• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Energia solar para negócios: 10 tipos de empresa que reduzem custos com o sistema

Intelbras

05 de setembro 2022 às 12:09
Energia Solar

energia solar para negócios

A energia solar para negócios é uma grande oportunidade para quem deseja economizar na conta de luz e apostar em uma solução sustentável e com ótimo retorno financeiro. Empresas dos mais diversos segmentos estão apostando na própria geração de energia e reduzindo os gastos com essa despesa fixa.

Se você está em dúvida se a energia solar é para o seu negócio, neste post vamos apresentar 10 tipos de empresa que podem utilizar o sistema para que você visualize a aplicabilidade em cada caso. Falaremos sobre o funcionamento e o custo do investimento, além de apresentar as soluções da Intelbras Solar. Continue a leitura se você deseja apostar na energia solar para o seu negócio!

 

Energia solar para negócios: tipos de empresa que se beneficiam

A conta de luz costuma ser uma preocupação para empresários, especialmente em períodos com aumento da tarifa, como aconteceu no último ano. Quem investe em energia solar para negócios fica livre de sofrer com as variações das bandeiras tarifárias e obtém uma economia significativa no valor da conta de luz. Veja abaixo alguns tipos de negócio que podem se beneficiar:

1. Supermercados e empresas de alimentação

Redes de supermercados e comércios de alimentação como bares e restaurantes consomem bastante energia devido a equipamentos como refrigeradores, freezers e geladeiras, o que encarece a conta de luz. Um sistema de energia solar pode reduzir a conta de luz.

2. Hospitais

Na área hospitalar, o uso de energia é constante para funcionamento de diversos aparelhos e iluminação adequada ao longo de todo o dia. Ao instalar uma usina solar, os equipamentos do hospital continuarão funcionando normalmente com uma redução significativa na conta de luz. 

3. Hotéis e pousadas

Outro espaço que também precisa de energia durante todo o dia são os hotéis e pousadas. Para atender as necessidades dos hóspedes e manter toda a estrutura funcionando, a energia acaba sendo um dos grandes gastos do setor. Isso se torna ainda mais evidente durante a alta temporada, quando o consumo de energia é maior.

Quer saber todas as vantagens da energia solar para a sua empresa? Baixe o e-book Energia Solar para Negócios 

4. Shoppings centers

No caso dos shoppings centers, a iluminação intensa e o uso de ar condicionado são alguns dos elementos que aumentam a conta de luz. Nesse sentido, apostar em uma fonte renovável e investir em energia solar é um caminho interessante para se manter competitivo. 

5. Construção civil

A demolição e a construção de edifícios demanda um alto nível energético e a energia solar pode ser uma alternativa mais sustentável e econômica para o setor que é um dos que mais gera impactos ambientais.

6. Indústria automobilística

De modo geral, todo o setor industrial gasta muito com energia elétrica e não é diferente para o setor automobilístico. Devido ao tamanho das máquinas usadas, há uma grande demanda de energia. Inclusive, os gastos acabam impactando no valor dos carros produzidos.

7. Postos de gasolina

Investir em energia solar para postos de gasolina é uma solução que ajuda a economizar e pode ser uma redução importante para promover melhorias e se destacar diante dos concorrentes. Conheça melhor as vantagens da energia solar para postos de gasolina.

8. Provedores de internet

A infraestrutura interna de provedores de internet requer autonomia energética, algo que pode ser proporcionado pelo formato de sistema off-grid, adequado para empresas que se localizam em áreas fora da cobertura da concessionária. Nesse caso, é possível contar com a geração de energia solar com o uso de baterias e controladores de carga.

9. Propriedades rurais e agropecuária

O mesmo vale para o agronegócio que pode apostar na energia solar para reduzir os custos e ganhar mais autonomia nas propriedades ao utilizar a solução para práticas comuns ao negócio como irrigação, refrigeração ou aquecimento, por exemplo.

10. Indústria metalúrgica

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as indústrias metalúrgicas e mineradoras são as que mais consomem energia no país, que chega a representar 70% do valor do produto final, portanto, a energia solar pode ser uma oportunidade de economizar e potencializar os resultados. 

Viu só como são várias as empresas que podem aproveitar a energia solar? A seguir, entenda mais sobre o funcionamento da energia solar e a rentabilidade do investimento.

 

Como funciona a energia solar para negócios

energia solar para negócios conteudo

A energia solar funciona através da instalação de um sistema fotovoltaico, que pode ser feita nos telhados ou no solo, incluindo os painéis solares que irão absorver os raios solares para transformar em energia própria para uso. 

Conectada à rede distribuidora de energia local, o sistema de energia solar on-grid opera com a compensação de energia, ou seja, toda a energia excedente gerada na sua empresa será “emprestada” à concessionária para redistribuição. Nisso, há a compensação de créditos diretamente na sua conta de luz. 

Como o novo marco regulatório sobre a energia solar, as regras da compensação de crédito estão prestes a mudar com a inclusão de uma nova taxa. Por isso, se você está pensando em investir em energia solar, a hora é agora. As empresas que fizerem o investimento ainda em 2022, podem usufruir da compensação atual, sem taxação, até 2045.

Leia também: Lei da energia solar: entenda mudanças para consumidores e profissionais do setor

Quanto custa a energia solar para negócios?

Para ter um sistema na sua empresa, é preciso adquirir o kit gerador de energia solar que conta com painéis solares, inversor, acessórios, estrutura e o medidor bidirecional, este último é fornecido gratuitamente pela concessionária. O valor do investimento irá variar de acordo com o projeto. Por isso, é fundamental contar com o amparo de projetistas especializados. 

Energia solar para negócios mais rentáveis

A energia solar para negócios é um investimento muito lucrativo. Isso porque o prazo de retorno do investimento varia entre 4 a 6 anos, a depender de cada projeto. Após esse período, com a quitação do valor investido, você obtém  lucro.

A economia na conta de luz pode chegar até 95%, ou seja, imagina o quanto a sua empresa não pode economizar com o investimento em energia solar? Além de tudo, os painéis solares possuem vida útil de 25 anos, funcionando com 80% da capacidade original. São muitos anos para contar com a própria energia e o lucro gerado com o investimento.

Saiba o quanto é possível economizar na sua empresa com o simulador da Intelbras e faça o seu investimento ainda em 2022.

0 Comentários

Deixe um comentário