A telefonia em nuvem é uma das soluções mais modernas para empresas que necessitam otimizar processos. Tanto de comunicação interna quanto de atendimento ao público.
É claro que a produtividade de uma empresa está relacionada a múltiplos fatores. Que vão desde ter rotinas bem definidas até a qualificação dos colaboradores. Mas, um deles é fundamental e indispensável: ter um sistema de comunicação de qualidade. Sem isso, não há eficiência no trabalho.
Se a internet é lenta, o melhor profissional levará muito mais tempo para realizar uma atividade. Se as ligações caem o tempo todo ou vão parar no ramal errado, os processos ficam travados. Por isso, contar com tecnologias eficientes para comunicação é crucial.
Neste conteúdo, vamos entender como funciona a telefonia em nuvem e quais as vantagens para o seu negócio. Acompanhe!
O que é telefonia em nuvem?
Telefonia em nuvem é uma tecnologia que permite fazer e receber ligações totalmente pela internet – tendo a interface do sistema armazenada em nuvem.
Nesse caso, a empresa não precisa mais de equipamentos, fios e hardwares para se comunicar interna ou externamente. De modo geral, para que o sistema funcione, basta ter:
- uma conexão de internet;
- dispositivos para as ligações (computador, tablet, smartphone, telefone IP ou telefone analógico com adaptador); Â
- e um plano ativo com o sistema em nuvem.
A seguir, vamos entender como funciona na prática esse tipo de telefonia.
Saiba mais: Como escolher equipamentos de alto desempenho para a internet da empresa.
Como funciona a telefonia em nuvem?
A tecnologia por trás da telefonia em nuvem se chama Voip – Voice Over Internet Protocol, traduzido como Voz Sobre Protocolo de Internet.Â
Os dados de áudio (e também de vÃdeo, caso faça videochamadas) são enviados por meio de endereços IP, que são os nossos “endereços virtuais” (todo dispositivo conectado à rede de internet possui um código IP).
Na prática, funciona assim:
- A pessoa acessa a internet em seu dispositivo;
- Entra no endereço onde a telefonia em nuvem está hospedada (também existe a possibilidade de baixar um aplicativo em dispositivos móveis);
- Faz a ligação de áudio ou vÃdeo (lembrando que ela também pode receber chamadas).
É justamente por conta da tecnologia Voip que hoje é possÃvel fazer chamadas de áudio e vÃdeo em aplicativos de mensagem e de reuniões, como Skype, WhatsApp, Meet, etc, sem a necessidade de contar com linhas analógicas de telefone.
No entanto, esses aplicativos gratuitos não são o suficiente para a demanda de atendimento das empresas. É necessário adquirir planos empresariais de telefonia em nuvem (como o Wide Chat da Intelbras, que falaremos logo mais aqui no post).
A principal caracterÃstica da telefonia em nuvem empresarial é a possibilidade de adquirir um PABX em nuvem, também chamado de PABX Virtual.
O PABX é uma central telefônica que divide o mesmo número de telefone em diversos ramais para conectar os setores da empresa. E por ser virtual, a central fica hospedada em servidores na internet, não sendo necessário nenhum equipamento fÃsico.Â
Leia também: Entenda o papel da telefonia em nuvem na transformação digital.
Quais as vantagens da telefonia em nuvem?
Não se trata apenas de fazer e receber chamadas pela internet. Conheça a seguir as principais vantagens da telefonia em nuvem para as empresas:
Maior qualidade de voz
Como utiliza uma rede IP e conexão com a internet para fazer o tráfego de voz, a telefonia em nuvem tem mais qualidade nas chamadas do que os sistemas analógicos.Â
Para aproveitar esse benefÃcio ao máximo, é recomendado contratar uma operadora Voip de confiança e contar com bons aparelhos telefônicos e softphones.
Baixo investimento e redução de custos
O investimento inicial da telefonia em nuvem é muito baixo se comparado à s outras opções. Isso porque não é necessário montar toda a infraestrutura do servidor e, em alguns casos, também é possÃvel aproveitar os aparelhos que a empresa já utiliza.Â
Além disso, as chamadas Voip costumam ter um custo menor, especialmente para longa distância.
Flexibilidade e integração
Esta é uma das grandes vantagens da telefonia em nuvem. Ela pode ser utilizada sem problemas por qualquer tipo de empresa.Â
As pequenas empresas se beneficiam da implementação de baixo custo, fácil instalação e possibilidade de expansão sem altos investimentos.Â
Já as grandes empresas podem contar com recursos de gerenciamento de ponta e integração aos sistemas já utilizados, como o CRM ou HelpDesk – o que leva a um aumento da produtividade.
Além disso, como está hospedado na nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet disponÃvel, de computadores e dispositivos móveis. É a melhor opção para empresas que têm filiais, trabalham em home office ou pretendem mudar de escritório no futuro.
Instalação e configuração mais fácil
A instalação e configuração da telefonia em nuvem é muito mais simples e rápida. Ela conta com a tecnologia plug-and-play. Ou seja: basta conectar para começar a usar.Â
Além disso, o sistema de PABX em nuvem permite adicionar e alterar ramais sem passar cabos, por exemplo. Assim, tanto a implementação quanto mudanças e expansões são facilitadas.
Funcionalidades modernas e praticidade
A telefonia em nuvem é o que há de mais moderno em telefonia. Ela tem tudo o que um call center precisa para operar: DAC (Distribuidor Automático de Chamadas), URA (Unidade de Resposta AudÃvel) e discador automático.Â
Também é possÃvel gravar todas as chamadas recebidas e originadas, assim como fazer a captura de tela. Outra funcionalidade é o correio de voz na web: cada ramal possui uma caixa postal com mensagem personalizada para receber recados quando estiver ocupado.
Confira ainda: Como ter um atendimento humanizado com chatbot.
Telefonia em Nuvem Intelbras: Wide VoiceÂ
A Intelbras sempre foi (e continua sendo) referência em equipamentos de comunicação para as empresas. E não poderÃamos ficar de fora desse novo tipo de telefonia que funciona em nuvem.
Por isso, oferecemos aos nossos clientes o Wide Voice, o sistema de PABX em nuvem da Intelbras.
Ele foi pensado e desenvolvido de forma a simplificar e otimizar o atendimento de todos os portes de empresa, que precisam de ramais telefônicos para profissionalizar o atendimento, mas sem a necessidade de instalar equipamentos fÃsicos.
Eis as funcionalidades do Wide Voice da Intelbras:
Call Center Solução 360º
Conte com todos os recursos que o call center precisa para oferecer um atendimento de qualidade e com gestão eficiente de filas:Â
- URA (Unidade de Resposta AudÃvel): menu autoatendimento, onde os clientes tiram dúvidas e resolvem demandas sem precisar falar com um atendente.
- Gravação de chamadas: todos os dados ficam armazenados em nuvem.
- Correio de voz: com mensagens personalizadas para os clientes.Â
- Discador automático: mailings podem ser importados para agilizar o atendimento. A plataforma Wide Voice liga automaticamente para eles.
Web RTC
Essa funcionalidade é ideal para conferências ilimitadas de voz e vÃdeo a partir de computadores e dispositivos móveis. É possÃvel criar salas de conferência para conversar com quantas pessoas desejar – ótimo para reuniões de equipes.
Lembrando que como tudo ocorre em nuvem, o ramal pode estar em outros locais fora do escritório, desde que tenha conexão de internet. Perfeito para equipes remotas.Â
Além disso, o Wide Voice é simples de configurar e os planos são realmente acessÃveis para o orçamento das empresas.Â
Conclusão
A telefonia em nuvem é fruto da intensa transformação digital que estamos vivendo nos últimos tempos. Ela vai de encontro às atuais necessidades dos clientes, que querem agilidade, eficiência, mobilidade e qualidade no atendimento.
Por isso, considere fortemente investir nesse sistema – lembrando que, em alguns casos, você pode continuar utilizando os aparelhos de telefone que já possui na empresa, tornando a economia ainda maior.Â
E então? Acha que a telefonia em nuvem pode ajudar sua empresa a ser mais produtiva?Â
Então acesse agora mesmo a página da Wide Voice e fale com nossos especialistas!
como fazer una especializacao deste sistema?
Olá Viana. Você pode entrar no nosso site https://treinamentos.intelbras.com.br/lms/#/home, e dar uma olhada na nossa agenda de treinamentos, e qualquer dúvida pode encaminhar um e-mail para treinamentos@intelbras.com.br, que te orientamos.
Gostaria de mais informações cobre essa tecnologia de telefonia .
Como funciona, pode ser com telefone fixo ou não.
Seria para um consultório odontológico onde teria uma recepção e três salas.
Desde já agradeço.
Att
José Luis
Olá José. É usado a tecnologia VoIP, neste caso você vai usar telefones IP, pode usar o computador ou celular como softphone, ou um ATA e um telefone comum, caso prefira. De todas as formas irá funcionar. E ao contratar o serviço você vai escolher quantas linhas vai querer e quantos ramais, além de poder colocar músicas e mensagens de esperar. Ficamos à disposição!
Pabx em nuvem intelbras tem integração com teams?
Olá Gilmar. Ainda não temos, mas já estamos trabalhando na integração com o Teams. Ficamos à disposição!
Boa tarde.
Como faço para o cadastro e revenda?
Telan
http://www.telan.com.br
Olá Alex, pedimos que você entre em contato com a nossa equipe através do link https://www.intelbras.com/pt-br/contato-comercial, vamos te orientar melhor por lá. Abraços!
Como orçar e contratar o serviço em Fortaleza/CE?
Oi Renan! Você pode acessar esse link: https://www.intelbras.com/pt-br/onde-encontrar/ e localizar a revenda mais próxima de você. Eles conseguirão te ajudar com valores e orçamentos. Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Da para vincular telefones 0800 e 4020 de operadoras como a OI na central virtual?
Olá José Alberto. Sim, é possÃvel colocar linhas 0800 e 4020, e até de operadoras diferentes na central virtual. Se quiser tirar mais dúvidas ou fazer um orçamento conosco, pode ligar no (48) 2108-3131 ou encaminhar um e-mail para corporativo@intelbras.com.br que vamos retirar todas as suas dúvidas.
Olá! Gostaria de saber se esta tecnologia de telefonia em nuvem é a mesma coisa de PABX virtual.
No aguardo e desde já agradeço a atenção.
Olá, Fernando! É bem parecido com o PABX Virtual, porém o PABX Virtual você precisa de um hardware para ter a central. No caso do Wide Cloud, você não vai precisar de nenhum hardware, pois o serviço vai ser aplicado na nuvem, então neste caso você só vai contratar o serviço e sair usando.
Bom dia. Gostaria de saber se com esse sistema uma prefeitura nao vai mais precisar de telefonista?
Olá, Elizabeth! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento pelo WhatsApp (48) 2106-0006 e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!
Amei o artigo, gostei bastante porque aprendi muito com os assuntos relacionados a PABX. Além desse site dei uma passada no go2solution.com.br e eles fizeram menção a esse artigo.
Parabéns pelo conteúdo.
Olá, Dinho! Ficamos felizes que tenha gostado, obrigado pelo comentário!
Amei o artigo, gostei bastante porque aprendi muito com os assuntos relacionados a PABX. Além desse site dei uma passada no go2solution.com.br e eles fizeram menção a esse artigo.
Parabéns pelo conteúdo.
Olá, Henrique! Que maravilha ler teu feedback, obrigado pelo comentário!
Pode me falar mais sobre o produto, preço, se é possÃvel fazer portabilidade do número de telefone, se é possÃvel incluir uma URA.
Oi, Débora! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Você pode entrar em contato pelo nosso telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento, e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!