Nos últimos anos, para se manter no mercado, muitos pequenos e médios negócios tiveram que adaptar o seu funcionamento. E essa necessidade de mudança e como inovar em PME se intensificou ainda mais com a chegada da COVID-19.
Para ter ideia, no caso dos pequenos negócios, 41,9% passaram a trabalhar apenas com entregas ou online e 21,6% adotaram o home office. Os dados, divulgados pelo Sebrae, revelam que a inovação foi o caminho encontrado pelas organizações para manter sua saúde financeira. Mas, afinal, como inovar em PME?
A inovação se refere à aplicação de novos processos, infraestruturas, formas de atuação e de relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes. Por isso, inovar hoje significa, em grande medida, promover a transformação digital, ou seja, investir em tecnologia.
Neste post, saiba como utilizar a tecnologia a favor da inovação e, assim, impulsionar o seu negócio.
Como inovar em PME: tecnologias para pequenos negócios
Proprietários de PMEs geralmente esbarram em dois obstáculos na hora de inovar: o orçamento e a dificuldade de encontrar uma tecnologia que possibilite a inovação.
No entanto, entre as caracterÃsticas mais positivas é que não é preciso ter um orçamento de uma grande corporação para usufruir de tecnologias que permitam inovar. Vamos falar sobre algumas delas a seguir, mostrando como inovar em PME e como você pode aplicar ao seu negócio. Confira!
Leia também: Como melhorar a experiência do cliente dentro do seu negócio
1. Internet das Coisas
A Internet das Coisas diz respeito à conexão de dispositivos e objetos à rede para que eles possam ser controlados remotamente. Diversas soluções possuem Inteligência Artificial e proporcionam maior agilidade às atividades.
Identificação e busca de automóveis
Há câmeras que fazem leitura de placas de veÃculos e liberam o acesso automaticamente. Alguns modelos buscam automóveis de acordo com a cor e a marca e fiscalizam o uso de vagas exclusivas. Assim, auxiliam no controle de entrada e saÃda de veÃculos – de clientes, fornecedores e colaboradores.
Controle de temperatura de equipamentos
Estas câmeras acompanham as mudanças de temperatura de máquinas e equipamentos, e emitem alertas quando uma medição inadequada é detectada. Essa função auxilia ainda na busca de gargalos na produção. Restaurantes, padarias e indústrias podem se beneficiar.
Monitoramento individual de ambientes
Alguns sistemas de intrusão monitoram ambientes de forma individual. Ao instalá-lo na sua empresa, você pode desativá-lo somente no ambiente que estiver. Os demais vão continuar sendo monitorados. É interessante para quem cuida sozinho do negócio e precisa atender em diversos espaços.
Monitoramento do fluxo de pessoas
Essas câmeras identificam horários, dias e locais do estabelecimento com maior movimentação. Assim você pode analisar seu atendimento e reduzir a aglomeração. É uma ótima solução para lojas e mercados, por exemplo. A partir dos dados é possÃvel melhorar inclusive estratégias de marketing. Em mercados, por exemplo, pode-se incluir produtos especÃficos e ofertas em corredores com maior movimentação, por exemplo.
Rastreio de casos de violência
Certas câmeras identificam atitudes suspeitas, com base em configurações personalizadas como distância, por exemplo. Quando isso ocorre, um alerta é enviado para a central.
Centralização do controle de equipamentos
Todos seus dispositivos conectados — câmeras, gravadores, controladores de acesso e alarmes — podem ser centralizados em um único software, facilitando mais o controle. Essa centralização depende dos equipamentos utilizados. O recomendado é utilizar o mesmo fornecedor para usufruir de todos os benefÃcios, mas também há opções no mercado que permitem a integração de diversas soluções. A Intelbras tem uma série de produtos que possibilitam a centralização de diferentes dispositivos.
Leia também: Câmeras de segurança: conheça as tecnologias e saiba como escolher
2. Automação
A automação está presente em diversas tecnologias, inclusive nas câmeras que abrem portões automaticamente. Mas há outras soluções de automação que promovem praticidade e podem ajudar pequenas e médias empresas. Veja alguns exemplos:
Criação de rotinas de iluminação
Com o uso de interruptores inteligentes você define quando ligar e desligar sua iluminação via aplicativo. Você também pode acioná-la por comandos de voz. Uma ótima opção para proporcionar mais segurança e praticidade para a sua empresa.
Controle de lâmpadas
As lâmpadas Wi-Fi não precisam de interruptores. Por meio de um aplicativo você aciona, ajusta a intensidade da luz e as cores da iluminação. Com elas você pode criar ambientes e cenários diferentes, valorizar o espaço da empresa, tornar mais atrativo e confortável para os clientes. Em cafés e bares, por exemplo, é possÃvel usar uma luz diferente a cada horário do dia: uma mais clara para o meio-dia, outra mais suave para a noite, tornando o ambiente mais intimista.
Sensores de presença para iluminação
Os sensores podem ser instalados em ambientes externos e internos, no teto e em paredes, e ser ativados só à noite ou 24 horas por dia. Quando um movimento é detectado pelo sensor, a iluminação é acionada automaticamente. Quando os movimentos cessam, as luzes voltam a se apagar. Ideal para economizar com a conta de energia elétrica.
Controle de eletrodomésticos
Ar-condicionado, cafeteiras e até a geladeira podem ser configurados para ligar automaticamente com uso de um mesmo software. Que tal programar um café pra estar pronto quando você chegar na empresa ou quando um cliente estiver prestes a chegar?
Alarmes inteligentes
Alarmes e cercas elétricas inteligentes emitem sinal sonoro, notificam a central de monitoramento e o aplicativo do proprietário. Através do app você faz a gestão da solução, como a definição dos horários de ativação.
3. Cloud
A comunicação em nuvem é uma tendência global e há muitas ferramentas para melhorar seus processos e aumentar a produtividade. Com essa tecnologia, é possÃvel armazenar informações em servidores online sempre disponÃveis. Assim, há mais flexibilidade comparado aos servidores locais e armazenamento tradicional, pois a nuvem permite acesso rápido de qualquer lugar com conexão à internet.
E-mail e CRM e ferramentas colaborativas
Ao migrar para a nuvem você deixa de se preocupar com a segurança da infraestrutura e sua equipe pode ser mais produtiva. Soluções de e-mail, softwares como CRM e de gestão de tarefas podem ser acessados de qualquer lugar, abertos simultaneamente, agilizando a execução de tarefas e tomadas de decisão.
Chamadas
Os dados das suas ligações ficam mais seguros na nuvem e você pode acessar as funções do ramal pelo aplicativo. Se a linha estiver ocupada, você recebe recados no app.
Leia também: Dicas para melhorar a comunicação na sua empresa
Invista em tecnologia e expanda seus negócios
Agora você já sabe como inovar em PME é importante para expandir os negócios, avalie quais tecnologias fazem sentido para o seu negócio. Lembre-se que a inovação é uma das melhores alternativas para otimizar seus serviços, aumentar a produtividade e reduzir custos.
Conheça as soluções para empresas da Intelbras e modernize seu negócio!
Dúvidas? Deixe seu comentário! E para ficar por dentro das melhores soluções para pequenos negócios, continue acompanhando nosso blog!
0 Comentários