Intelbras
  • Início
  • Sobre
  • Contato
  • Site
Intelbras
  • Início
  • Sobre
  • Contato
  • Site
  • Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

O sinal do Wi-Fi está fraco? Saiba como melhorar o alcance

Intelbras

09 de abril 2019 às 02:04
EmpresarialRedesResidencial

sinal do wi-fi

Oferecer mobilidade e conveniência para acessar a internet de qualquer lugar da casa ou da empresa. Essa é a função de uma boa rede wireless. Afinal, a qualidade do sinal do Wi-Fi interfere no desempenho de praticamente todas as atividades online do nosso dia a dia.

Seja no uso doméstico, para jogar, fazer streaming de filmes e músicas, usar as redes sociais e compartilhar informações com outros dispositivos e eletroeletrônicos (veja mais sobre o conceito de ‘casa inteligente’); ou então no uso corporativo, para realizar diferentes tarefas e, especialmente, quando é preciso oferecer uma navegação eficiente para os clientes, o sinal do Wi-Fi, hoje, é indispensável e quase um item de ‘primeira necessidade’.

Portanto, uma das principais preocupações de quem está sempre conectado no mundo digital é contar, sempre, com um bom sinal do Wi-Fi – considerando mais especificamente o alcance do sinal. Está com este tipo de problema? Veja então como melhorar a qualidade da conexão.

cta casa inteligente

Dicas para otimizar o sinal do Wi-Fi

As redes wireless são estabelecidas através de ondas de rádio, assim como celulares, rádios e televisões. A informação é recebida pelo roteador por cabo, através de sinal elétrico, que os decodifica e retransmite através de uma antena por sinal wireless (eletromagnético), estabelecendo a conexão de um ou mais dispositivos com a web. Porém, há alguns fatores que influenciam e podem otimizar o sinal do Wi-Fi. Saiba quais são eles.

Ter um roteador adequado

O roteador é o principal equipamento para o compartilhamento do sinal do Wi-Fi. Assim, é preciso contar com um aparelho que seja adequado às suas demandas.

No entanto, de forma geral, para ter mais qualidade e alcance no sinal do Wi-Fi, vale considerar os seguintes pontos:

Posição e local de instalação

É importante que seu roteador esteja em um local com menor interferência possível. Obstáculos como paredes, seja de concreto, vidro ou metal, podem bloquear a propagação do sinal. Móveis, espelhos e eletrodomésticos (como telefones e micro-ondas) posicionados perto do roteador também podem causar interferência. O ideal é que ele seja instalado em local alto e central da sua casa ou empresa. Desta forma, irá receber menos interferência destes fatores externos.

Antena

Verifique a potência e a posição da antena do seu roteador. Em relação à potência, ela é indispensável para emitir um sinal forte, de maneira que os dispositivos conectados possam recebê-lo com constância e intensidade. Já sobre as antenas, elas devem sempre estar na posição vertical para uma melhor transmissão do sinal. Nunca deixe as antenas curvadas ou direcionadas para baixo.

Atualização

Atualizações de softwares pelos fabricantes de roteadores são comuns, e isso certamente pode melhorar o desempenho e segurança da sua conexão Wi-Fi. Verifique com frequência as disponibilidade de novas versões e atualize seu aparelho.


Pode ser preciso adquirir um repetidor de sinal

Caso não seja possível instalar o roteador em um local adequado, você pode utilizar um equipamento chamado repetidor de sinal. Ele tem como função captar o sinal do Wi-Fi do roteador e ampliar o alcance para grandes ambientes.

Esse dispositivo é portátil e pode ser instalado facilmente em qualquer cômodo da casa ou ambiente da empresa. Dê preferência a um local onde o sinal do roteador possa ser ampliado – vale lembrar que ele só repete o sinal já existente. O repetidor de sinal ainda conecta a sua smart TV à internet e pode ser utilizado como roteador em pequenos ambientes.

No artigo Repetidor Wi-Fi: dicas de como usar você encontra mais informações para melhorar a performance desse dispositivo.

sinal do wi-fi no computador

Conheça os dispositivos Mesh

Como estamos falando em alcance do sinal do Wi-Fi, a tecnologia Mesh é a ideal para aumentar a eficiência e estabilidade das redes wireless. De forma resumida, podemos dizer que os dispositivos Mesh funcionam como roteadores e repetidores. Isso porque, seus aparelhos (pelo menos um par) se comunicam e criam um sistema inteligente de pontos de acesso para rotear automaticamente o sinal.

O que isso significa? Que os usuários, ao se locomoverem pelos ambientes, vão acessando o ponto com o melhor sinal e frequência no momento. Não é necessário, por exemplo, que o dispositivo conectado ‘saia’ da rede do roteador para ‘entrar’ na do repetidor. É o próprio sistema Mesh que analisa as diversas possibilidades de entrega do sinal, definindo sempre o melhor caminho para chegar até o usuário.

Access Point é ideal para empresas e comércios com mais usuários conectados

Se você precisa melhorar o sinal do Wi-Fi em sua empresa (lojas, consultórios, pousadas etc), vale ficar atento também a um outro item, de grande importância: o número de usuários que estarão conectados na rede wireless.

Este é um fator que pode prejudicar – e muito – a qualidade do sinal. Portanto, nos casos em que for necessário ter muitas conexões simultâneas (até 200 dispositivos dependendo do modelo), o ideal é utilizar um Access Point, ou AP. Este aparelho, que pode ser chamado de roteador corporativo, melhora a experiência de navegação, pois permite criar redes diferentes para os tipos de uso – gerência, chefia, clientes, aberto ao público etc –, cada uma com uma senha específica (fica a critério do estabelecimento utilizar diferentes acessos ou não).

Gostou das dicas? Seguindo estas orientações, você terá um maior alcance e desempenho do sinal do Wi-Fi. Quer saber mais? Confira as principais dúvidas sobre roteadores nesse artigo, acesse nossa loja virtual, deixe um comentário ou entre em contato com nossos especialistas. Além disso, o Fórum Intelbras pode ajudar com mais dicas e tutoriais a respeito do assunto.

Posts Relacionados:

Default ThumbnailRoteador wireless: saiba o que é e como escolher o seu home office - homem trabalhandoConheça os equipamentos fundamentais para um home office eficiente Default ThumbnailDicas para criar senhas seguras para seus dispositivos Default ThumbnailComo melhorar as transmissões no trabalho à distância pela internet

36 Comentários

  1. Antonio Companhoni Filho disse:
    29 de abril de 2020 às 18:32

    Tenho uma internet na área rural atendida por um provedor local via antena. 1 mb de velocidade. Ele instalou um roteador intelbras modelo IWR 3000N porém são três casas atendidas e o sinal na cada mais longe 90 metros do roteador o sinal está chegando muito fraco, como poderia melhorar este sinal? Talvez um roteador com maior potência.

    Responder
    • Intelbras disse:
      4 de maio de 2020 às 10:47

      Olá Antonio. Como você tem um roteador fornecido pela Operadora, provavelmente você não pode trocar este aparelho, porém você pode adquirir repetidores de sinal para ampliar a cobertura de sinal Wi-Fi na sua residencia. A Intelbras possui os repetidores IWE 3000N e IWE 3001N, ou você também pode usar o roteador IWR 3000 N que possui a função de repetidor. Outras dúvidas estamos à disposição!

      Responder
  2. Jacira Conceição dos Santos disse:
    12 de junho de 2020 às 19:34

    Vou adquirir uma câmara da intelbras IC3, para o condominio que moro que é um predio pequeno com nove apartamentos, como sindica gostaria de emprestar meu sinal de wifi para o funcionamento da câmara. Só que o sinal do meu wifi não chega em outros apartamentos que distam 20 metros do meu.apartamentos. O que preciso fazer para ampliar o alcance do wifi. Obrigado
    Jacira Santos

    Responder
    • Intelbras disse:
      15 de junho de 2020 às 10:02

      Olá Jacira, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!

      Responder
  3. Delson Mendes disse:
    8 de agosto de 2020 às 09:38

    Bom dia Srs., tenho um aparelho CFW8061 instalado na minha chácara, uso antena externa, similar a que está .no kit CFA6041, uso o chip do meu celular, com internet razoável da vivo. O problema é que o sinal está fraco, a internet está lenta. Tem sugestão de alguma antena mais potente que possa melhorar a minha Internet. Reposicionaei a antena para local mais alto, não melhorou muito. Abraços

    Responder
    • Intelbras disse:
      10 de agosto de 2020 às 14:46

      Olá Delson. Não temos como indicar antena de outros fabricantes, e a Intelbras não fabrica mais antenas externa para celular fixo. Neste caso teria que posicionar a antena em um local melhor, e comparar o sinal que o CFW capta com essa antena externa e a original do produto, para verificar se realmente a antena externa está em funcionamento. Estamos à disposição!

      Responder
  4. Zenaide Dantas disse:
    12 de agosto de 2020 às 16:18

    Boa tarde,
    Precisamos melhorar o WiFi da escola. É possível um técnico avaliar e nos dizer o que é necessário para resolvermos o problema?

    Obg
    Zenaide

    Responder
    • Intelbras disse:
      12 de agosto de 2020 às 16:24

      Olá Zenaide, pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!

      Responder
  5. ramom disse:
    20 de agosto de 2020 às 11:27

    porque o roteador fica com uma luz verde e vermelha e como faço para o roteador parar de ficar com a luz vermelha

    Responder
    • Intelbras disse:
      20 de agosto de 2020 às 11:46

      Olá Ramom, nesse caso pedimos que você siga o nosso vídeo tutorial passo a passo https://www.youtube.com/watch?v=BpMiD2QM1qc&t=49s, caso fique com alguma dificuldade é só entrar em contato com a nossa equipe técnica. Ficamos à disposição!

      Responder
  6. CRISTIANE OLIVEIRA disse:
    29 de setembro de 2020 às 10:59

    GOSTARIA DE SABER COMO POSSO MELHORAR O SINAL DE WI FI DENTRO DE CASA, POI SÓ TENHO MODEM DA NET QUE FICA NA SALA E QUERO TRABALHAR NO ESCRITÓRIO. PRECISO DO ROTEADOR E DO REPETIDOR AO MESMO TEMPO, OU SÓ O ROTEADOR BASTA. OBRIGADA

    Responder
    • Intelbras disse:
      29 de setembro de 2020 às 14:44

      Olá Cristiane. Pode utilizar dois Twibis, um conectado ao modem, é outro para ampliar o sinal. Outras dúvidas estamos à disposição!

      Responder
  7. Paulo disse:
    7 de outubro de 2020 às 15:42

    Boa tarde!
    Se tenho um roteador principal num cômodo nos fundos da casa e quero ter um bom sinal wi-fi na frente da casa, seria melhor puxar um cabo dos fundos para a frente e colocar um roteador (fechando uma rede, dois roteadores com duas senhas) do que colocar repetidor?

    Responder
    • Intelbras disse:
      7 de outubro de 2020 às 16:36

      Olá Paulo, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por lá. Ficamos no seu aguardo!

      Responder
  8. Jamil disse:
    7 de outubro de 2020 às 21:07

    Tenho um Moden da Prestadora de internet e um roteador IntelbrasW5-1200F que me pertence..Os dois estão distante cerca de um metro e meio.O noden tem um sinal forte ,enquanto o W5-1200F fica com sinal fraco..O que devo fazer pra melhorar esse sinal?

    Responder
    • Intelbras disse:
      8 de outubro de 2020 às 10:29

      Olá Jamil, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por lá. Ficamos no seu aguardo!

      Responder
  9. Antonio disse:
    7 de novembro de 2020 às 08:12

    Bom dia
    Tenho um roteador Intelbras WIM-240, do nada ele perdeu a potencia de transmissao, eu usava uma antena tp-link de 8dbi, agora o sinal um metro de distancia ja troquei de antena e nada mudou, antes ele abrangia um raio de 15 metros. ja resetei ele e reinstalei o firmaware e nada mudou olhei as solda da antena esta normal. as porta wan e lan estao normais.
    att
    antonio

    Responder
    • Intelbras disse:
      17 de novembro de 2020 às 10:54

      Olá Antonio, nesse caso sugerimos o contato com a nossa equipe de suporte pelo fone ou WhatsApp pelo (48) 2106-0006.

      Responder
  10. Celso Vitagliano Prado Vieira disse:
    8 de novembro de 2020 às 08:40

    Como posso melhorar o sinal do alcance do TS 5150?

    Responder
    • Intelbras disse:
      17 de novembro de 2020 às 13:10

      Olá Celso. Não é possível modificar o alcance do TS 5150, pois o alcance está relacionado além da tecnologia DECT, também ao ambiente onde está o telefone, e quantas barreiras o sinal tem que enfrentar. Neste caso você pode tentar posicionar o telefone em um novo local, afim de encontrar um local com menos interferência.

      Responder
  11. MARCELO LIMA CARDOSO disse:
    3 de dezembro de 2020 às 14:55

    O meu roteador fica na sala e tenho uma área no final do meu quintal uns 15 metros de distância lá o sinal fica fraco, fica caindo toda hora, um repetidor resolveria?

    Responder
    • Intelbras disse:
      11 de dezembro de 2020 às 10:40

      Oi, Marcelo! Pode utilizar um repetidor, mais precisaria ficar em um local coberto, ou talvez utilizar um roteador corporativo com alcance maior para cobrir toda área. Ficamos à disposição!

      Responder
  12. Felicio Thomaz disse:
    13 de março de 2021 às 19:27

    Olá, tenho uma assinatura do speed vivo plano de 200. Mas, desde o início da pandemia o Wi-Fi fica cada vez mais curto. Antes chegava até o quintal e agora mal cobre a casa. O pessoal da concessionária veio em casa e apenas não acreditam nas informações. A cada medição os números são diferentes. Já trocaram o roteador. Quando o upload apresenta velocidade maior que o download apenas riram e disseram: estranho mesmo.
    Agora proibi o pessoal de entrar em casa pois apenas se apresentam com máscaras, nesses tempos não dá né!
    O que devo fazer ou pedir que façam?

    Responder
    • Intelbras disse:
      13 de abril de 2021 às 16:23

      Olá, Felicio!
      Nesse caso seria interessante analisarmos o seu roteador Intelbras, nos chame no whatsApp (48) 2106-0006, ficamos no seu aguardo.

      Responder
  13. Victor Gomes disse:
    18 de junho de 2021 às 19:28

    Como faço para potencializar o sinal do Wifi ?

    Considerando os problemas:

    – Perto de casa tem uma antena de transmissão de radio.
    – Em casa não tem um lugar bom, alto, longe de paredes e janelas para o roteador.

    Responder
    • Intelbras disse:
      21 de junho de 2021 às 08:41

      Oi Victor. Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

      Responder
  14. Graciete disse:
    11 de julho de 2021 às 12:20

    Meu iPhone diz que a segurança do wifi é fraca e diz que deve ser mudada a configuração.. O roteador é da empresa prestadora. O que fazer?

    Responder
    • Intelbras disse:
      15 de julho de 2021 às 09:47

      Oi Graciete! Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

      Responder
  15. JÚLIO MARCUS COELHO disse:
    17 de novembro de 2021 às 23:03

    Tenho dua cameras INTELBRAS IC5 porrm as imagens sao muito inconstantes, chega a aborrecer pois qdo preciso, não tem, ficam a aproximadamente 30 metros na calcada, Chego a me arrepender de ter essas cameras. Alguma sugestão???
    Grato

    Responder
    • Arthur Faria disse:
      19 de novembro de 2021 às 11:26

      Júlio, lamentamos a sua experiência!
      Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

      Responder
  16. Reginaldo Antônio de Castro Santos disse:
    23 de julho de 2022 às 11:26

    Bom dia! Como devo fazer para ter Wi-Fi em todos os cômodos da casa. Tem dois aparelhos repetidores é um roteador no quarto, só que eu não consigo acessar em outros quartos. O que eu devo fazer para melhorar o acesso para a casa inteira?

    Responder
    • Intelbras disse:
      23 de agosto de 2022 às 14:07

      Oi, Reginaldo, tudo bem? Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento pelo WhatsApp (48) 2106-0006 e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!

      Responder
  17. MARCO AURELIO disse:
    28 de novembro de 2023 às 14:22

    boa tarde!!! trabalho em um provedor de internet, trabalhamos com roteador rg1200, temos varios instalados em condominios de predio. Sofremos muito com interferencia de outros roteadores de concorrentes. gostaria de saber se vcs tem algum equipamento que ajudaria a sair dessas interferencia e melhorar o sinal do cliente.

    Responder
    • Intelbras disse:
      21 de março de 2024 às 14:19

      Oi, Marco! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Você pode entrar em contato pelo nosso telefone (48) 21060030. Nosso suporte de provedores irá te auxiliar da melhor forma.

      Responder
  18. JULIO REIS disse:
    24 de abril de 2024 às 13:47

    Boa tarde!, Tenho instalado um kit Twibi giga +, com 2 nós, já alguns anos, mas começou apresentar problemas de conexão, o sinal está caindo de um dos nós, fiz a reclamação e enviei para autorizada, fez o reparo, mas não estou satisfeito, ainda instável, está ligado via cabo os 2 twibis, cheguei a trocar de operado achando que o problema deles, pelo visto não era, tenho 650 MB, sendo que nos twibis mesmo via cabo, não chega 300 MB, O wi-fi tem chegado 170 MB as vezes. O que poderia ser ? Resetar de fabrica, trocar estes aparelhos que ainda está em garantia.???

    Responder
    • Intelbras disse:
      14 de maio de 2024 às 10:48

      Oi, Julio! Você já entrou em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006? Nossa colaborada virtual, Nina, iniciará o atendimento. Se necessário, nossos especialistas realizarão alguns testes no produto com seu auxílio para melhorar a performance do equipamento. Aguardamos você!

      Responder

Deixe um comentário

Cancelar Resposta

Categorias

  • E-books20
  • Energia Solar112
  • Energia56
  • Segurança187
  • Comunicação107
  • Redes85
  • Públicos453
    • Residencial173
    • Empresarial140
    • Condomínios71
    • Instaladores26
    • Provedores42
  • + Lidas

  • + Comentadas

Intelbras
O que é rede mesh e quais suas vantagens?
Intelbras
Telefone ramal: saiba o que é e de que maneira ele pode facilitar a sua vida
Intelbras
Telefone ramal: saiba o que é e de que maneira ele pode facilitar a sua vida
Intelbras
Entenda como monitorar sua casa pelo celular
Intelbras

Dúvidas sobre os produtos Intelbras?

Isso pode te ajudar:
  • Fórum Intelbras
  • Canal Intelbras no YouTube
Intelbras