• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Tecnologia inMesh: conheça a evolução da rede mesh para provedores

Intelbras

27 de maio 2022 às 01:05
ProvedoresRedes

tecnologia in mesh

 

A tecnologia inMesh foi desenvolvida pela Intelbras para conectar tanto as ONTs (Terminais de Redes Ópticas) com roteadores quanto entre roteadores no ambiente do cliente, sem a necessidade de cabos, melhorando a distribuição do sinal de internet no local, sem perder a qualidade da conexão. Outra vantagem é que a tecnologia inMesh ajuda a expandir o sinal da rede de internet dentro da casa do cliente.

A solução proporciona escalabilidade da rede, pois permite que mais roteadores sejam adicionados como nó secundário, aumentando a área de cobertura. Elimina-se, dessa forma, a necessidade de soluções totalmente cabeadas que tornam a manutenção e instalação de uma rede na casa do cliente mais cara e complexa.

Leia também: O que é rede mesh e quais suas vantagens?

Continue lendo este artigo para entender os benefícios da tecnologia inMesh para provedores e clientes.

 

O que é a tecnologia inMesh? 

A tecnologia inMesh surgiu a partir do protocolo EasyMesh, que permite que as ONTs da linha WiFiber e os roteadores Wi-Force de diferentes modelos sejam integrados em uma só rede. Além disso, também permite que roteadores da linha Wi-Force comuniquem-se entre si para gerar uma rede inMesh, sem precisar de uma ONT como nó principal.

Uma rede inMesh permite criar um sistema Wi-Fi com uma ONT  WiFiber como nó principal e até seis roteadores Wi-Force como nó secundário. Ou, ainda, um roteador Wi-Force como nó principal e mais cinco roteadores da mesma linha como nó secundário. Com essa atualização, os provedores terão mais versatilidade para entregar planos de internet customizados, criando redes domésticas com produtos de diferentes linhas e modelos.

O primeiro roteador a contar com a tecnologia Mesh que permite a comunicação entre roteadores foi o Twibi. No entanto, a tecnologia evolui para se criar um padrão de comunicação, chamado de protocolo EasyMesh, que permitirá que roteadores e ONT de fabricantes distintos que utilizem esse protocolo consigam comunicar entre si numa rede Mesh. Contudo, a linha Twibi por contar com protocolo proprietário, atualmente acaba não sendo compatível com o inMesh.

 

Como utilizar a nova tecnologia na prática?

Para começar a aproveitar as vantagens dessa solução, existem dois caminhos: 

  • No caso dos provedores que já têm os produtos da Intelbras, é possível baixar a versão do software na página do produto, diretamente no site, e configurar de acordo com as orientações;
  • Para os provedores que ainda não possuem os dispositivos da Intelbras, é preciso adquirir uma ONT WiFiber ou roteador da linha Wi-Force e seguir o passo anterior, atualizando o equipamento.

Leia também: 5 dicas para evitar ataques ao seu provedor e manter sua infraestrutura segura

 

Quais vantagens a tecnologia inMesh oferece para provedores e clientes finais?

streamer

Adotando a tecnologia inMesh, o provedor consegue oferecer planos de internet superiores para os seus clientes. Os usuários, por sua vez, têm mais qualidade de sinal de internet e, consequentemente, conseguem executar diversas tarefas com mais agilidade e melhor experiência, como usar serviços de streaming, assistir aulas em EAD, trabalhar, jogar, etc.

Veja a seguir quais são as vantagens da tecnologia inMesh para os provedores e seus clientes:

  • Permite que, ao transitar pela casa, você não sinta quedas ou perdas de conexão ao passar de um nó para o outro na rede inMesh;
  • Os provedores que já utilizam os equipamentos da Intelbras não têm nenhum custo com a atualização. Para quem utiliza ONTs WiFiber e Roteadores WiForce, não é preciso trocar seus equipamentos, apenas fazer a atualização para utilizar a tecnologia inMesh;
  • O provedor consegue trazer para o seu cliente uma experiência premium de Wi-Fi com uma solução custo-benefício de ONT e roteadores Intelbras;
  • Os usuários conseguem conectar múltiplos dispositivos simultaneamente, com estabilidade de rede superior;
  • Para os provedores, é possível construir infraestruturas com ONT e roteador.  Ou seja, quando há 1 ONT WiFiber (nó primário) + 6 roteadores da linha Wi-Force (nó secundário) ou quando há 1 roteador da linha Wi-Force (nó primário) + 5 roteadores da linha Wi-Force  (nó secundário);
  • Ao ser utilizado como nó secundário e se comunicando via Wi-Fi com o nó principal, o roteador Wi-Force W5-1200F consegue transmitir velocidades acima de 100 mega. Dessa forma, com a tecnologia inMesh, ele consegue acessar velocidades superiores;
  • Já o roteador Wi-Force GF 1200 ao ser utilizado como nó secundário e se comunicando via Wi-Fi com o nó principal, permite com que o cliente utilize a porta WAN giga como uma porta LAN Giga, ou seja, ele poderá conectar videogames e computador via cabo e ter acesso à velocidades acima de 100 mega. Com a tecnologia inMesh, ele consegue acessar velocidades superiores a 100 mega tanto via Wi-Fi, quanto via cabo conectado na porta WAN;
  • Por fim, utilizando uma rede com inMesh os próprios equipamentos direcionam o aparelho, como celulares, tablets e televisores, para a ONT ou Roteador com a melhor qualidade de sinal disponível, garantindo que tenha a melhor experiência em todos os locais cobertos pela rede. 

Se você quer melhorar a experiência do seu cliente, com a sua atual infraestrutura e torná-la mais robusta, atualize seus aparelhos para a tecnologia inMesh.

Aprenda mais sobre como tornar o seu serviço cada vez melhor no nosso blog.

4 Comentários

  1. claudia disse:

    olá,
    é possível criar a rede inmesh via cabo? Não encontrei nehum video com essa configuração. se for possível, esse cabo precisa estar conectado somente no nó principal?

    • Intelbras disse:

      Oi, Claudia! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento pelo WhatsApp (48) 2106-0006 e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!

  2. gabriel disse:

    comprei um MEsh ax 1500 e ja tenho o Giga+ , porem nao esta encontrando o novo dipositivo , coloquei o NS e nao encontra , coloquei o Giga+ como NÃ’
    e coloquei o MESH ax 1500 como NÃ’ tambem . nenhuma das alternativas , funcionaram .

    • Intelbras disse:

      Oi, Gabriel! Você já entrou em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006? Nossa colaborada virtual, Nina, iniciará o atendimento. Se necessário, nossos especialistas realizarão alguns testes no produto com seu auxílio para melhorar a performance do equipamento. Aguardamos você!

Deixe um comentário