Os diversos tipos de telefone disponÃveis hoje no mercado podem ser essenciais na comunicação da sua empresa, mas escolher a solução certa nem sempre é fácil.
Com tantas opções e funcionalidades, definir o modelo ou sistema de telefonia ideal exige planejamento e conhecimento das demandas do seu negócio.
Neste artigo, apresentamos as principais alternativas de telefonia empresarial e explicamos como cada uma pode otimizar recursos, agilizar processos e ampliar a eficiência das suas operações.
Veja também: Telefonia em nuvem: como funciona e quais as vantagens
As principais tecnologias de telefonia empresarial utilizadas atualmenteÂ
Você sabia que as tecnologias de telefonia empresarial são classificadas de acordo com o tipo de sinalização?
Confira os detalhes das principais tecnologias utilizadas atualmente e entenda qual é mais adequada para as demandas do seu negócio.
Tecnologia analógica
A tecnologia analógica utiliza a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) para realizar chamadas através de uma operadora de telefonia. Como os telefones são conectados por cabo, essa é uma tecnologia usada em telefones fixos, o que limita a mobilidade.Â
Ainda assim, é uma solução útil para chamadas locais e de longa distância, especialmente quando associada a planos diferenciados oferecidos por operadoras de telefonia.
Tecnologia digital
É associada ao padrão de linha telefônica digital europeu E1, que opera em 2 Mbps e é ideal para empresas com grande volume de operações por permitir a conexão entre uma organização e a infraestrutura da operadora por meio de um acesso digital.
As principais vantagens da linha E1 são a agilidade, melhor qualidade no tráfego de voz e a possibilidade de que cada usuário tenha um número com DDR (Discagem Direta a Ramal) exclusiva.
Tecnologia IP/VoIP
A tecnologia VoIP (Voice over IP) é a mais moderna hoje em termos de telecomunicações. Com ela é possÃvel realizar ligações via internet, convertendo a voz em dados que são transmitidos online. Esse sistema é cada vez mais popular em soluções de telefone empresarial, pois utiliza a mesma a conexão à internet de outros dispositivos como computadores e celulares.
Com a ajuda do Codec Opus, é possÃvel ainda compactar e descompactar dados para melhorar o uso da banda larga, e prover uma qualidade de áudio de alta definição (HD Voice), o que faz do VoIP uma opção eficiente, econômica e de qualidade para empresas de todos os portes.
Central telefônica: qual escolher para sua empresa?
As centrais telefônicas são sistemas que organizam e gerenciam as chamadas dentro de uma empresa, conectando ramais internos e linhas externas de forma eficiente. Elas ajudam a otimizar a comunicação corporativa, reduzir custos e integrar diferentes tecnologias, como telefonia analógica, digital, IP e em nuvem.
Para escolher a solução ideal para o seu negócio, é importante entender as opções disponÃveis e seus benefÃcios. A seguir, apresentamos as principais centrais telefônicas que sua empresa pode adotar.
Central telefônica analógica
Ideais para escritórios, consultórios, escolas e pequenos negócios, as centrais telefônicas analógicas contribuem para profissionalizar a comunicação e reduzir custos em chamadas.Â
Essas centrais são essenciais para negócios que necessitam de telefone fixo para empresas, oferecendo recursos que facilitam a comunicação diária.
Elas são projetadas com alta tecnologia, garantindo a qualidade da sua comunicação com uma execução rápida e confiável das principais funções que uma boa central telefônica pode oferecer como: seleção automática de linhas, ramal econômico, bloqueio de chamadas a cobrar, identificação de chamadas, bilhetagem, entre outras.Â
Central telefônica hÃbrida
As centrais hÃbridas integram tecnologias analógicas, digitais e IP, sendo mais flexÃveis e permitindo o uso de ramais virtuais em dispositivos com acesso à internet. Essa solução é uma opção excelente para empresas que desejam modernizar sua telefonia empresarial sem um alto investimento inicial.
Algumas centrais hÃbridas oferecem funções como seleção automática de linhas, ramais econômicos, bloqueio de chamadas a cobrar, controle de gastos individuais, limitação de chamadas e a criação de ramais móveis que funcionam por meio de aplicativos de celular.Â
Central Telefônica IPÂ
A PABX IP é uma solução para telefonia empresarial ou condominial, que utiliza a tecnologia IP para realizar chamadas pela internet. Isso proporciona maior flexibilidade e redução de custos, eliminando a necessidade de infraestrutura complexa e tornando as chamadas VoIP mais econômicas.
Assim como as centrais em nuvem, o PABX IP converte a voz em pacotes de dados, garantindo alta qualidade de áudio e maior eficiência nas comunicações. Além disso, ele permite fácil expansão de ramais sem cabeamento adicional, integração com outros sistemas digitais e personalização de recursos, como caixa postal e atendimento automatizado.
Central telefônica em nuvem
A PABX em nuvem é uma solução moderna para telefonia empresarial, que permite acessar o sistema telefônico através da internet. Por isso, ela também oferece vantagens significativas em termos de custo e manutenção: não é necessário um investimento inicial alto para ter a sua central, e as chamadas VoIP são mais baratas. Â
Como a versão anterior, ela conta com tecnologia IP para converter a voz em pacote de dados, garantindo mais qualidade à chamada do que os sistemas analógicos. Além disso, ela descarta a necessidade de cabeamento para alteração de ramal e permite personalização da caixa postal, por exemplo.
Quer saber mais? Descubra o que é PABX em nuvem:
Leia também: Soluções de telefonia para empresas: conheça as tecnologias, equipamentos e opções
Como a Intelbras pode ajudar sua empresa a escolher o melhor tipo de telefone
A Intelbras é referência em soluções de telefonia no Brasil, oferecendo equipamentos e centrais que cobrem cada um dos tipos de tecnologia mencionados. Veja alguns exemplos:
- Telefones IP: modelos TIP (120i, 125i, 1001D, etc.) e V (3001, 3501, 5501, 5502+) com variedade de recursos, indo desde aparelhos de entrada até versões com tela colorida, Wi-Fi e Bluetooth.
- Telefone sem fio DECT: o TIP 1001D, por exemplo, traz mobilidade para ambientes corporativos, mantendo a qualidade das ligações.
- Centrais PABX (analógico, digital, hÃbrido, IP ou em nuvem): soluções que podem unificar ramais, controlar custos e integrar diferentes tipos de linha (tradicional, E1, VoIP) em um só sistema.
- Gateways e ATAs: permitem migrar gradualmente para VoIP, aproveitando aparelhos analógicos e linhas existentes, ou expandindo para IP de maneira flexÃvel.
Com essa gama de produtos, a Intelbras atende desde pequenos escritórios que buscam telefones fixos simples até grandes corporações que necessitam de aparelhos avançados e um PABX completo em nuvem, garantindo mais economia e profissionalismo na comunicação.
Pronto para dar o próximo passo?
Escolher o telefone empresarial correto começa por entender como cada tipo de aparelho funciona e qual se adapta melhor às exigências do seu negócio. Seja um simples telefone analógico, um modelo IP sofisticado ou mesmo uma solução em nuvem, existem opções para todos os perfis de empresas.
Quer modernizar a comunicação da sua empresa? Conheça agora as soluções de telefonia empresarial e telefones IP da Intelbras e descubra como reduzir despesas, aprimorar a qualidade das chamadas e aumentar a satisfação dos clientes!
Veja também: Como funciona o telefone com ramal: principais dúvidas e respostas
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