Seu plano de internet é muito bom? Seu computador é de última geração, sua smart TV também, assim como seu tablet, smartphone e outros aparelhos conectados à internet? No entanto, o sinal nunca está como deveria, ou em alguns locais da casa ele é mais forte e em outros quase não aparece? Essa é uma situação bastante comum, o que faz muitas pessoas entrarem imediatamente em contato com o seu provedor de internet, apostando que a entrega do pacote não está sendo como deveria. No entanto, muitas vezes esse problema pode ser solucionado com uma das três opções a seguir: posicionar melhor o roteador, comprar repetidores ou trocar o roteador. E isso pode estar relacionado unicamente à estrutura da sua residência.
Vale lembrar que muitos dos modems e roteadores Wi-Fi oferecidos pelas prestadoras de serviços de comunicação têm um uso bastante limitado. Eles atendem bem a maior parte dos perfis dos usuários, mas os que necessitam de uma configuração um pouco mais avançada podem precisar investir em um equipamento próprio e mais robusto.
Vamos ajudá-lo, neste post, a decidir qual é a melhor maneira de solucionar seu problema, entre as três alternativas citadas. Acompanhe!
Como identificar a causa do problema
Antes de mais nada, é preciso identificar que realmente o seu problema é o sinal fraco e não a internet lenta em sua origem. Para isso, pode-se fazer um teste de velocidade na internet ou mesmo entrar em contato com a sua operadora. Entretanto, são necessárias algumas ações antes de verificar a velocidade da conexão.
A primeira delas: deixe na rede só o dispositivo que será usado para fazer o teste. Mesmo que outros aparentem estar inativos, se não estiverem desconectados de fato podem gerar tráfego e isso interferirá no resultado final.
Além disso, utilize um serviço confiável e reconhecido para analisar quantos bits por segundo estão saindo ou entrando da sua rede. Plataformas mais populares geralmente oferecem bons métodos de medição do que outros sites que acabam sobrecarregando o tráfego com muitos anúncios.
Feito isso, partimos para a próxima ação, que é identificar o formato do local onde você está tentando acessar a internet. Sua casa é grande, mas sem muitos obstáculos? Ou menor, mas com muitas paredes grossas e eletrodomésticos, que podem interferir na propagação do sinal? Identificada a estrutura, vamos direto às soluções.
Solução 1: posicionar melhor o roteador
Se sua casa for pequena, com poucos obstáculos, antes de trocar o roteador, tente posicioná-lo melhor. O ideal é que ele fique mais centralizado dentro da sua residência. As antenas dos roteadores são omnidirecionais, ou seja, distribuem o sinal em todas as direções. Portanto, quanto mais centralizado, mais uniformemente o Wi-Fi será distribuído. Apostar em locais altos também faz diferença, porque eles ajudam a irradiação dos sinais.
A posição da antena também vai interferir na distribuição do sinal. A melhor posição normalmente é a reta e para cima, distribuindo o sinal horizontalmente. Porém, no caso de um local com dois andares, por exemplo, o ideal é manter a antena na horizontal para que as ondas se propaguem verticalmente. Mas o mais importante é verificar a orientação do fabricante no manual de instruções; lá é que você encontrará as especificações do projeto do seu produto.
Como muitos eletrônicos utilizam a mesma frequência, de 2,4 GHz, é preciso que o roteador fique distante de micro-ondas, babás eletrônicas e caixas de som bluetooth, por exemplo. Outra dica é deixá-lo em uma posição onde menos paredes precisarão ser ultrapassadas, como em cantos da casa próximo a corredores.
Solução 2: comprar repetidores
Enquanto o roteador encaminha e organiza os pacotes de dados entre redes, o repetidor pega o sinal que já existe, emitido pelo roteador, e o repete. Ele utiliza os dados da rede que está repetindo e encaminha para os dispositivos conectados, ampliando assim a área de cobertura.
Essa solução é mais aconselhada quando uma residência possui muitos obstáculos, como móveis grandes ou paredes muito grossas ou mesmo a interferência de muitos aparelhos eletrônicos, não permitindo que o sinal chegue a determinado cômodo (ou mais de um). Neste caso, trocar o roteador não funcionaria, pois continuaria existindo um ponto cego. O ideal então seria instalar o repetidor, ou os repetidores, nos locais onde o sinal primário começa a falhar.
Essa solução ajuda, mas deve ser analisada com cuidado. Como os repetidores funcionam como “pontes” entre a rede principal e os dispositivos, é normal que o desempenho caia. Quanto mais repetidores forem instalados, menor pode ser a velocidade.
Em situações em o usuário deseje solucionar definitivamente os problemas de conexão, a recomendação é que ele invista nas redes Mesh. Elas têm um conceito técnico diferente e maior capacidade de ampliação.
Funcionando como uma malha, elas são mais automatizadas — a própria rede Wi-Fi distribui o sinal conforme as áreas onde há mais demanda — e têm melhores velocidade e cobertura. Isso elimina as chamadas “zonas mortas” (áreas de sombra) que não têm sinal. Isso também permite que o usuário circule pelo ambiente de modo que a conexão se mantenha ao migrar de uma antena para outra.
Solução 3: trocar o roteador
Sua residência é grande? Você já checou com sua operadora e ela está entregando a velocidade prometida, mas seus dispositivos ainda estão com problemas de sinal? Você já tentou colocar o roteador em um local mais apropriado, sem obstáculos e não resolveu? Então, o seu roteador pode realmente ter ficado obsoleto. E essa é a hora de trocar o roteador.
Uma residência maior necessita de um roteador wireless mais robusto, ainda mais se vários dispositivos se conectam à internet ao mesmo tempo. A escolha do roteador vai depender de alguns fatores, sendo os principais: velocidade da internet, velocidade de transmissão do roteador, tamanho do ambiente e número de dispositivos conectados.
Existem roteadores dos mais variados valores e potências, e é preciso saber exatamente o que você está buscando para não comprar um equipamento muito robusto (e de valor mais alto) sem necessidade, ou um equipamento de valor mais baixo mas que não tenha a performance de que você precisa. Uma sugestão são os roteadores da com a tecnologia AC, que operam em duas faixas de frequência (2,4 GHz e 5 GHz) e ampliam a possibilidade de conexão com diversos tipos de dispositivo.
Então, agora que você já sabe que é hora de realmente trocar o roteador, descubra, em outro post do nosso blog, qual é o roteador ideal para sua casa.
Gostei muito …. explicações claras para nós leigos… Excelente.
Muito obrigado em compartilhar com a gente o seu feedback João!
Bom dia. Parabéns. Bastante esclarecedor. Obrigada por ajudar aos semi_analfabetos na tecnologia da informação.
Agradecemos muito pelo seu feedback Sonia!
Obrigada pelos esclarecimentos. Muito úteis! Mas ainda ficou uma dúvida. Quando você instala um roteador novo, a partir do roteador da companhia telefônica, ele também funciona como repetidor, mesmo configurado somente para roteador? Nesse caso, roteador da companhia telefônica passa a funcionar somente como modem?
Olá Camilla, pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!
O sistema Mesh Intelbrás não troca de antena automaticamente. Nem no smartphone nem no notebook. Quando a gente se desloca de um local para outro, o aparelho ainda fica conectado na antena anterior, mesmo que muito distante, o que faz cair muito a velocidade de transmissão de dados. A única forma de forçar a mudança para a antena mais próxima é desligar o wifi e religar depois de alguns segundos.
Infelizmente o sistema não cumpre o que promete. Estou tendo que forçar a mudança manualmente e, pior, porque todas as antenas têm o mesmo nome (SSID) o que dificulta a escolha. Na verdade, temos que contar com a sorte de o aparelho reamente mudar de antena ao ser desligado e, depois, ligado.
Olá Uziel! Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!
Adquiri o Kit Roteador Wi-Fi 5 Mesh (AC 1200): na embalagem, ainda não instalado;
Em casa há dois roteadores TP-Link TL-WR941Hp…
Todas as câmeras (Ic3, iC4, iC5) são Intelbras; sincronizados pelo app MIBO
Por não conhecimento da área de informática, como fazer para integrar todo esse sistema ao MODEM VIVO de 100megas???
Poderiam indicar profissional técnico competente para instalar e garantir o melhor aproveitamento dos equipamento em uma casa assobradada ????
Aguardo seu retorno
Prof. Gilber
41 992369386
Olá Norberto, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!