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Gateway para empresas: soluções integradas de voz e dados

Intelbras

29 de julho 2022 às 01:07
ComunicaçãoEmpresarial

gateway para empresas

As inovações tecnológicas trouxeram praticidade para o dia a dia empresarial. O gateway para empresas, que integra ligações telefônicas e internet, por exemplo, é uma delas. Do tipo VOIP, essa tecnologia possibilita organizar as chamadas e a troca de informações em rede. 

O equipamento atende em cheio às necessidades dos empreendedores, especialmente os donos de pequenos e médios negócios, que precisam sempre reduzir custos e otimizar o espaço, mas sem perder a qualidade das ligações telefônicas.

Essa integração de serviços em um só aparelho é uma forte tendência na área de telecomunicações. Os gateways (de rede e de voz) são um exemplo de equipamento all-in-one, ou “tudo em um”, numa tradução literal do inglês. 

O que isso quer dizer na prática? A empresa tem uma central telefônica IP, com uma única linha, que permite manter ramais internos que distribuem as ligações para outros telefones, por meio da internet. Esse sistema também pode ser usado de outras formas. 

Quer saber mais sobre o gateway para empresas para aliar serviços de rede e voz? Então continue a leitura para conhecer a solução all-in-one e se surpreender com as possibilidades que a tecnologia oferece!

guia pme

Gateway para empresas: o que é e como funciona?

O produto é um hardware capaz de reunir e oferecer de forma conjunta e integrada, tecnologias e soluções antes oferecidas por diversos equipamentos, que trabalhavam de forma isolada e independente.

A transformação que ele produz é notável e agiliza a rotina das empresas, já que integra serviços que antes custavam caro e exigiam um espaço físico considerável, sem contar os fios por todos os lados. Além disso, o equipamento ajuda a reduzir os custos com a conta de telefone e aumentar a capacidade de atendimento aos clientes.

Empresas que utilizam gateways conseguem adaptar toda a rede para telefonia em IP sem precisar substituir os telefones, apenas integrando ligações telefônicas e internet. Dessa forma, ganha mais economia de recursos e maior capacidade de atendimento.

Leia também: Por que sua empresa precisa de uma central telefônica IP?

Com o uso de diferentes gateways a empresa consegue adaptar sua estrutura de telefonia convencional para IP. Nesse processo, não é necessário substituir telefones ou linhas, por causa das funcionalidades dos gateways FXO e FXS, que são como adaptadores, mas com mais portas. Eles funcionam como extensão de uma central telefônica IP. 

  • FXO: recebe o sinal de uma operadora de telefonia fixa;
  • FXS: fornece o sinal para os telefones. 

Um gateway FXO conecta a linha telefônica e um gateway FXS distribui a linha para os ramais internos. Ou seja, para usar aparelhos de telefones convencionais com uma linha IP, a empresa precisa inserir um gateway FXS para adaptar os aparelhos a telefonia IP.

Para conectar linhas analógicas a um sistema de telefonia digital, a empresa precisa utilizar um gateway FXO para converter o sinal em IP.

Confira: Entenda mais sobre os tipos de gateway para empresas

 

Telefonia e internet em um único gateway para empresas

gateway para empresas conteudo

Por meio de um gateway para empresas, que une dados de rede e de voz é possível ampliar uma linha telefônica em diversos terminais corporativos. As chamadas são feitas via internet, o que também reduz custos de infraestrutura e ligações.

Para entender melhor, vamos pegar um exemplo prático. Você é dono de uma tele-entrega de pizzas e tem apenas uma linha de telefone. Seu negócio está expandindo, mas sua estrutura ainda não dá conta de atender todos os pedidos e a linha fica ocupada nos horários de pico. 

O problema é que os clientes dificilmente esperam para ser atendidos e vão chamar seu concorrente. Mas se você contar com um gateway all-in-one, que nesse caso vai funcionar como uma central telefônica IP, com apenas uma linha, é possível ter a disposição ramais internos que distribuem pela internet as ligações para os telefones adicionais. 

Além disso, também via rede, o equipamento consegue se interligar a outras centrais IP, criando uma rede de centrais telefônicas.

Agora, vamos dizer que o dono da tele-entrega vai entrar em contato com muitos fornecedores, mas precisa economizar nas ligações. Sem problemas, o gateway pode realizar a chamada via internet com a mesma qualidade de uma ligação local, ou então escolhe o meio onde o custo for mais barato. 

Por exemplo, quando o número chamado for um celular, o gateway pode realizar a chamada via chip de celular; já se for um número fixo, faz via linha analógica. E se um tronco VoIP estiver conectado a ele, faz a ligação para esse tipo de operadora. Tudo isso pode diminuir consideravelmente o valor da conta telefônica.

Quando investir em um gateway para empresas?

O investimento em gateway oferece diversos benefícios para as empresas. Por meio da telefonia IP, é possível fazer chamadas nacionais e internacionais por um valor menor, mas mantendo a mesma qualidade de uma linha analógica.

Matriz e filiais conseguem se comunicar com muito mais agilidade e sem custos, pois as redes são interligadas.

O equipamento permite que os funcionários selecionem a linha pela operadora ou plano, assim, podem escolher a opção que oferece mais economia.

A empresa não precisa investir em uma nova infraestrutura de rede, pois vai utilizar a estrutura analógica existente, que será integrada à rede IP. 

Se a necessidade da empresa é expandir sua capacidade de atendimento, isso é possível utilizando os ramais IP. Dessa forma, consegue tornar sua rede mais robusta, sem depender de um investimento alto e sem impactar os custos operacionais nos próximos meses.

O gateway é uma solução para empresas que buscam economia e eficiência, construindo uma rede com maior capacidade, em menos tempo do que se fosse usar padrões de telefonia convencionais.

Ao usar um gateway all-in-one é possível organizar o atendimento, com a convergência de múltiplas tecnologias de comunicação em um único dispositivo. É um produto bem completo, que oferece soluções simples, mas que fazem a diferença. A instalação deve ser feita por um técnico especializado. Mas a partir daí, é só comemorar a conta reduzida no final do mês.

Para saber mais sobre as novas tecnologias de comunicação para empresas, siga acompanhando o nosso blog. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato com a nossa equipe de atendimento.

 

publicação original: 28/09/2020

2 Comentários

  1. Madison Guimarães ferraz disse:

    Queria saber mais sobre VoIP e nuvem

    • Intelbras disse:

      Olá Madison! Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor o seu problema e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

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