Quando falamos em tecnologia para casa, a lista de soluções inovadoras é grande: porteiros eletrônicos, fechaduras digitais, sistemas avançados de geração e compartilhamento de sinal de internet, câmeras, entre outros dispositivos.
A lista só cresce – e a procura também. De acordo com relatório Smart Home Report 2021 publicado pela Statista, o mercado de casas inteligentes no Brasil irá crescer 17,61% em receita até 2026. Inclusive, a expectativa é que as automações residenciais alcancem 11 milhões de usuários nesse período.
Você com certeza já pensou em automatizar algumas rotinas do seu dia a dia, seja em casa ou no escritório. Ao considerar as possibilidades de tecnologia para casa, no entanto, muitas pessoas imaginam ser necessário realizar um investimento alto e reformas nos ambientes — mas isso nem sempre é verdade! A popularização de dispositivos tem proporcionado a melhoria constante na relação custo-benefício e facilidade de instalação.
As opções são tantas que decidir qual é mais adequada para a sua necessidade e ambiente pode parecer difícil. Por isso, preparamos esse artigo com as principais tecnologias para sua casa. Veja abaixo!
Por que investir em tecnologia para casa?
Quem decide investir em tecnologia para casa ganha em qualidade de vida, uma vez que ela fornece comodidade e mais segurança no dia a dia. São inúmeros os benefícios que atraem cada vez mais consumidores a investirem em tecnologias para casa, entre os quais podemos destacar:
- Segurança: Há uma diversidade de dispositivos digitais ou inteligentes que deixam sua casa mais protegida. Podemos destacar as câmeras de segurança, fechaduras digitais, porteiros eletrônicos, sirenes e detectores de fumaça e gás. Por meio desse tipo de tecnologia, conseguimos não só proteger a nossa família, mas também ter praticidade e conforto;
- Economia: A tecnologia pode estar atrelada à sustentabilidade. Quem investe em sensor de presença, por exemplo, garante que as luzes sejam ligadas somente quando necessário. Alguns aparelhos, principalmente os inteligentes, também permitem o comando à distância. Essa é uma solução para quando saímos de casa e esquecemos algum dispositivo ligado de forma desnecessária;
- Praticidade: Nesse caso, a palavra praticidade está associada a conforto. Com dispositivos inteligentes, é possível automatizar rotinas, como acender a luz de casa e ligar o ar-condicionado para você chegar após o trabalho com o ambiente pronto para te receber. O controle por aplicativo também traz praticidade para quando esquecemos algum dispositivo ligado, já que podemos desligar sem precisar voltar para casa.
- Acessibilidade: A tecnologia para casa também pode facilitar o dia a dia de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como idosos. Isso porque, com dispositivos inteligentes, é possível criar rotinas e controlar aparelhos por comando de voz.
Leia também: O que uma casa conectada tem a ver com qualidade de vida?
Agora que você entendeu alguns dos benefícios de trazer a tecnologia para o seu lar, conheça algumas soluções que podem torná-los ainda mais evidentes.
Fechadura digital e fechadura inteligente: tecnologia para casa já na porta de entrada
A inovação pode estar logo na porta de entrada da sua residência. Tanto a fechadura digital quanto a fechadura inteligente usam tecnologia para garantir segurança e praticidade.
Com elas, o acesso passa a ser feito por senha, tag de proximidade, biometria ou aplicativo para smartphone. Dessa forma, você pode dispensar o uso de chaves, entrar e sair de casa com segurança e agilidade e, ainda, fornecer senhas para as pessoas que frequentemente acessam aquele local (e desativá-las quando desejar).
A principal diferença entre fechadura digital e fechadura inteligente está na possibilidade de integração com outros dispositivos. No caso, apenas a segunda versão permite integrar.
Há uma variedade de modelos para escolher: indicados para áreas internas ou externas, que podem ser embutidos ou sobrepostos, com ou sem maçanetas. Quanto às funcionalidades, podem contar com:
- Alarme sonoro;
- Sensor de fechamento automático;
- Função não perturbe;
- Sensor de incêndio.
Um dos pontos mais importantes que levam as pessoas a escolher por uma fechadura digital ou inteligente é a maior segurança quando comparadas à convencional. Com sistema anti arrombamento, elas dificultam as invasões, trazendo mais proteção para a sua família ou negócio.
Saiba mais: Fechadura inteligente ou digital? Conheça as características e vantagens de cada uma
Outras soluções tecnológicas para controle de acesso
Além das fechaduras, há outras soluções de tecnologia para casa que garantem mais segurança. Entre as opções, estão o porteiro eletrônico e o videoporteiro, que permitem liberar a entrada e saída de pessoas remotamente. Outro dispositivo um pouco mais simples, mas extremamente útil, é a campainha sem fio, com instalação mais fácil que as convencionais. Veja mais detalhes abaixo:
Porteiro eletrônico
O porteiro eletrônico proporciona segurança e praticidade para atender visitantes. Por meio desse aparelho, é possível se comunicar e liberar o acesso. Em modelos com conectividade, todas as funções podem ser realizadas à distância. Isto é, quando alguém tocar o porteiro, a chamada é encaminhada para um número pré-programado, como o seu celular, e você pode conversar e abrir o portão para o visitante de onde estiver.
Videoporteiro
Outra possibilidade para a entrada é o videoporteiro. Diferente do porteiro eletrônico, ele é equipado com uma câmera de alta resolução para ver quem está chamando e analisar o ambiente externo antes de abrir o portão. Essa câmera é nítida mesmo em situações noturnas ou com pouca luz.
Aparelhos com Wi-Fi permitem controlar o acesso remotamente por meio de aplicativo para smartphone. Alguns modelos também têm detectores de movimento, que avisam, gravam ou tiram foto automaticamente quando há movimentação.
Também é possível conectar o videoporteiro a uma TV, desde que esta seja compatível, para visualizar as imagens. Ainda é válido lembrar que o videoporteiro smart também pode ser integrado a outros dispositivos inteligentes.
Campainhas sem fio
As campainhas sem fio são uma alternativa às campainhas convencionais. É uma opção para casa indicada às pessoas que não desejam investir em porteiro eletrônico, videoporteiro ou interfones, mas ainda querem um dispositivo que indique a chegada de visitas.
A maioria dos modelos de campainhas sem fio tem botão para acionamento externo e um módulo interno para disparo sonoro, que pode funcionar com pilhas, bateria ou direto na energia elétrica. Essa característica confere ainda mais praticidade ao produto por ser móvel. Desta forma, mesmo aqueles que se conectam direto à energia elétrica, quando quiser instalar em uma área diferente, basta plugar em outra tomada e está pronto!
No mercado, também há modelos com tecnologia de autonomia elétrica. Sem precisar de qualquer fonte de energia, o som é produzido a partir de uma tecnologia baseada no toque, que converte a energia cinética em um sinal claro e facilmente identificável.
Uma casa inteligente requer um Wi-Fi potente?
Como vimos lá no início, a automação residencial é uma realidade, sendo criadas cada vez mais opções de tecnologia para casa inteligente. A internet das coisas (IoT) é o que possibilita isso, mas para que tudo funcione perfeitamente é necessário ter uma conexão Wi-Fi potente, estável e que abranja todas as áreas da casa.
Eventualmente, é comum que algumas partes da casa fiquem sem conexão, com oscilações ou sinal fraco. Essas áreas são conhecidas como “zonas mortas”.
Para evitar esse problema, existem roteadores com a tecnologia Mesh, que possibilitam maior velocidade, estabilidade e alcance do sinal Wi-Fi para a casa inteira. Garantindo, com isso, que todos os sistemas funcionem de maneira adequada.
Saiba mais: Qual o melhor roteador? Saiba como escolher o ideal para sua casa
Assistente virtual para facilitar sua vida
As assistentes virtuais surgiram para facilitar o dia a dia. Com inteligência artificial, elas são capazes de dar informações, fazer sugestões personalizadas e realizar uma série de comandos. As mais conhecidas são a Alexa e o Google Assistente, que estão disponíveis para smartphones, smart speakers e smart displays.
De acordo com a Statista, o mercado brasileiro para assistentes inteligentes tem potencial para crescer 23% até 2025. Com isso, os smart speakers estão se tornando cada vez mais populares. Tratam-se das caixas de som inteligentes, que, por meio das assistentes, respondem por comando de voz.
Um dos diferenciais que ele oferece é a possibilidade de controlar outros dispositivos inteligentes. Para isso, basta realizar a integração conforme as orientações do manual do dispositivo que você deseja integrar e, então, ele irá responder por meio do smart speaker.
Com essa funcionalidade, é possível ampliar as possibilidades de criação de rotinas. Por exemplo, você pode configurar para que, ao desejar “bom dia” à assistente virtual, ela informe as principais notícias, dê a previsão do tempo e ligue sua cafeteira com o conector smart.
O smart speaker é uma tecnologia para casa que garante a você toda a praticidade e comodidade das assistentes virtuais, disponível sempre que desejar.
Sensores de presença
Outro recurso tecnológico disponível para instalação em casa ou nos ambientes corporativos é o sensor de presença. Além de contribuir com a segurança do espaço, ele ajuda a reduzir o consumo desnecessário de energia elétrica, uma vez que mantém acesas as luzes somente quando há pessoas no ambiente.
Modelos mais modernos disponíveis no mercado têm até células fotossensíveis que habilitam o funcionamento somente quando não há luz do sol.
Os sensores de presença podem ser posicionados e instalados das seguintes formas:
- Parede: Esse tipo de sensor oferece economia ao acender e apagar as luzes automaticamente, aliada à praticidade da utilização da estrutura elétrica já existente. Com modelos de sobrepor ou embutir, elimina a necessidade de grandes intervenções e fica estrategicamente posicionado em áreas de tráfego, agilizando o acendimento das luzes;
- No teto: Neste caso, costuma oferecer uma área de cobertura mais abrangente, já que pode ser instalado a até quatro metros de altura. A própria disposição do aparelho ajuda na segurança, já que o torna inacessível para quaisquer outras pessoas que não os técnicos responsáveis pela manutenção, impedindo que seu funcionamento seja alterado ou comprometido;
- Plug and Play: É o tipo de sensor de presença para iluminação mais simples de ser instalado. Pode ser rosqueado no soquete que recebe a lâmpada (no teto, por exemplo).
Câmeras para cuidar da sua casa
As câmeras de segurança estão entre as opções de tecnologia para casa mais procuradas pelos brasileiros. O dado é do censo de moradia, levantado pelo QuintoAndar em parceria com a Datafolha, que traz sistema de câmera de segurança como o terceiro item mais desejado nas casas pesquisadas.
Existem diferentes tipos de câmeras disponíveis no mercado. Entre elas, câmeras HDCVI, câmeras multi HD, câmeras IP e câmeras Wi-Fi. Alguns desses modelos estão disponíveis tanto para a área interna quanto externa.
Se você deseja automatizar a sua residência, a câmera mais recomendada é a Wi-Fi, que, além de oferecer qualidade nas imagens e sensor de movimento, permite integrações com outros dispositivos inteligentes.
Leia também: Câmera para casa: qual é a ideal para proteger toda a família?
Câmeras Wi-Fi
Você que já possui internet de qualidade e com longo alcance, que tal investir em uma câmera com Wi-Fi? Por meio desses modelos de câmeras, é possível usar a conexão Wi-Fi como canal de tráfego das imagens, eliminando a necessidade de instalação de fios elétricos.
Esse tipo de equipamento fornece imagens HD em tempo real, visão noturna e envia notificações em caso de movimentação nos ambientes. Alguns modelos têm áudio bidirecional para que você se comunique. Também há versões de câmera com visão 360º, permitindo acompanhar todos os cantos da casa.
As câmeras com Wi-Fi, assim como os outros dispositivos inteligentes, podem realizar integrações para automatizar ainda mais a sua rotina. Você pode, por exemplo, definir que as lâmpadas da casa sejam acendidas quando a câmera detectar movimento ou que a sirene seja disparada, trazendo mais segurança para a sua família.
Investir em câmeras é uma alternativa para estar perto e proteger sua família, mesmo à distância.
Iluminação inteligente
A iluminação pode ser um primeiro passo para investir em tecnologia inteligente para casa. Com uma simples troca de lâmpada, você realiza uma automação no ambiente.
Os dispositivos inteligentes de iluminação permitem o controle por aplicativo ou comando de voz, quando conectados a um smart speaker ou uma smart box TV. Por esse motivo, ele pode ser controlado remotamente, o que permite simular presença enquanto a família estiver viajando.
Com lâmpadas, soquetes e interruptores inteligentes é possível programar rotinas, como acender e desligar as luzes em determinado horário. Esses produtos também podem ser integrados a outros dispositivos, ampliando as possibilidades de programação. Por exemplo, você pode definir que a intensidade da luz mude quando a sua smart TV estiver ligada ou acender as luzes quando for detectada presença no ambiente por meio do sensor de movimento smart.
Confira a seguir os diferenciais dos três tipos de produtos que permitem inserir a iluminação inteligente:
1. Lâmpada inteligente
A lâmpada inteligente pode ser controlada por aplicativo ou comando de voz. A instalação é similar à lâmpada convencional, ou seja, basta rosquear no bocal e depois configurar por aplicativo de smartphone.
Há diversas opções de lâmpadas inteligentes no mercado, com diferentes características e preços. A maioria permite controlar a intensidade da luz. Dependendo do modelo, só haverá opção de luz branca quente ou fria, mas outros contam com escala de cor para personalizar o ambiente ou mesmo realizar cromaterapia.
É o caso da Lâmpada LED smart Wi-Fi, da Intelbras, que dá a possibilidade de personalizar a iluminação de ambientes apenas com um toque no aplicativo Izy Smart. Para se ter uma ideia do leque de opções, são 16 milhões de cores a sua escolha, que também podem ter a intensidade controlada conforme o seu gosto.
Saiba mais: O que é e como funciona a lâmpada inteligente?
2. Interruptor inteligente
Com o interruptor inteligente, é possível controlar a iluminação da casa remotamente. Ele é instalado no lugar dos interruptores convencionais. Logo, se você não se sente seguro em instalar, é recomendável contratar um eletricista profissional.
A vantagem do interruptor inteligente em relação às lâmpadas inteligentes é que ele permite controlar mais de uma lâmpada em um único interruptor, tornando-se uma alternativa mais acessível financeiramente.
Existem modelos de interruptor inteligente com botão e interruptor inteligente com painel touch. Assim como outros dispositivos similares, o controle pode ser realizado por aplicativo ou comando de voz. Também é possível criar rotinas e realizar integrações.
3. Soquete inteligente
Gostou das dicas? Então não perca tempo e tenha uma casa inteligente. Entre em contato com a Intelbras, tire suas dúvidas e veja onde comprar seus produtos.
Publicação original: 28/11/2017
Bom dia, gostaria de saber se posso utilizar o TIS 5010 em ramal de PABX e fazer a programação de sigam-me?
Olá José. Sim você pode utilizar ira funcionar mornamente. Dúvidas estamos à disposição!
quero participar para ficar um profissional em casas inteligentes
Olá José, você pode entrar no nosso site: https://treinamentos.intelbras.com.br/lms/#/home, dar uma olhada na nossa agenda de treinamentos e qualquer dúvida pode encaminhar um e-mail para: treinamentos@intelbras.com.br, que te orientamos.