• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

O que é Wi-Fi 6 e quais os benefícios desta tecnologia

Intelbras

25 de outubro 2022 às 09:10
RedesResidencial

Você gosta de assistir vídeos em 4K e 8K, fazer upload de fotos e vídeos de viagens, conectar diversos dispositivos e usá-los simultaneamente? Para tudo isso, ter uma conexão rápida e estável é essencial. E é isso o que a nova geração do Wi-Fi poderá fazer por você. Ela promete tornar essas rotinas mais fáceis e trazer benefícios para além da velocidade, como segurança e maior capacidade e eficiência de rede. E, então, quer saber mais sobre o que é Wi-Fi 6?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

No Brasil, as gerações de Wi-Fi mais usadas são a 4 e a 5. A geração 6 é a versão mais recente da tecnologia de rede sem fio e foi desenvolvida para atender a uma demanda cada vez maior de dispositivos conectados à internet.

Neste artigo, entenda melhor o que é Wi-Fi 6 e quais são os benefícios dele para o seu dia a dia.

 

O que é Wi-Fi 6?

Se você nunca ouviu falar e ainda não sabe o que é Wi-Fi 6, ele é um protocolo da nova geração do Wi-Fi.

De acordo com dados de 2021 de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros (TIC Domicílios), 82% dos domicílios possuem acesso à internet no Brasil, porcentagem que era de 71% em 2019. A cada dia, cresce o número de pessoas conectadas e, com isso, a necessidade de internet de qualidade.

Diante dessa necessidade, foi desenvolvido o Wi-Fi 6, com a proposta de alta velocidade e maior capacidade e eficiência de rede. Assim, oferece a possibilidade de que mais aparelhos se conectem à rede e dá suporte para streaming de vídeos em 4K e 8K.

Além disso, a tecnologia Wi-Fi 6 é totalmente compatível com os protocolos de segurança mais modernos, tornando as redes mais seguras em relação a ataques

Quais são os benefícios do Wi-Fi 6?

O Wi-Fi 6 é uma evolução das gerações anteriores e, por isso, oferece uma conexão mais rápida, estável e segura, proporcionando inteligência e eficiência na comunicação de dados.

Lembrando que, para aproveitar todos os benefícios da tecnologia, é preciso que os dispositivos (como celular, notebook, televisão etc.) já tenham componentes para Wi-Fi 6. Caso não tenham, a rede funcionará normalmente, mas não oferecerá todas as vantagens possíveis.

Leia também: 5 produtos inteligentes e fáceis de instalar

A seguir, entenda um pouco mais sobre os benefícios do Wi-Fi 6.

Velocidade de conexão

O Wi-Fi 6 possibilita navegar com mais agilidade, como assistir a vídeos em 4K e 8K. Funciona tanto para o download quanto para o upload de conteúdos e dados. Na geração 5, só havia essa agilidade para downloads. Agora, com essa nova geração, temos mais velocidade para subir documentos, fotos e vídeos na nuvem ao mesmo tempo em que consumimos streamings, por exemplo.

 

Leia também: O que é 5G e o como a tecnologia vai mudar a nossa vida?

Estabilidade de rede

A tecnologia torna a rede mais estável, permitindo melhor conexão com transmissões ao vivo e menos interrupções em chamadas de vídeo, por exemplo. Outro benefício oferecido pela tecnologia é a otimização de bateria dos dispositivos eletrônicos. Isso acontece porque o Wi-Fi 6 conta com Target Wake Time, que sincroniza horários de “check-in” entre os aparelhos e o roteador enquanto não estão em uso, diminuindo o tempo de conexão.

A tecnologia Wi-Fi 6 também conta com a tecnologia BSS Color, que utiliza identificadores de cor para diferenciar as redes e modificar seu padrão, evitando conflitos com redes vizinhas. Essa é uma vantagem principalmente para prédios, nos quais há uma grande concentração de redes que podem interferir entre si.

Segurança de dados

O Wi-Fi 6 usa o protocolo criptográfico WPA3, que adiciona mais camadas de criptografia aos dados e, com isso, torna a navegação mais segura.

Leia também: Como funciona um modem: diferenças para o roteador

Número de dispositivos conectados

Outra grande vantagem do Wi-Fi 6 é que ele permite que mais equipamentos sejam conectados e utilizados simultaneamente. Sendo assim, é ideal para uso na casa inteligente, garantindo o bom funcionamento da automação residencial, até mesmo usando assistentes de voz.

A propósito, você já conhece as inovações que trazem comodidade e segurança para o lar? Hoje, estão disponíveis no mercado muitos dispositivos inteligentes desenvolvidos para tornar o dia a dia mais prático. Para saber mais sobre esse assunto e descobrir novidades que podem ser aplicadas na sua casa, confira o e-book que produzimos:

 

Casa inteligente: descubra como montar a sua

6 Comentários

  1. ALDI disse:

    Roteador Wi-Fi 6 dual band AX 1500 está perdendo conexão vai e volta como resolver

    • Intelbras disse:

      Oi, Aldi!
      Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  2. Douglas disse:

    Como instalo este roteador? Quando contrato uma internet fibra a operadora fornece o modem. Neste caso eu substituo o modem da operadora?

    • Intelbras disse:

      Oi, Douglas!
      Você deve verificar com seu provedor de internet quanto a questão da substituição do roteador disponibilizado por eles.
      Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  3. Priscilla disse:

    Boa tarde
    Eu tenho conexao da net/claro de 500 mega com um roteador normal deles. Se eu colocar este wifi 6 ele fica conectado onde? no roteador deles? mas se ele não é wifi 6 vai fazer diferença? ou liga direto

    • Intelbras disse:

      Olá, Priscilla! O wi-fi 6 fará uma grande diferença na rede se os dispositivos forem wi-fi 6. Por exemplo, se o seu dispositivo celular não é wi-fi 6, ele não irá se comunicar pelo wifi 6 do roteador.

Deixe um comentário