O fim do ano representa um perÃodo de descanso, fim de ciclos, conclusão de projetos, planejamento de novas propostas. No entanto, a tranquilidade que o perÃodo promove pode interferir na segurança da empresa. Portanto, é importante se preparar para eventuais situações a que o empreendimento pode estar sujeito.
Mas como manter a empresa segura durante essa época, na qual todos estão distraÃdos com as celebrações? Não é novidade que a segurança precisa ser reforçada, já que há menor fluxo de pessoas no ambiente, o que torna o local propÃcio a invasões, tanto cibernéticas quanto à propriedade.
Felizmente, é possÃvel encontrar no mercado, tecnologias que auxiliam no monitoramento do local, aumentam a segurança dentro das empresas e protegem os dados do ambiente virtual do negócio. Neste conteúdo, separamos dicas para manter a empresa mais segura. Acompanhe!
Aliás, quer saber como tornar sua empresa mais inteligente, segura, sustentável e econômica o ano todo? Baixe agora o E-book: Como deixar sua empresa mais inteligente, o material é um guia exclusivo para pequenas e médias empresas!
Como manter a empresa segura durante o recesso de fim de ano
Estar à frente das ações dos criminosos é o primeiro passo para deixar uma empresa segura. Com isso, listamos algumas dicas que ajudarão a prevenir roubos e fraudes no seu negócio.
Tenha um sistema de monitoramento
As câmeras de segurança são grandes aliadas quando falamos em manter a empresa segura. Não é à toa que essa tecnologia está presente na maioria dos estabelecimentos.
As câmeras Wi-Fi, por exemplo, bastante procuradas por causa da fácil instalação, permitem monitoramento interno e externo, de entradas e saÃdas, de salas, da caixa registradora, do estoque ou da sala de equipamentos. Com elas, você pode visualizar as imagens em tempo real via aplicativo para celular. As gravações podem ser feitas por cartão de memória, DVR ou ainda, por meio da contratação de serviço de nuvem.
Além disso, é possÃvel encontrar funções extras em equipamentos mais modernos, por exemplo: medição de temperatura, contagem de pessoas, reconhecimento facial, entre outras.
Ative seu sistema de alarme contra intrusão
Os sistemas de alarmes contra intrusão são uma solução comum para manter as empresas seguras durante todo o ano, uma vez que, assim como as câmeras, inibe e sinaliza violações na propriedade.
Ao colocar um sensor de abertura próximo a uma janela considerada mais vulnerável a arrombamentos, por exemplo, um alerta sonoro será emitido automaticamente caso ela seja aberta, o que ajuda a barrar a ação dos criminosos. A partir disso, uma notificação é enviada à central de monitoramento ou, a depender do modelo da solução, para o celular do responsável pelo negócio.
Leia também: Medidas de segurança para restaurantes e bares: como proteger colaboradores e clientes
Verifique os equipamentos de controle de acesso
A falta de um sistema de controle de acesso pode tornar as empresas mais vulneráveis a roubos e furtos, além de deixar a vida dos colaboradores expostas a situações perigosas. Portanto, ter controle sobre quem entra e quem sai do ambiente empresarial é fundamental.
Vamos imaginar que um colaborador precisou voltar à sede da empresa durante o recesso de fim de ano, seja para resolver um assunto de última hora ou mesmo para buscar algum pertence pessoal. Ao passar pelo controlador de acesso, sua entrada e saÃda ficarão devidamente registradas.
Caso seja um desejo do(a) dono(a) do negócio, é possÃvel bloquear o acesso dos colaboradores durante o recesso e só liberar uma equipe ou colaborador especÃfico, por exemplo.
Proteja-se contra riscos virtuais
Os ataques cibernéticos costumam ocorrer com frequência em feriados, já que os escritórios fecham durante o perÃodo e as medidas de segurança não são reforçadas para evitar os sequestros digitais. Por isso, é importante investir em uma rede de internet segura na sua empresa.
Aqui vale conversar com a equipe de colaboradores, pois existem medidas de prevenção que podem ser tomadas para fortalecer a cibersegurança. Basicamente, ações que vão desde a escolha de equipamentos confiáveis (câmeras, roteadores corporativos, etc) até a criação de senhas seguras para os dispositivos.
Saiba mais: Como melhorar a experiência do cliente dentro do seu negócio
Portanto, cabe aos gestores analisarem os pontos de vulnerabilidade da sua empresa e optar pelas tecnologias que ofereçam o melhor custo-benefÃcio para o seu negócio. Continue acompanhando o Blog da Intelbras para ficar por dentro das novidades que podem ajudar no dia a dia e proteção da sua empresa.
0 Comentários