• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Que benefícios os telefones IP podem oferecer às empresas?

Intelbras

21 de janeiro 2019 às 10:01
ComunicaçãoEmpresarial

aparelho de telefone ip

A tecnologia IP vêm conquistando cada vez mais espaço entre diversos segmentos empresariais, sendo uma opção importante para diminuir os gastos com a conta telefônica, já que usam a rede de internet já existente como meio de transmissão da voz. Em um outro artigo aqui do nosso blog, falamos sobre como as empresas podem usar de forma eficiente a telefonia IP (telefone + internet) para fazer chamadas nacionais e internacionais com mais qualidade e custo reduzido, especialmente se forem utilizados aparelhos de telefone IP. Nesse artigo, vamos apresentar as características dos aparelhos de telefone IP, os tipos mais adequados para cada área da empresa e algumas das vantagens que podem oferecer.

Telefones IP: entendendo seu funcionamento

Para deixar o entendimento mais claro, vamos rapidamente relembrar o funcionamento dos telefones IP. Eles são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz e dados. Parecem com os telefones comuns, mas já são fabricados especificamente para utilizar conectados a redes de internet.

A principal diferença entre os aparelhos de telefones IP e os convencionais é a forma como a transmissão de voz é realizada. Enquanto o padrão tradicional utiliza a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) e precisa de uma operadora de telefonia para oferecer o serviço, a tecnologia IP emite e recebe os dados via internet. Por isso, é capaz de oferecer diversas vantagens às empresas, independentemente de seu porte. Veja as principais:

  • Redução de custos – os custos são muito menores do que as ligações feitas com aparelhos em RPTC, pois o que será consumido é o pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia IP; e em ligações que não envolvam uma linha telefônica convencional não haverá custos;
  • Aproveitamento de infraestrutura – por utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet, as empresas economizam nos projetos e instalações de telefonia;
  • Qualidade nas chamadas – os telefones IP operam com voz em alta definição, proporcionando conversas mais claras do que as feitas pelo telefone comum;
  • Mobilidade e facilidade de uso – todas as configurações do ramal ficam no próprio aparelho de telefone IP, ou seja, ao trocar de posição ou de mesa o funcionário pode levar o equipamento sem que seja necessário fazer ajustes na central telefônica.

aparelho de telefone ip - mulher na empresa

Escolha um aparelho de telefone IP para cada caso de uso na empresa

Além das vantagens gerais que citamos acima, é possível escolher um aparelho de telefone IP para cada caso de uso na empresa, de acordo com as funcionalidades oferecidas por cada equipamento.

Por exemplo, colaboradores podem utilizar uma versão diferente do que a usada pelos atendentes, que também tem um aparelho com funções específicas e diferenciadas em relação aos gestores e diretores. Também é possível especificar os equipamentos pela conexão de rede, seja ela Fast (10/100 Mbps) ou Giga (10/100/1000 Mbps).

Saiba mais: Diferenças entre Fast Ethernet e Gigabit Ethernet

Áreas empresariais ou condominiais

Para áreas comuns em condomínios ou empresas, recomenda-se o TDMI 400 IP. É uma solução perfeita em telefonia e interfonia IP, para quem busca praticidade e qualidade na comunicação interna.

Colaboradores

Para este público, o recomendado são aparelhos de telefone IP (TIP 120i, TIP 125i, V 3001 ou V 5501) mais simples, com funções básicas para atender chamadas, utilizar o Viva-voz ou o headset, identificar chamadas e visualizar o histórico de ligações. É como um equipamento convencional, com algumas funcionalidades a mais.

Secretaria e atendentes

Como estes profissionais realizam atividades específicas, o indicado é escolher um modelo de aparelho mais robusto (TIP 425 ou V 5502). Eles também oferecem três formas de atendimento (viva-voz, headset e monofone), mas possuem um display maior e suportam mais contas VoIP cadastradas em um único aparelho. Ainda contam com teclas de acesso rápido programáveis, funções dedicadas como Captura, Flash, Mute e Rediscagem, e facilitam a visualização do status, a captura de chamadas e o acesso aos ramais, sinalizando os que estão sendo monitorados através de um módulo de teclas adicional. Para o modelo V 5502 existe a disponibilidade de conexão via USB e suporte a Bluetooth.

Diretoria e gerência

Além de oferecer todas as funcionalidades dos modelos ‘mais simples’, os aparelhos de telefone IP destinados à gestores e diretores devem contemplar mais aplicações. Um exemplo são os modelos (TIP 635 G) que contam com display colorido, que permitem ao usuário receber chamadas de vídeo com qualidade, ampliando as formas de comunicação.

Conheça os modelos de telefones IP Intelbras, certamente um deles é o que sua empresa precisa para ter um sistema de telefonia completo, robusto e com excelente custo-benefício. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato com nossa equipe de atendimento.

Publicação original: 08/11/2016

Atualização: 21/08/2020

4 Comentários

  1. Datatech Telecom disse:

    Até hoje estes modelos são usados, e nós da Datatech Telecom realizamos instalações de telefone SIP com os produtos da Intelbras. http://datatechtelecom.com

  2. Datatech Telecom disse:

    Ótima matéria. Trabalhamos com todos os produtos da intelbras
    http://datatechtelecom.com

  3. Rafael disse:

    Olá!

    Excelente resumo sobre os telefones IP e suas vantagens! Só para avisar que todos os links indicados no artigo dão erro 404.

    Abraço!

    • Intelbras disse:

      Oi Rafael, que bacana seu feedback nos agradecemos muito, sobre os links já corrigimos você já pode acessa-los obrigada por avisar. Ficamos à sua disposição!

Deixe um comentário