• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

WiseFi: soluções para driblar os desafios do Wi-Fi empresarial

Intelbras

23 de maio 2017 às 07:05
Redes

170407_ProdutoBlogWiseFi_v3

Por que as funcionalidades do software de gerenciamento centralizado WiseFi podem ser a solução para problemas comuns de redes empresariais? Com a popularização do uso do Wi-Fi em empresas, tornou-se essencial ter conexão eficiente e segura, políticas de acessos diferenciados e gerenciamento centralizado. No entanto, organizações de diferentes portes e segmentos ainda enfrentam dificuldades na hora de planejar redes de internet sem fio. Falta de cobertura e de segurança, ineficiência na gestão de rede são alguns pontos a serem driblados. Para pequenas e médias empresas ainda existe a limitação de verba e, consequentemente, de profissionais de TI para lidar com sistemas WLAN complexos.

Aí está uma das grandes vantagens do sistema WiseFi: é acessível para pessoas com pouca experiência em redes, ou seja, não há necessidade de treinamento especial como outras soluções do mercado. Isso porque em vez de uma controladora física – que chega a custar cem vezes mais do que um roteador comum –, o gerenciamento centralizado de todos os APs é via software, sem configurações individuais. Ou seja, no caso de uma empresa que precisa instalar 15 Access Points para oferecer Wi-Fi aos seus funcionários, é feito a configuração apenas 1(uma) vez e aplicado em massa para todos, agilizando o processo de instalação e manutenção desses equipamentos. Além disso, pode ser instalado em qualquer máquina da rede local e é acessado através do navegador web.

A gestão centralizada também contribui para a criação de grupos WLAN sob os mesmos parâmetros. Por meio do WiseFi, a empresa cria grupos WLAN e depois pode incluir quantos APs deseja, aplicando-os de uma só vez. Confira outras opções de configurações nos grupos WLAN:

  • Até 4 SSIDs com VLAN em cada grupo;
  • Segurança avançada da rede;
  • Perfil de banda para cada SSID;
  • Função de Captive portal, que pode ser com senhas simples, vouchers ou CPF, além da opção de Radius.

Segurança de rede e acessos diferenciados com WiseFi

Imagine um ambiente como um hotel, onde há diversos quartos com acesso à internet, além do escritório no qual a equipe interna trabalha. Ou um shopping com grande circulação de pessoas e com seus setores administrativos também navegando na rede. Nesse tipo de situação, duas coisas são importantes: acesso diferenciado a visitantes e controle de todos os dispositivos conectados.

O WiseFi permite a visualização dos dispositivos e fornece informações como:, a taxa de download que está consumindo, qualidade do sinal dos clientes, quantidade de clientes conectados, etc. Com status em tempo real é possível bloquear usuários indevidos ou que estejam consumindo mais do que a empresa deseja. As estatísticas também auxiliam na gestão dos APs, pois indicam, entre outros itens de funcionamento, os pontos acessados e a necessidade de retirar ou adicionar mais APs.

Controle de dispositivos conectados

Ao configurar os APs com o mesmo SSID em uma distância que não tenha interrupção de cobertura, o sistema sempre disponibilizará ao cliente o AP com melhor sinal. Através da interface do WiseFi pode-se configurar o limite de sensibilidade do sinal. Assim, dispositivos com sinal ruim que teoricamente prejudicam os demais da rede serão desconectados e se conectarão em um AP mais próximo. Isso ajuda a manter a rede saudável e não compromete a navegação para os colaboradores e visitantes da empresa.

Saiba mais sobre soluções Wi-Fi para empresas.

25 Comentários

  1. André Domingos disse:

    Olá! Tenho algumas dúvidas relacionadas a este produto.
    1) Quais os requisitos mínimos de um PC para rodar este software?
    2) Quantidade de APs gerenciados simultaneamente?
    3) No caso de substituição do PC, é possível passar a configuração da controller para o outro PC (controller)?
    4) Quantos usuários simultâneos os APs suportam?
    5) Pode explicar o funcionamento desta função Captive Portal?

    Obrigado.
    Atenciosamente,
    André Domingos.

    • Intelbras disse:

      Oi Andre, tudo bem? Segue as orientações para as sua dúvidas.
      1) Configurações recomendadas:
      Sistema operacional: Windows® 7, 8, 8.1 ou 10 – (32 ou 64 bits)
      Espaço livre em disco: 20 GB
      Interface de rede: 100/1000 BASE-T Mbps
      Memória RAM: 4.096 MB ou superior
      Processador: Intel® Core i3 4ª geração, superior ou semelhante

      2) Não há um limite para a quantidade de AP 300 associados ao WiseFi, o desempenho da máquina em que o software é instalado está ligado diretamente a quantidade máxima de equipamentos gerenciados.
      3) O WiseFi não possui a função de backup de suas configurações.
      4) O AP 300 suporta até 100 conexões simultâneas, podendo ter esse valor diminuído de acordo com a quantidade de ruído presente no ambiente em que for instalado.
      5)Sobre o funcionamento do Captive Portal, acesse o link abaixo e na página 4 veja como ele funciona.
      http://www.intelbras.com.br/sites/default/files/datasheet_wisefi_0.pdf
      Qualquer nova dúvida é só enviar um e-mail para a gente no suporte@intelbras.com.br.

  2. Tiago disse:

    Boa Tarde,
    Possuo uma duvida posso configurar o WiseFi para controlar equipamentos e faixas distintas da minha rede?
    Ex: 10.0.0.0/24 rede 10.0.10.0/24 aps estão conectados e comunicando entre si.

    • Intelbras disse:

      Oi Tiago, para que o WiseFi controle seus equipamentos eles precisam estar na mesma rede do servidor WiseFi. Caso tenha novas dúvidas entre em contato com a gente através de nossos canais de suporte. Abraços!

  3. Igor disse:

    O WiseFi pode rodar nas nuvens?

  4. Kleber Simas disse:

    Ola, posso instalar o Wisefi, carregar as configurações no APs e depois desligar a maquina que esta instalado o wisefi?
    As configurações e acessos seram mantidas nos APs?
    Ou os APs so funcionaram com o servidor do wisefi ligado na rede?

    at
    Kleber

  5. Alex disse:

    Ola, posso instalar o Wisefi, carregar as configurações no APs e depois desligar a maquina que esta instalado o wisefi?
    As configurações e acessos seram mantidas nos APs?
    Ou os APs so funcionaram com o servidor do wisefi ligado na rede?

  6. Ilton disse:

    Olá IntelbrasBR, é possível o usuário fazer o seu próprio cadastro na tela de login, sem haver a necessidade de um cadastro prévio ? Tem-se a pretensão de atualizar o WiseFi para integrar com contas de email, tipo google ou redes sociais tipo facebook ou linkedin ?
    Verifiquei que na tela de login do usuário aparecem os campos CPF, Nome, email e telefone. Se este usuário já estiver cadastro, ele tem de preencher todos os campos novamente ? Não existe uma senha para o usuário utilizar no seu cadastro ? Posso deixar ativo todas as opções de login de forma simultânea ?

    • Intelbras disse:

      Olá Ilton, já encaminhamos a sua dúvida para a nossa equipe de suporte técnico, e em breve vamos te orientar pelo e-mail. Ficamos à disposição!

  7. Marcelo Pantoja disse:

    Olá,

    Consigo compartilhar a internet do ap300 via switch para aps de outras marcas e autenticar via wisefi?

    • Intelbras disse:

      Olá Marcelo, não é possível, o WiseFi gerencia somente o AP 300, AP 310, AP 360 e AP 1210. Caso queira saber mais entre em contato com a nossa equipe de suporte técnico. Abraços!

  8. RoniSBB disse:

    Ola amigo, por favor,

    1º) Se eu comprar apenas 1peça do AP360 eu consigo ter uma rede Wifi distribuindo internet aos meus usuários? Ou é necessário comprar outro aparelho?

    2º) Eu consigo fazer acesso via voucher, dando acesso aos visitantes através de codigos por cadastro individual?

    Grato e no aguardo?

    • Intelbras disse:

      Oi Roni. Sim, pode utilizar somente 1 equipamento e sim, você tem a possibilidade de liberar o acesso via vouchers através do uso do software WiseFi, temos uma série de vídeos que demonstram as funções do WiseFi. Acesse o nosso link: http://www.youtube.com/watch?v=MlQQxpr7pnM. E fique por dentro de todos eles. Outras dúvidas estamos à disposição!

  9. Waldemar disse:

    Bom dia, gostaria de saber o comportamento da rede caso o servidor que roda o wisefi for desligado.

  10. HEDERSON GABRIEL KRATSCH disse:

    Olá, instalei 4 acess point ap360 da intelbras. Os aparelhos são muito bons. A minha duvida vai em questão da velocidade.
    O meu cliente contratou uma internet fibra ótica com velocidade de 100mbps. Ele tem um condomínio com vários apartamentos. Conectado ao modem da provedora a internet da 87 a 100 mbps. Mas ao conectar nos acess point um teste de velocidade marca no máximo 43mbps. No programa do wisefi em perfil de banda está ilimitado. por que será disto? Meu cliente me indagou sobre isto e eu expliquei que por ser um condomínio e ter bastante dispositivos conectados o ap360 faz a gestão de velocidade de internet e por isso dá menos que 100 megas e disse a ele que se só meu notebook tivesse conectado daria os 100 megas. Minha resposta foi correta?

    • Intelbras disse:

      Olá Hederson, encaminhamos as suas dúvidas para a nossa equipe de suporte técnico, e em breve vamos te orientar pelo seu e-mail. Abraços!

  11. Daniel Maccari disse:

    Boa tarde,
    Consigo visualizar se tem sinal de internet pelo Wisefi, ou só consigo ver se tem usuário logado nele?

    • Intelbras disse:

      Olá, tudo bem? Neste caso, Não consegue verificar se o AP está com acesso á internet pelo WiseFi.
      Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  12. Alisson Martins disse:

    Olá. Estou subistuindo o sistema de rede sem fio da minha empresa. Gostaria de tirar algumas dúvidas.
    1) É possível identificar cada usuário conectado a rede (id, MAC, IP e outras informações)?
    2) É possível utilizar o CAPTIVE PORTAL para associar o usuário ao IP utilizado em cada nova conecção?
    3) Os logs de cada conecção serão salvos utilizando a interface do próprio sistema?

    • Intelbras disse:

      Olá! Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  13. Leonardo disse:

    Estou tentando restaurar o backup, do WiseFi, depois que a maquina queimou instalei em outra maquina, quando vou escolher o arquivo, vem a mensagem arquivo invalido.
    Já abaixei versões mais antigas, do site e a mais nova e da sempre o mesmo erro.

    • Intelbras disse:

      Oi, Leonardo! Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

Deixe um comentário