto com o roteador certo, ajudam a evitar várias “dores de cabeça”. Afinal, nenhum profissional vai querer perder a conexão com o paciente durante um diagnóstico. Vamos imaginar que você é um psicólogo que atende em um pequeno consultório ou mesmo em casa, sendo assim, o uso de um roteador residencial com tecnologia Dual Band (2,4 e 5 GHz) ou Mesh já é uma boa opção.
Para clínicas e hospitais, ou seja, espaços mais amplos e com mais pessoas conectadas, são indicados modelos mais potentes, chamados de Access Point ou AP (“ponto de acesso” em português). Ao criar esses novos pontos, o AP aumenta a qualidade do sinal distribuído, subdividindo-o em várias redes de acesso. Com isso, é possível que um hospital disponibilize internet à gestão interna e também a eventuais visitantes, todos com senhas diferentes.
Para adquirir o Access Point ideal, é interessante que você já tenha conhecimento de algumas informações, como o tamanho do espaço, a velocidade do plano de internet e uma a média da quantidade de usuários conectados. Com a escolha do modelo certo, é possível ter alcance de até 400m² e atingir até 500 usuários simultaneamente. Por isso é sempre indicado buscar auxílio profissional na hora de investir nesse tipo de tecnologia.
Saiba mais: Access Point: Como ele melhora o sinal de internet na sua empresa
Fale e seja ouvido com headsets
Quantas vezes sua primeira pergunta em uma videochamada foi: ”Você consegue me ouvir?” Assim, tão importante quanto a qualidade da imagem é conseguir falar e ser ouvido. O som deve ser nítido e sem interrupções para que a comunicação não tenha nenhum tipo de desentendimento.
Nesse caso, é indicado que o profissional utilize um bom headset (conjunto de fone de ouvido com microfone acoplado) que ofereça diferenciais, como: redutor de ruídos de barulhos de fundo para que sons indesejados sejam neutralizados. Função busylight que é uma luz vermelha que acende quando você está em chamada, evitando interrupções naquele momento, e até mesmo facilidade com controles de ajustes nos auriculares e também no próprio cabo.
Pensando em teleconsultas feitas em casa, por exemplo, o antirruído é importante para que os barulhos tão comuns de fundo, como carros passando e pessoas que estejam conversando em outro cômodo, não atrapalhem o seu atendimento.
Pesquise por webcams com imagem em alta qualidade
Uma imagem de qualidade é essencial para que a teleconsulta ocorra de forma agradável e cômoda, passando mais segurança ao paciente. Para ir além da câmera que vem integrada ao notebook e que nem sempre possui uma boa resolução, é interessante usar uma webcam separada.
Busque modelos de webcam com alta qualidade, Full HD (1080p), áudio com tecnologia beamforming (direciona os dados para onde eles estão, no caso do áudio, a pessoa que estiver falando) e cortina de privacidade, esta última garante segurança e privacidade cobrindo a lente quando a câmera não estiver em uso.
Esteja pronto para as conferências
Além das teleconsultas entre médico e paciente, as instituições de saúde também precisam promover reuniões e conferências com as equipes de saúde e com a gestão da clínica ou hospital.
Para facilitar esses encontros, existem tecnologias que possibilitam em segundos organizar uma videoconferência ou audioconferência. Equipamentos completos, com alta qualidade de voz e imagem, portáteis (possibilitam o manejo de uma sala para a outra sem complicações) e de fácil instalação.
Soluções em nuvem para controle de ramais
A solução em nuvem é o que tem de mais moderno no atendimento de grandes clínicas e hospitais. A novidade traz às empresas redução de custos, flexibilização no uso da telefonia, maior controle nos atendimentos, entre outras vantagens.
O PABX em nuvem, por exemplo, é uma plataforma para gestão de ramais telefônicos que:
- conecta automaticamente com seus clientes através de mailings importados para dentro do sistema;
- faz captura de tela e gravações das chamadas recebidas e efetuadas;
- possui caixa postal independente e personalizada para cada ramal;
- além de diversas outras soluções que prometem trazer mais praticidade para o dia a dia.
Proteja seus aparelhos com nobreak
Os nobreaks são responsáveis por proteger e proporcionar autonomia a equipamentos eletrônicos. Eles evitam a queima dos aparelhos quando houver incidência de raios, por exemplo, e garantem o funcionamento mesmo em casos de queda ou oscilação de energia, por meio de baterias. Podem ser instalados em centrais telefônicas ou em quaisquer salas de hospitais e clínicas com computadores.
Leia também: Tudo sobre nobreak: o que é, vantagens, proteções e muito mais
Tenha cabos e carregadores
Agora, se além do telefone fixo, você e sua equipe usam smartphone com frequência para se comunicar com os clientes, vale a pena adquirir cabos e carregadores USB de qualidade. Afinal, ninguém gosta de ficar sem bateria quando mais precisa e os carregadores modelos Fast e Quick carregam até três vezes mais rápido que os tradicionais. Por fim, os cabos vão ajudar você a conectar seu aparelho ao computador, coletando as informações pertinentes para o registro do atendimento.
O futuro das teleconsultas
O setor de saúde também participa ativamente da transformação digital que atinge diversos outros segmentos no mundo. O uso da inteligência artificial nessa área também está atrelado à telemedicina e suas frentes, como as teleconsultas, e promete trazer diversos avanços contribuindo até com o diagnóstico de doenças.
Os profissionais e clínicas que acompanham essa evolução e têm mostrado interesse em absorver as novas tecnologias, com certeza podem ser pioneiros na inovação de processos de atendimento. Para isso, precisam se manter atentos a tudo que surge de mais moderno no mercado.
Aqui no blog da Intelbras, você fica por dentro das tendências de tecnologia, além de saber mais sobre os equipamentos nas áreas de comunicação, redes, energia e segurança. Acompanhe também as publicações nas redes sociais Linkedin, Facebook, Instagram e Youtube.
Texto publicado no dia 20/04/2021 e atualizado em 20/01/2022.
0 Comentários