Monitorar um estabelecimento traz vantagens como evitar invasões, diminuir o risco de acidentes e criar um local moderno e inovador por meio de tecnologia para segurança. Mas, para além disso, também é uma maneira de acompanhar a rotina de trabalho dos colaboradores. Este tipo de ação é determinante para aumentar a produtividade e evitar prejuÃzos na empresa.
O monitoramento empresarial é uma solução útil para o empresário que precisa estar ausente das operações. Isso porque qualquer tipo de negócio está sujeito a ter prejuÃzos pela má conduta de funcionários. Seja por meio de furto em um pequeno comércio, falta de cuidados em um restaurante ou negligência com a carga horária no espaço de um prestador de serviços.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Provar/FIA e Felisoni Consultores Associados sobre Perdas no Varejo, 77% das empresas relatam perdas causadas pelos funcionários de até R$1 milhão por ano. Quando se trata de pequenos negócios, isso pode ser ainda mais acentuado devido à falta de investimento em segurança. A seguir, você vai entender como evitar prejuÃzos sem desrespeitar a privacidade dos seus colaboradores:
Veja: Invista em segurança corporativa e evite perdas e danos no seu negócio
O que pode acontecer na sua empresa quando você se ausenta?
Imagine um pequeno mercado onde o proprietário possui um ou dois funcionários, e costuma estar presente no dia a dia de vendas. Eventualmente precisa se ausentar, e nessa oportunidade os colaboradores furtam pequenos itens. De imediato nada chama a atenção, pois não há sinais de arrombamento, como fechaduras quebradas e desordem. Assim, o prejuÃzo só seria notado quando o estoque fosse verificado.
Em outra situação, um restaurante conta com uma equipe de cozinha e o proprietário sai ocasionalmente para comprar ingredientes. Nesse momento, os colaboradores diminuem sua produtividade para executar tarefas de lazer durante o expediente, o que reflete financeiramente pela diminuição dos clientes.
Em ambos os cenários, a falta de uma estrutura de segurança e a ausência do empresário foram vistas como uma oportunidade para a má conduta de funcionários. Os resultados são prejuÃzos financeiros e a estagnação do negócio que não consegue evoluir. As pequenas e médias empresas são as que mais sofrem com esse tipo de ocorrência, justamente por não investirem em soluções de segurança.
Leia mais: Como proteger estoque e áreas especÃficas do pequeno negócio
Como evitar prejuÃzos na sua empresa enquanto estiver fora
Uma das maneiras mais efetivas de reverter ou prevenir as situações citadas acima é investindo em segurança eletrônica para o seu negócio. Isso não significa adquirir equipamentos complexos, com tecnologia avançada e de alto custo. Existem diversas possibilidades com ótimo custo-benefÃcio que podem ser ideais para a sua empresa.
As câmeras de segurança, por exemplo, além de permitirem o monitoramento dos funcionários por meio de imagens, também desencorajam atitudes como o não cumprimento da jornada de trabalho ou até mesmo furto.Â
Existem modelos com microfone embutido, que captam o áudio, além das imagens do ambiente. Os microfones também podem ser adquiridos separadamente, ideais para serem incluÃdos na solução de segurança (câmeras e gravadores).Â
Já as fechaduras digitais, os sensores e alarmes podem impedir o livre acesso de todos os funcionários em áreas restritas.
Algumas tecnologias permitem o monitoramento de todos esses fatores à distância, por meio de aplicativo para celular. Isso dá a possibilidade de tomar decisões rápidas caso necessário, além de ficar sempre por dentro de tudo o que acontece no espaço fÃsico do seu negócio.
Saiba também: Tipos de controle de acesso: qual usar em cada situação
O que diz a lei sobre monitorar empresa e funcionários
Otimizar a produção com foco no desenvolvimento da empresa é o objetivo principal do monitoramento eletrônico nos ambientes de trabalho. Por isso, é essencial respeitar a privacidade e cultivar um bom ambiente de trabalho entre os colaboradores. A ideia não é impor um controle aos funcionários, mas entender como melhorar a rotina no expediente.
Não existe uma lei especÃfica que proÃba ou determine como deve ser feito esse tipo de monitoramento. Entende-se que o proprietário pode fiscalizar seu espaço fÃsico, porém sem ultrapassar limites de privacidade dos seus funcionários.Â
É obrigatório, porém, avisar os funcionários que o ambiente está sendo monitorado, seja por vÃdeo, áudio ou ambos. Além disso, áreas como vestiários e banheiros não podem ser monitorados por câmeras e microfones.
Assim, independente da situação, o empresário deve respeitar a imagem, honra e intimidade dos seus colaboradores (conforme diz o artigo 5 da Constituição Federal). É preciso ter cuidado também com a forma como os dados são tratados mesmo no caso de alguma ocorrência. Equipamentos de segurança nas empresas são um exemplo de prática de monitoramento que não infringe a lei.
Precisa de ajuda para melhorar a segurança no seu negócio? Deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato conosco.
já comprei e utilizei estes produtos e equipamentos nos meus projetos equipamentos muito bom tem alta confiabilidade
Oi, José! Obrigado pelo feedback!