A energia limpa é aquela produzida a partir de fontes renováveis, possui baixa emissão de poluentes no ar e impactos reduzidos no meio ambiente.
Com a crescente preocupação com a sustentabilidade, esses tipos de energia vêm ganhando espaço e gradualmente vão substituindo outras fontes de energia, que ainda são as mais usadas no mundo.
Neste post você vai conhecer 5 exemplos de energia limpa no Brasil e quais os benefÃcios de optar pelo uso de energias limpas. Continue a leitura!
O que é energia limpa?
Criada a partir de fontes renováveis, a energia limpa não gera emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2) ou monóxido de carbono (CO), ambos intensificadores do efeito estufa e agravantes do aquecimento global.
Uma das opções de energia limpa é a energia solar que vem se destacando no Brasil com um crescimento expressivo nos últimos anos. Em 2022, o paÃs aumentou em 6% a produção de energia limpa, em comparação ao ano anterior, nos primeiros quatro meses do ano. Â
Mesmo com o crescimento significativo, a energia solar ainda representa apenas 2% de toda a matriz energética brasileira, o que mostra o seu grande potencial de crescimento. A expectativa é que o mercado de energia solar se expanda ainda mais nos próximos anos.
Aproveite e conheça as vantagens da Energia Solar para condomÃnios! Acesse agora mesmo o e-book gratuito sobre esse assunto. O material é gratuito, clique no banner.
Exemplos de energia limpa no Brasil
Em 2021, o Brasil estava em 2ª lugar no ranking mundial de energia limpa, atrás apenas da Noruega. A posição é devido ao grande número de hidrelétricas, que também é considerada uma energia limpa.Â
Apesar disso, vale lembrar que a instalação de uma hidrelétrica é muito mais complexa, pode causar alagamentos, exigir deslocamentos de comunidades e prejuÃzos ao ecossistema da região.
Vamos conhecer um pouco melhor sobre cada uma das opções de energia limpa no paÃs.
Energia eólica
Gerada a partir da energia cinética do vento que movimenta as pás e ativa as turbinas que geram energia mecânica. A energia eólica possui 21 GW (gigawatts) de capacidade instalada no Brasil, correspondente a 11,5% da matriz elétrica nacional.
Energia maremotriz
Assim chamada, pois, é gerada através do movimento das marés com a instalação de turbinas no fundo do mar. Pode gerar dois tipos de energia, a cinética pelo movimento das marés e a potencial pela diferença de altura das marés baixa e alta.
Energia hidráulica
Responsável por cerca de 58% da energia elétrica gerada no paÃs, a hidráulica é proveniente da força e do volume da água mediante a construção de usinas hidrelétricas.Â
Contudo, um estudo da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) aponta que até 2031, a representação das hidrelétricas deve representar menos da metade, abrindo espaço para outras fontes como a solar e eólica.
Energia geotérmica
Oriunda do calor do interior da Terra, a energia geotérmica é obtida através de grandes perfurações no solo. No Brasil, esta energia pode ser encontrada em áreas de lazer que possuem fontes térmicas para turismo como Poços de Caldas (MG).
Energia solar
Gerada a partir da captação de luz do sol que se transforma em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Pode ser usada por diferentes tecnologias como aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.
Leia também: Por que investir em energia solar?
BenefÃcios da energia limpa
Até o momento não foi descoberta nenhuma forma de geração de energia que não cause nenhum tipo de impacto no ambiente, no entanto, a energia limpa é uma alternativa que minimiza os danos. Entre os benefÃcios podemos destacar:
- Favorece a sustentabilidade por ser uma fonte inesgotável
- Impactos reduzidos no meio ambiente, ainda que existentes
- Redução do aquecimento global pela não emissão de gases poluentes
- Aumento da diversidade de matrizes energéticas de um paÃs
- Alta disponibilidade em algumas localidades – como a energia solar no Brasil
PaÃses do mundo inteiro investem na transição das energias de fontes poluentes para opções de fontes renováveis. O aumento no uso dessas energias leva a queda nos custos de produção, tornando-as mais acessÃveis.Â
Sendo assim, o investimento que antes era alto e inacessÃvel a muitas pessoas, demonstrou mudanças consideráveis nos últimos anos. Agora que você já entendeu o que é energia limpa acesse o Blog da Intelbras e saiba mais sobre energia solar e suas vantagens!
Descubra agora mesmo o quanto você pode economizar ao optar por um sistema fotovoltaico com o Simulador Solar da Intelbras.
0 Comentários