• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Energia solar reduz conta de luz? Tire todas as suas dúvidas

Intelbras

20 de junho 2022 às 11:06
Energia Solar

energia solar reduz conta de luz

 

Você quer saber se a energia solar reduz conta de luz? O crescimento do mercado de energia fotovoltaica no Brasil mostra que a alternativa é a escolha de muitos brasileiros que querem fugir do aumento na tarifa, seja para imóveis residenciais ou comerciais

Renovável e limpa, a energia solar vem se destacando no mundo todo como uma alternativa mais sustentável e econômica. O Brasil é um dos países mais propícios ao uso sistema de energia solar, afinal, temos sol o ano todo. Além da alta incidência solar, a crise hídrica é um forte impulsionador para aumentar o investimento em sistemas fotovoltaicos. 

Com a pior crise hídrica em 91 anos, as distribuidoras precisam acionar as termelétricas para suprir a demanda de energia e por serem mais custosas pesam no bolso do consumidor. Nesse contexto, o ano de 2021 foi marcado por um aumento na conta de luz devido ao acréscimo de uma nova bandeira tarifária pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Chamada de “escassez hídrica”, a nova bandeira tarifária possui o valor de R$ 14,20 pelo consumo de 100 kWh, em vigor de 1º de setembro de 2021 a 30 de abril de 2022. Ao optar pela energia solar não é preciso preocupar-se com as oscilações das bandeiras tarifárias devido à crise hídrica, além de outras vantagens como o retorno do investimento. 

Se você quer saber como a energia solar reduz conta de luz, continue a leitura!

 

Energia solar reduz conta de luz? 

Sim! A energia solar reduz conta de luz e a economia pode chegar até 95%. O valor dependerá da quantidade de energia gerada, do consumo e da tarifa local. A conta só não chega a ser zerada porque é necessário fazer o pagamento de taxas fixas referentes ao serviços da distribuidora de energia elétrica.

O ano de 2022 revela uma oportunidade perfeita para investimento na energia solar já que, a partir de 2023, a compensação de crédito contará com uma “taxação do sol”, determinada pela nova legislação divulgada em janeiro de 2022. Ou seja, se você está pensando em gerir a própria energia e quer se beneficiar do modelo atual a hora é agora.

 

Como a energia solar reduz conta de luz?

O valor dependerá do consumo e da tarifa aplicada pela distribuidora local. Isso porque a redução diz respeito ao programa de compensação de créditos de energia solar determinado pela Aneel. 

Com isso, quem tem um sistema fotovoltaico produz energia que será usada no local e todo o excedente gerado pelo seu sistema fotovoltaico é “emprestado” à rede distribuidora que devolve em compensação de créditos na conta de luz. Os créditos possuem validade de 60 meses e podem ser realocados para outras unidades consumidoras. 

Contudo, é válido destacar que o modelo de compensação de créditos só cabe ao formato on grid, ou seja, aquele ligado à distribuidora de energia solar. No caso do modelo off grid, indicado para lugares remotos e isolados, não há essa conexão, sendo necessário o uso de baterias e controladores de cargas.

Assista o vídeo para entender a diferença entre sistema solar on grid e off grid

Quem aposta na energia solar tem um bom retorno financeiro em um prazo de 5 a 6 anos. Isso é possível, pois o valor das parcelas de um financiamento correspondem aos valores pagos na conta de luz.

Atualmente existem diversas linhas de crédito específicas para investimento em energia solar que facilitam o caminho para quem quer gerar a própria energia. Ademais, as placas solares possuem garantia de eficiência de 25 anos, ou seja, após o retorno do investimento ainda é possível usufruir do funcionamento do sistema por mais duas décadas.

Agora que já vimos como a energia solar reduz conta de luz, vamos entender a aplicação para casas e empresas a seguir.

Casa ou empresa: onde é possível economizar mais por meio da energia solar?

Ambos os imóveis podem se beneficiar com a redução da conta de luz. A economia é o que levou diversos empresários a investirem na compra de placas solares para não ficarem reféns das mudanças nas bandeiras tarifárias, visto que a conta de luz costuma ser uma das despesas mais preocupantes. Empresas de diversos ramos podem apostar no investimento desde comércios, postos de gasolina até provedores de internet

Quem também se beneficia são as residências que têm alto consumo de energia, especialmente por causa de aparelhos como ar-condicionado, refrigeradores ou chuveiros, que costumam ser os grandes vilões da conta de luz. Ao instalar as placas solares, qualquer imóvel pode aproveitar a economia de energia

Outro aspecto que também influencia na economia é o baixo custo com manutenção. Basicamente, as placas solares precisam ser limpas entre 6 meses a 1 ano para evitar que poeira, folhas ou outros objetos se acumulem e atrapalhem a absorção dos raios solares.

 

Já que a energia solar reduz conta de luz, comece a poupar agora mesmo!

Como vimos, ao optar pela energia solar não é preciso preocupar-se com as oscilações das bandeiras tarifárias devido à crise hídrica, além de obter um bom retorno financeiro com o investimento. 

Afinal, se a energia solar reduz conta de luz e é isso que você precisa, o que está esperando para investir? Saiba o quanto é possível economizar com o simulador da Intelbras e faça o seu investimento ainda em 2022.

2 Comentários

  1. Silvana Ternes disse:

    Quero orçamento

Deixe um comentário