• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Tipo de potência do nobreak: você precisa saber a diferença entre W e VA

Intelbras

13 de dezembro 2021 às 08:12
Nobreaks

Ter equipamentos protegidos das falhas da rede elétrica é fundamental. Computadores, roteadores, câmeras e DVRs de sistemas de CFTV, monitores, servidores precisam de um dispositivo que atue contra as falhas na rede elétrica: o nobreak. Além de oferecer proteção, o nobreak permite que os equipamentos ligados a ele continuem funcionando por mais tempo quando falta energia elétrica, devido à sua bateria.

Na hora de escolher um nobreak, o primeiro passo é identificar os equipamentos que serão conectados a ele e somar suas potências. Geralmente a potência vem expressa em W, símbolo de watt. Simples, não é? Em parte, pois é nesse momento que pode surgir a primeira dúvida: o que é potência? E ao pesquisar sobre os diferentes tipos de nobreak poderão surgir outras dúvidas: só encontrei nobreaks com potência expressa em VA (volt-ampère). É a mesma coisa que watt? Qual a diferença entre W e VA? Para entender melhor cada tipo de potência e como podem influenciar na escolha do nobreak ideal para seu cenário, continue lendo este artigo.

 

Conceitos básicos para entender potência

Em eletricidade, a potência é considerada uma grandeza física que mede a quantidade de energia que é transformada em outro tipo de energia em um intervalo de tempo. Se pensarmos em um ferro de passar roupa, a potência é a capacidade que ele tem de transformar a energia elétrica em calor. Quanto maior é a potência do equipamento, mais rápido essa transformação acontece. Assim, quando se diz que um equipamento é mais potente do que outro, significa que ele realiza o trabalho mais rápido.

Pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), que regula as unidades de medida das grandezas físicas e suas derivações, a potência é medida em watts, representada pela sigla W, e está relacionada à tensão e à corrente elétrica. A unidade que mede tensão é volts, representada pela sigla V e a unidade que mede corrente é ampère, representada pela letra A. É comum também encontrar a potência expressa pela sigla VA, que significa volt-ampère. Para entender como funciona cada tipo de potência, confira a seguir.

 

Conheça cada tipo de potência

Quando um equipamento consome energia elétrica, podemos identificar três tipos de potência: ativa, reativa e aparente. Para simplificar, vamos explicar de forma resumida cada tipo de potência:

» A potência medida em VA é chamada de potência aparente. Ela é a potência total, a soma da potência ativa e da reativa, consumida pelas cargas dos equipamentos.

» A potência medida em W é chamada de potência ativa. É ela que de fato irá realizar o trabalho e determinar a eficiência de um equipamento.

» A potência medida em VAr é chamada de potência reativa. Ela é uma parte da potência que circula entre a carga e a rede elétrica. Ela não é consumida e não realiza trabalho, porém contribui para o aquecimento dos condutores e pode sobrecarregar fios, transformadores, nobreaks e geradores.

A partir desses componentes, encontra-se também o fator de potência (FP). Ele é a relação entre as potências ativa e aparente, sendo representado como FP=W/VA. Por exemplo, um equipamento com 500 W e 1.000 VA tem o fator de potência de 0,5, pois ao dividir 500 por 1.000 o resultado é 0,5. O valor do fator de potência de qualquer carga varia de zero a um. Uma carga com fator de potência igual a zero não realiza nenhum trabalho, porém há corrente circulando entre todos os fios e transformadores. Quando o fator de potência é igual a 1, toda a potência é consumida pela carga.

Para representar esses conceitos, pense em um copo de chopp. O líquido amarelo é a parte que realmente interessa quando se está com sede, pode ser comparado à potência em watts. A espuma não tem a função do líquido, mas ocupa espaço no copo. Ela pode ser comparada à potência reativa. Se considerar o líquido e a espuma, encontra-se o volume total do copo, podendo ser comparado à potência aparente. Nesse caso, o fator de potência seria o volume do líquido dividido pelo volume total do copo.

Com base nesses conceitos, vamos conhecer como isso se aplica aos nobreaks.

 

Avaliando a potência do nobreak

Como todo nobreak tem sua capacidade máxima expressa em W e VA, na hora de escolher um nobreak é importante que você saiba o total de potência das cargas, tanto em W quanto em VA. Por exemplo, em um cenário com um computador de 65W e 130 VA, um modem de 5W e 10 VA, e uma TV smart 40” de 100 W e 200 VA, o total de potência seria 170W e 340 VA. A partir desse total de carga, deve-se buscar por nobreak com capacidade para atender um valor maior. Essa margem a mais deve ser considerada para que seja possível ampliar as cargas futuramente sem sobrecarregar o nobreak e para que ele tenha um tempo de autonomia, em que ele consegue manter os equipamentos ligados a ele funcionando em caso de falta de energia elétrica.

Por isso, nossa recomendação é escolher um nobreak com a potência duas a três vezes maior que a carga estipulada no momento do projeto. Com a carga apresentada no exemplo acima, de 170W e 340 VA, um nobreak de 600 W e 1200 VA atenderia perfeitamente. Além de garantir proteção e autonomia, ele permitiria uma futura ampliação das cargas.

Agora o mais importante é poder contar com nobreaks de qualidade, que levam a marca de uma empresa que tem credibilidade e entende do assunto.

 

Nobreaks Intelbras

A Intelbras tem uma linha completa de nobreaks para atender a diferentes necessidades, em ambiente residencial e corporativo, como os interativos, senoidais, online e os nobreaks para portão. Tanto nas embalagens quanto no site, você encontra informações completas sobre nossos produtos, como os valores de potência expressos em W e VA. Assim fica mais fácil conhecer o nobreak que você está comprando. Confira a seguir os modelos de nobreak de cada linha:

Nobreak interativo

Linha Attiv – de 600 VA/300 W a 1500 VA/750 W

Linha XNB – de 600 VA/300 W a 1800 VA/900 W

Nobreak senoidal

Linha SNB – de 600 VA/300 W a 3000 VA/2100 W

Nobreak online

Linha DNB – de 1500 VA/1350 W a 3000 VA/2700 W

Nobreak para portão

Linha GNB – de 1000 VA/450 W a 1500 VA/600 W

 

Agora que você já conhece as diferentes formas de expressar a potência de um nobreak, e o quanto é importante conhecer seus valores tanto em VA quanto em W, quer obter mais informações sobre os nobreaks Intelbras? Acesse o site e veja os detalhes de todos os produtos ou continue em nosso blog.

0 Comentários

Deixe um comentário