• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Cursos EAD: como aproveitar para se qualificar profissionalmente

Intelbras

28 de julho 2020 às 02:07
InstaladoresiTECProvedores

cursos-ead

Os cursos EAD são uma forma de obter conhecimentos à distância. Essa modalidade de ensino se tornou comum com o avanço da tecnologia, e hoje já é possível encontrar todo tipo de conteúdo: de treinamento e capacitação até graduação e pós graduação. No contexto da pandemia de Covid-19, a educação à distância ganhou ainda mais relevância.

E se engana quem pensa que não é possível ter a mesma qualidade de uma formação presencial. As plataformas digitais de ensino são completas e têm uma série de benefícios. Neste post, vamos ver como aproveitar o momento de distanciamento social para se qualificar profissionalmente por meio de EAD. Continue lendo para saber mais!

Quais as vantagens do ensino à distância

EAD é a sigla para ensino à distância. Ela se refere a todo curso não presencial, no qual o aluno acessa os conteúdos e interage com os professores, tutores e colegas por meio de plataformas digitais na internet.

A tecnologia é uma grande aliada para a realização de cursos EAD. Por meio dela, é possível não só criar conteúdos de qualidade, mas também acessar rapidamente os materiais de qualquer lugar do mundo utilizando dispositivos com acesso à rede, como smartphones, tablets e notebooks. Além dessas vantagens, podemos citar outras:

  • Comodidade – Não é preciso se deslocar até a sala de aula. É possível fazer os cursos no conforto de casa ou qualquer lugar que seja mais conveniente para você;
  • Economia – Em geral essa modalidade de ensino é mais em conta do que a presencial. Além disso, existem muitas plataformas com conteúdos de qualidade disponíveis gratuitamente;
  • Flexibilidade – Você pode ver as aulas, fazer as atividades e avaliações no horário que considerar melhor. Assim, consegue organizar a rotina para ter mais produtividade e repetir quantas vezes for necessário, no momento que desejar;
  • Interação – Professores, tutores e colegas interagem por meio da plataforma para tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos. Essa interação não fica restrita ao tempo de aula, como ocorre em cursos presenciais. Os alunos podem enviar as questões a qualquer momento e a interação ocorre de forma rápida.

Os cursos EAD costumam reunir diferentes recursos para deixar a experiência de aprendizado mais completa. Por isso, não deixam a desejar quando comparados aos cursos presenciais – a menos, é claro, que uma atividade de campo ou exercício prático seja crucial para a formação. Neste caso, os dois podem se complementar. A seguir, veja alguns exemplos de conteúdos comuns no ensino à distância.

Como funcionam os cursos EAD

Há uma infinidade de plataformas online e diferentes maneiras de organizar cursos EAD. Alguns recursos, como vídeos e fóruns de discussão, são mais tradicionais e conhecidos pelos alunos. No entanto, os profissionais de educação estão inovando na elaboração dos cursos para facilitar o entendimento dos conteúdos e difundir o conhecimento. Algumas formas utilizadas são:

  • Trilhas de Aprendizagem – organiza os materiais – como vídeos e textos – em uma sequência lógica para orientar o aluno. Indica qual caminho ele deve percorrer para compreender um conceito ou dominar uma técnica, por exemplo;
  • Micro learning – São conteúdos curtos e rápidos, que apresentam uma ideia de forma objetiva, tiram uma dúvida específica e facilitam a compreensão. É um recurso para otimizar o aprendizado;
  • Social learning – Utiliza as redes sociais para complementar a experiência de ensino. Alguns cursos têm grupos no Facebook, por exemplo, onde os alunos, tutores e professores podem trocar conhecimento. Lives no Youtube e outros conteúdos abertos também ajudam a aumentar o alcance e difundir as informações;
  • Open schedule – Também chamado agendamento aberto, é um formato no qual os alunos podem estudar no próprio ritmo. Os materiais ficam disponíveis para acesso em momento mais conveniente. A vantagem é a flexibilidade e independência.

Além disso, alguns cursos oferecem avaliações. Essa é uma boa ferramenta para medir o próprio estudo e também ajudam que está prestando esse serviço já que dão uma percepção mais evidente sobre o processo de aprendizagem. As avaliações são uma forma de entender o que foi de fato absorvido e o que precisa ser reforçado. Desta forma, colaboram para uma aprendizagem mais personalizada e efetiva.

O que fazer para aproveitar os conteúdos ao máximo

Uma dica para quem pretende começar um curso EAD para se qualificar profissionalmente é encontrar um momento na rotina para se dedicar aos estudos. Para tirar o máximo proveito dos conteúdos, é importante reservar um tempo de qualidade e se concentrar, evitando distrações. Foco e disciplina são fundamentais no momento de aprender. Apesar de não ser obrigatório, também é interessante manter uma constância, como 30 minutos por dia ou 1h por semana.

Então, não importa se você tem pouco tempo, mas sim que você esteja atento e comprometido de verdade. Interagir, fazer perguntas para tirar dúvidas e cumprir as atividades propostas também são boas práticas para fixar o conteúdo e garantir a compreensão correta. Assim, você pode aprender muito e se diferenciar no seu trabalho.

Com o objetivo de fornecer conteúdos de qualidade aos parceiros, a Intelbras tem uma plataforma de cursos EAD gratuitos, a Intelbras Itec. São mais de 150 cursos – entre certificações, técnicos, de portfólio, de soluções, gestão e vendas – nas área de comunicação, redes, segurança eletrônica, energia solar, gestão de negócios e muito mais. Acesse a plataforma e comece agora mesmo a adquirir ainda mais conhecimento.

cursos ead

1 Comentário

  1. josemias disse:

    inelbras

Deixe um comentário