A qualidade do serviço prestado e do atendimento às pequenas e médias empresas (PMEs) são indispensáveis para quem deseja manter um ritmo constante de crescimento. Na instalação de um sistema de segurança eletrônica, o cliente também espera receber excelência como valor. Além disso, é fundamental ter outros diferenciais que levem a sua marca a se destacar entre tantas outras. No mercado, é comum se deparar com instaladores que saem na frente por prestarem um bom serviço do ponto de vista técnico. No entanto, é preciso cuidar com o aspecto visual ao final da instalação. Fios soltos ou aparentes, de modo que interferem na parte estética da empresa, por exemplo, deixam a desejar e os clientes não ficam 100% satisfeitos.
Então, como encontrar um ponto de equilíbrio e oferecer um serviço com acabamento ótimo e atendimento único? A seguir, confira algumas dicas que podem orientá-lo nessa jornada. Boa leitura!
#1 Elabore um bom orçamento para o serviço de segurança
Cada cliente tem uma necessidade específica e cabe a você identificá-la com precisão. É fundamental escutá-lo com atenção, compreender a realidade dele, a rotina e a movimentação da empresa, bem como o nível de periculosidade do local onde está instalada.
Sabendo disso, você pode oferecer soluções diferenciadas, que melhor atendam às demandas do empresário. Ou seja, o instalador pode fazer muito mais do que entregar os produtos que o cliente solicitou.
Como especialista no assunto, você oferece a sua consultoria – a análise completa e minuciosa do local – e, com isso, pode apresentar o conjunto de soluções que podem, de fato, fazer a diferença na proteção e garantir a integridade do patrimônio do empresário.
#2 Sistema de segurança: qual o nível de eficiência?
Feito o orçamento e tendo sido aprovado pelo cliente, é hora de executar o serviço. Nesse momento, todo cuidado faz a diferença e impacta não só na qualidade, como também na eficiência do sistema de segurança. Afinal, não adianta instalar produtos com tecnologia de ponta, se o projeto não for bem planejado e a instalação deixar a desejar.
É preciso avaliar uma série de fatores. Num sistema de CFTV analógico, por exemplo, o DVR é o cérebro do sistema de segurança. Isso porque é o dispositivo responsável pelo armazenamento e gerenciamento das imagens. Ou seja, é um equipamento que tem uma função central e garante o monitoramento e o registro adequados. Por isso, não pode ficar em local de fácil acesso.
Em muitas residências e empresas, o aparelho fica na recepção, logo abaixo do balcão. Nem de longe esse é o local mais adequado. Ele precisa estar protegido, porque nele estão todos os registros de imagem.
Quando o instalador se atenta para esses detalhes e os explica para o cliente, ele gera mais oportunidade de negócio, já que tem a chance de vender também um equipamento de controle de acesso.
#3 Faça a checagem de possíveis interferências
A eficiência do sistema de segurança pode ser comprometida diante da interferência de aparelhos eletrodomésticos como microondas e geladeira. Por isso, o ideal é usar produtos pensados para evitar esse tipo de falso alarme.
Os sensores de alarme com proteção “shield” foram desenvolvidos pensando exatamente nisso. Como o ambiente da empresa é altamente poluído pelas frequências de celular e da rede wi-fi, os sensores comuns provocam falsos alarmes reiteradas vezes. Já os dispositivos com proteção shield evitam e eliminam esse tipo de interferência. Muito mais tranquilidade para o empresário.
#4 Invista em qualificação e aprenda constantemente
Para oferecer um serviço de qualidade, não basta fazer mais do mesmo. É fundamental apresentar novos produtos e soluções aos clientes incorporando o que há de mais moderno no sistema de segurança.
Mas, para tanto, é preciso priorizar a formação profissional, buscar aprendizado contínuo e conhecer as novidades do mercado. Por isso, é importante mapear boas fontes de informação e treinamento.
Existem cursos online e presenciais. Uma opção online é o portal do Centro de Capacitação em Tecnologia da Intelbras (iTEC). O site oferece treinamentos técnicos e comerciais de níveis iniciais, intermediários e avançados, palestras e eventos de relacionamento em todo o Brasil.
Com dois centros de treinamento presenciais, um em São José (SC) e outro em Santa Rita do Sapucaí (MG), a estrutura do iTEC conta com modernos laboratórios, equipamentos e instrutores altamente qualificados.
Além disso, visando ampliar o acesso aos cursos, eles dispõem de parcerias com instituições de ensino localizadas nas regiões de São Paulo e Brasília. O iTEC é um dos melhores portais para o instalador ter como referência e aprender sempre mais.
#5 Atributos indispensáveis para conquistar e reter clientes
Quando você presta um bom serviço e surpreende positivamente o empresário é certo que ele lembrará do seu nome quando precisar novamente ou ainda quando alguém solicitar uma recomendação.
Por isso, é importante trabalhar da melhor maneira possível para que a qualidade do serviço e o bom atendimento sejam parte essencial da sua marca. Neste contexto, alguns atributos são indispensáveis. Fique atento a alguns deles:
- Organização: preste o serviço com cuidado, evite perda ou quebra de material do cliente e deixe tudo limpo após o término da instalação;
- Pontualidade: sempre que marcar uma data ou horário com o cliente, cumpra. Se ocorrer um imprevisto, avise-o assim que possível;
- Boa apresentação pessoal: o cuidado que você tem com a sua imagem diz muito sobre quem você é. Lembre-se que, na condição de revendedor, você também representa a marca dos produtos que fornece. Esteja sempre bem apresentável para causar uma boa impressão.
Quando você zela por esses aspectos, mantém o seu negócio em destaque em relação aos concorrentes e conquista a confiança do cliente. Sempre que precisar, ele irá chamar você, além de indicá-lo para conhecidos.
Qualidade na oferta do serviço
Existe uma série de diferenciais que você pode garantir na prestação do serviço de dispositivos de segurança, como a instalação de alarmes. Sem dúvida, entregar valor agregado é uma das melhores estratégias para sair na frente dos concorrentes e trabalhar pela conquista e retenção de clientes.
Para conhecer outras soluções, serviços e técnicas que podem ajudá-lo nesta jornada, acompanhe o nosso Blog. O conteúdo publicado é pensado exclusivamente para apoiar você no desenvolvimento do seu negócio.
Com a mais absoluta certeza, após passar a utilizar exclusivamente equipamentos Intelbras em meus projetos, minha empresa, com 10 anos na área de segurança, deu o maior salto de todos. Melhorou muito a qualidade das instalações, diminuíram os retornos para reparo e RMA praticamente não existe por aqui. Recomendo fortemente a todos os parceiros.
https://alarmesdeincendioalarcel.com.br/
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