Saber se a energia solar vale a pena é essencial para quem está considerando essa alternativa. Com o avanço tecnológico e a regulamentação no paÃs, a energia solar tornou-se um investimento acessÃvel e vantajoso.
Afinal, com a instalação, é possÃvel potencializar o orçamento doméstico, reduzir os gastos com eletricidade em até 95% e obter um retorno rápido do investimento inicial.
Quer entender melhor? Neste post vamos falar por que a energia solar vale a pena e o passo a passo para aquisição de um sistema fotovoltaico.
Continue a leitura!
A evolução da energia solar
Para fugir das elevações no custo de energia elétrica, muitos brasileiros optam por novas alternativas para gerar a própria energia. Com um sistema fotovoltaico é possÃvel reduzir quase à zero a conta de luz. Isso só não acontece, pois é preciso pagar uma taxa de disponibilidade à concessionária local.
O preço da energia solar caiu 89% nos últimos 10 anos. De acordo com gráfico da Our Wolrd in Data, comparando os valores de 2009 para 2019 a queda foi de U$$359 por megawatt/ hora para U$$40.
O avanço tecnológico e o crescimento do uso desse tipo de energia no mundo são fatores que justificam a queda do preço e mostram por que a energia solar vale a pena.
A utilização dos painéis solares teve inÃcio no ano de 1958, quando um painel de 1 W foi anexado ao satélite Vanguard I, para alimentar seu rádio na viagem ao espaço.
Depois disso, foram implementados os primeiros sistemas fotovoltaicos para residências, estabelecimentos e até meios de transportes como carros, navios e aviões.
Pouco mais de 60 anos depois do primeiro painel no espaço, hoje já existem projetos de usinas solares fora da Terra.
Leia também: O que é energia solar fotovoltaica e como ela ajuda a reduzir custos?
O que está incluso no investimento de energia solar?
Cada sistema é adequado às necessidades do consumidor que contrata o serviço de instalação. Alguns fatores que precisam ser avaliados são:
- a média de consumo do imóvel;
- o Ãndice de radiação solar da região onde será instalado o sistema;
- a potência dos painéis fotovoltaicos a serem instalados;
- a área do terreno ou do telhado onde os painéis solares serão fixados.
Ao avaliar todas essas variáveis, é definida a melhor solução para que a unidade consumidora possa produzir energia suficiente.
Pensando em uma solução completa de energia solar em uma casa, por exemplo, a montagem do sistema de geração dependerá do consumo dos moradores e não da quantidade de pessoas na residência.
Esse diagnóstico é feito pelo especialista de instalação, mas você pode ter uma ideia ao fazer uma simulação gratuita e obter valores aproximados do investimento, economia anual, tempo de retorno de investimento, entre outras informações.
Importante ressaltar que existem várias linhas de financiamento especÃficas para energia solar, com condições e taxas bastante acessÃveis.
Afinal, a energia solar vale a pena?
Ao colocar os números no papel e avaliar o investimento é possÃvel perceber que sim, a energia solar vale a pena! Dependendo do quanto você já paga de energia elétrica na sua residência ou mesmo na sua empresa, o valor do financiamento de um sistema de energia solar pode ser equivalente ao valor da conta de luz.
Pensando que a fatura de energia elétrica diminui drasticamente com a aquisição do sistema fotovoltaico, nos primeiros anos, nada se altera.
A diferença é que as parcelas do financiamento vão acabar em cerca de 5 a 6 anos e a vida útil dos painéis pode chegar a 25 anos. Além disso, o valor de manutenção é mÃnimo, corresponde a cerca de 1% do investimento total.
Como falamos antes, a depender da potência instalada, a conta de luz é quase zerada. Outra vantagem é que a energia excedente vira crédito para o consumidor. Basicamente, isso ocorre quando você produz mais energia do que consome. Esses créditos são medidos em kWh e você pode usá-los em até 60 meses.
Assista ao vÃdeo: Entenda como funciona a compensação de energia elétrica
Passo a passo para aquisição de um sistema fotovoltaico
Agora que você já entendeu melhor sobre o investimento em energia solar, vamos explicar o processo de aquisição do sistema fotovoltaico que precisa ser feito por profissionais competentes e qualificados.
Avaliação e definição do projeto
Para começar, serão pedidas algumas informações a você, como a média de consumo de energia pela famÃlia, a localização geográfica, a área para fixação e, posteriormente, análise da quantidade necessária de módulos.
Sendo assim, é preciso uma visita técnica para avaliar a residência e garantir o melhor projeto nas normas exigidas.
Com o orçamento definido é possÃvel avaliar o investimento e entender se a energia solar vale a pena para você.
A partir da aprovação do orçamento é feito o projeto da instalação, além do pedido de autorização da distribuidora de energia da região, procedimento que só pode ser realizado por engenheiros e eletrotécnicos.
Instalação e vistoria
Geralmente, os painéis solares são instalados no telhado da residência ou empresa. Cada tipo de telhado (seja de barro ou metal) vai exigir um procedimento para instalação, que apenas se altera em alguns detalhes. Os passos básicos são:
- Preparar o local de instalação dos painéis solares;
- Instalar os acessórios para fixação das placas solares;
- Incluir os módulos sobre o suporte e conectar os cabos;
- Instalar o inversor na rede elétrica de sua casa ou empresa;
- Ligar os painéis solares no inversor solar.
A instalação costuma levar apenas um dia.
Sistemas de energia solar Intelbras
Deu para ver como a energia solar é um benefÃcio para o meio ambiente e também para o bolso? Agora que você já sabe que a energia solar vale a pena e possui retorno certo fica mais fácil decidir sobre esse investimento.
Faça agora uma simulação e aproveite para solicitar um orçamento com a Intelbras, empresa com mais de 45 anos no mercado e qualidade certificada.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe o Blog da Intelbras e saiba tudo sobre energia solar. Visite também as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.
0 Comentários