Quedas de energia elétrica podem gerar prejuÃzos para empresas responsáveis pelo fornecimento de internet, principalmente em razão de sua infraestrutura interna. A energia solar para provedores torna-se, portanto, uma opção viável capaz de proporcionar mais autonomia e segurança.
O investimento em energia solar pode ser feito por pequenas ou grandes empresas provedoras de internet, seja para abastecer imóveis nos ambientes urbanos ou para data-centers e torres de comunicação em áreas isoladas, onde não há conexão com a rede de energia elétrica da região.
Esse tipo de energia renovável possui diversas aplicações e, além da autonomia energética, pode garantir outras vantagens, como economia nos recursos financeiros, melhor imagem com os clientes e responsabilidade sócio-ambiental. Continue a leitura e saiba ainda mais sobre o uso da energia solar para provedores.
On grid ou off grid: qual a melhor opção?
Os provedores podem adquirir um sistema fotovoltaico em duas modalidades: on grid ou off grid. Ambas as soluções podem ser utilizadas, tudo vai depender da necessidade de cada empresa. Vejamos quais as melhores aplicações para cada modelo.
Sistema on grid para provedores
O on grid é indicado para empresas em áreas urbanas que possuem acesso à energia elétrica por meio da concessionária local. Nesse modelo, o sistema fotovoltaico é conectado à distribuidora, o que permite que o ISP economize com a conta de luz da empresa.
Devido à compensação de energia, a geração pode ser dividida entre a empresa matriz e a filial, desde que estejam dentro da mesma área de cobertura da concessionária e a unidade consumidora esteja registrada no mesmo nome.
O sistema on grid é o mais utilizado entre os consumidores, mas por estar ligado à rede elétrica padrão, ele também tem seu funcionamento interrompido quando há queda de energia. Essa é uma medida regulamentada e ocorre até por uma questão de segurança, pois assim os técnicos podem efetuar manutenções na rede.
Sistema off grid para provedores
Esse modelo é indicado para uso em equipamentos que estão localizados em áreas mais isoladas e sem acesso à energia elétrica. A opção também pode beneficiar trabalhadores rurais que precisam da internet, mas têm dificuldade de acesso.
O sistema off grid se diferencia por ser autônomo, ou seja, sem qualquer ligação com a rede pública. Além disso, necessita de alguns equipamentos extras como é o caso do banco de baterias e dos controladores de carga que irão regular a tensão da energia fornecida.
Assim, o off grid é bastante utilizado para abastecer data-centers, torres e antenas de rádio, postes com câmeras de monitoramento e até em food trucks.
Vale lembrarmos que apesar da expansão das redes de fibra óptica, há muitos lugares onde essa infraestrutura ainda não é viável financeiramente. Desse modo, as placas solares podem fazer a alimentação da rede via rádio e a instalação de baterias extras nesse sistema garante o armazenamento de energia e evita o desabastecimento.
Assista ao vÃdeo: Energia solar para provedores de internet
Oportunidades da energia solar para provedores
Como dito no inÃcio, a energia solar para provedores conta com diversos benefÃcios e é um investimento financeiramente viável para as empresas que também se preocupam com a sustentabilidade. Conheça as principais vantagens:
- Autonomia energética
Utilizando o sistema off grid a dependência do fornecimento da distribuidora de energia se anula. Desse modo, quando houver quedas de energia não há risco de prejuÃzo ao provedor. É importante ressaltar que no caso do sistema on grid, caso haja queda, o sistema fotovoltaico também será interrompido. Isso acontece por segurança já que a energia está conectada à rede.
- Imagem positiva
A energia solar é proveniente do sol, portanto, limpa e renovável. Em alinhamento às preocupações ambientais, temos consumidores cada vez mais atentos com a gestão das empresas e seus cuidados com a pauta sustentável, dando preferência às que se dedicam a contribuir.
- Responsabilidade sócio-ambiental
A sustentabilidade já é uma exigência nas empresas de pequeno ou grande porte. Incluir ações que envolvam uma gestão sustentável não é apenas bem-visto pelo público, mas uma atitude adotada por organizações que desejam um futuro melhor para o planeta.
- Retorno financeiro
É comum pensarem que o investimento em energia solar é muito alto e não compensa, mas a realidade não é essa. Existem diversas linhas de financiamento e a economia gerada na conta de luz paga o valor investido em 5 a 6 anos. Depois disso, você continua economizando.
Agora que você já conhece o funcionamento da energia solar para provedores de serviços de internet e as suas vantagens, faça agora um orçamento no modelo on grid e saiba o quanto você pode economizar com o uso da energia solar.
Muito interessante a matéria, como tbm as opções, das suas vantagens e desvantagens, da energia solar sustentável, na área urbana e rural! Parabéns!