Oferecer mobilidade e conveniência para acessar a internet de qualquer lugar da casa ou da empresa. Essa é a função de uma boa rede wireless. Afinal, a qualidade do sinal do Wi-Fi interfere no desempenho de praticamente todas as atividades online do nosso dia a dia.
Seja no uso doméstico, para jogar, fazer streaming de filmes e músicas, usar as redes sociais e compartilhar informações com outros dispositivos e eletroeletrônicos (veja mais sobre o conceito de ‘casa inteligente’); ou então no uso corporativo, para realizar diferentes tarefas e, especialmente, quando é preciso oferecer uma navegação eficiente para os clientes, o sinal do Wi-Fi, hoje, é indispensável e quase um item de ‘primeira necessidade’.
Portanto, uma das principais preocupações de quem está sempre conectado no mundo digital é contar, sempre, com um bom sinal do Wi-Fi – considerando mais especificamente o alcance do sinal. Está com este tipo de problema? Veja então como melhorar a qualidade da conexão.
Dicas para otimizar o sinal do Wi-Fi
As redes wireless são estabelecidas através de ondas de rádio, assim como celulares, rádios e televisões. A informação é recebida pelo roteador por cabo, através de sinal elétrico, que os decodifica e retransmite através de uma antena por sinal wireless (eletromagnético), estabelecendo a conexão de um ou mais dispositivos com a web. Porém, há alguns fatores que influenciam e podem otimizar o sinal do Wi-Fi. Saiba quais são eles.
Ter um roteador adequado
O roteador é o principal equipamento para o compartilhamento do sinal do Wi-Fi. Assim, é preciso contar com um aparelho que seja adequado às suas demandas.
No entanto, de forma geral, para ter mais qualidade e alcance no sinal do Wi-Fi, vale considerar os seguintes pontos:
Posição e local de instalação
É importante que seu roteador esteja em um local com menor interferência possÃvel. Obstáculos como paredes, seja de concreto, vidro ou metal, podem bloquear a propagação do sinal. Móveis, espelhos e eletrodomésticos (como telefones e micro-ondas) posicionados perto do roteador também podem causar interferência. O ideal é que ele seja instalado em local alto e central da sua casa ou empresa. Desta forma, irá receber menos interferência destes fatores externos.
Antena
Verifique a potência e a posição da antena do seu roteador. Em relação à potência, ela é indispensável para emitir um sinal forte, de maneira que os dispositivos conectados possam recebê-lo com constância e intensidade. Já sobre as antenas, elas devem sempre estar na posição vertical para uma melhor transmissão do sinal. Nunca deixe as antenas curvadas ou direcionadas para baixo.
Atualização
Atualizações de softwares pelos fabricantes de roteadores são comuns, e isso certamente pode melhorar o desempenho e segurança da sua conexão Wi-Fi. Verifique com frequência as disponibilidade de novas versões e atualize seu aparelho.
Pode ser preciso adquirir um repetidor de sinal
Caso não seja possÃvel instalar o roteador em um local adequado, você pode utilizar um equipamento chamado repetidor de sinal. Ele tem como função captar o sinal do Wi-Fi do roteador e ampliar o alcance para grandes ambientes.
Esse dispositivo é portátil e pode ser instalado facilmente em qualquer cômodo da casa ou ambiente da empresa. Dê preferência a um local onde o sinal do roteador possa ser ampliado – vale lembrar que ele só repete o sinal já existente. O repetidor de sinal ainda conecta a sua smart TV à internet e pode ser utilizado como roteador em pequenos ambientes.
No artigo Repetidor Wi-Fi: dicas de como usar você encontra mais informações para melhorar a performance desse dispositivo.
Conheça os dispositivos Mesh
Como estamos falando em alcance do sinal do Wi-Fi, a tecnologia Mesh é a ideal para aumentar a eficiência e estabilidade das redes wireless. De forma resumida, podemos dizer que os dispositivos Mesh funcionam como roteadores e repetidores. Isso porque, seus aparelhos (pelo menos um par) se comunicam e criam um sistema inteligente de pontos de acesso para rotear automaticamente o sinal.
O que isso significa? Que os usuários, ao se locomoverem pelos ambientes, vão acessando o ponto com o melhor sinal e frequência no momento. Não é necessário, por exemplo, que o dispositivo conectado ‘saia’ da rede do roteador para ‘entrar’ na do repetidor. É o próprio sistema Mesh que analisa as diversas possibilidades de entrega do sinal, definindo sempre o melhor caminho para chegar até o usuário.
Access Point é ideal para empresas e comércios com mais usuários conectados
Se você precisa melhorar o sinal do Wi-Fi em sua empresa (lojas, consultórios, pousadas etc), vale ficar atento também a um outro item, de grande importância: o número de usuários que estarão conectados na rede wireless.
Este é um fator que pode prejudicar – e muito – a qualidade do sinal. Portanto, nos casos em que for necessário ter muitas conexões simultâneas (até 200 dispositivos dependendo do modelo), o ideal é utilizar um Access Point, ou AP. Este aparelho, que pode ser chamado de roteador corporativo, melhora a experiência de navegação, pois permite criar redes diferentes para os tipos de uso – gerência, chefia, clientes, aberto ao público etc –, cada uma com uma senha especÃfica (fica a critério do estabelecimento utilizar diferentes acessos ou não).
Gostou das dicas? Seguindo estas orientações, você terá um maior alcance e desempenho do sinal do Wi-Fi. Quer saber mais? Confira as principais dúvidas sobre roteadores nesse artigo, acesse nossa loja virtual, deixe um comentário ou entre em contato com nossos especialistas. Além disso, o Fórum Intelbras pode ajudar com mais dicas e tutoriais a respeito do assunto.
Tenho uma internet na área rural atendida por um provedor local via antena. 1 mb de velocidade. Ele instalou um roteador intelbras modelo IWR 3000N porém são três casas atendidas e o sinal na cada mais longe 90 metros do roteador o sinal está chegando muito fraco, como poderia melhorar este sinal? Talvez um roteador com maior potência.
Olá Antonio. Como você tem um roteador fornecido pela Operadora, provavelmente você não pode trocar este aparelho, porém você pode adquirir repetidores de sinal para ampliar a cobertura de sinal Wi-Fi na sua residencia. A Intelbras possui os repetidores IWE 3000N e IWE 3001N, ou você também pode usar o roteador IWR 3000 N que possui a função de repetidor. Outras dúvidas estamos à disposição!
Vou adquirir uma câmara da intelbras IC3, para o condominio que moro que é um predio pequeno com nove apartamentos, como sindica gostaria de emprestar meu sinal de wifi para o funcionamento da câmara. Só que o sinal do meu wifi não chega em outros apartamentos que distam 20 metros do meu.apartamentos. O que preciso fazer para ampliar o alcance do wifi. Obrigado
Jacira Santos
Olá Jacira, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!
Bom dia Srs., tenho um aparelho CFW8061 instalado na minha chácara, uso antena externa, similar a que está .no kit CFA6041, uso o chip do meu celular, com internet razoável da vivo. O problema é que o sinal está fraco, a internet está lenta. Tem sugestão de alguma antena mais potente que possa melhorar a minha Internet. Reposicionaei a antena para local mais alto, não melhorou muito. Abraços
Olá Delson. Não temos como indicar antena de outros fabricantes, e a Intelbras não fabrica mais antenas externa para celular fixo. Neste caso teria que posicionar a antena em um local melhor, e comparar o sinal que o CFW capta com essa antena externa e a original do produto, para verificar se realmente a antena externa está em funcionamento. Estamos à disposição!
Boa tarde,
Precisamos melhorar o WiFi da escola. É possÃvel um técnico avaliar e nos dizer o que é necessário para resolvermos o problema?
Obg
Zenaide
Olá Zenaide, pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!
porque o roteador fica com uma luz verde e vermelha e como faço para o roteador parar de ficar com a luz vermelha
Olá Ramom, nesse caso pedimos que você siga o nosso vÃdeo tutorial passo a passo https://www.youtube.com/watch?v=BpMiD2QM1qc&t=49s, caso fique com alguma dificuldade é só entrar em contato com a nossa equipe técnica. Ficamos à disposição!
GOSTARIA DE SABER COMO POSSO MELHORAR O SINAL DE WI FI DENTRO DE CASA, POI SÓ TENHO MODEM DA NET QUE FICA NA SALA E QUERO TRABALHAR NO ESCRITÓRIO. PRECISO DO ROTEADOR E DO REPETIDOR AO MESMO TEMPO, OU SÓ O ROTEADOR BASTA. OBRIGADA
Olá Cristiane. Pode utilizar dois Twibis, um conectado ao modem, é outro para ampliar o sinal. Outras dúvidas estamos à disposição!
Boa tarde!
Se tenho um roteador principal num cômodo nos fundos da casa e quero ter um bom sinal wi-fi na frente da casa, seria melhor puxar um cabo dos fundos para a frente e colocar um roteador (fechando uma rede, dois roteadores com duas senhas) do que colocar repetidor?
Olá Paulo, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por lá. Ficamos no seu aguardo!
Tenho um Moden da Prestadora de internet e um roteador IntelbrasW5-1200F que me pertence..Os dois estão distante cerca de um metro e meio.O noden tem um sinal forte ,enquanto o W5-1200F fica com sinal fraco..O que devo fazer pra melhorar esse sinal?
Olá Jamil, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por lá. Ficamos no seu aguardo!
Bom dia
Tenho um roteador Intelbras WIM-240, do nada ele perdeu a potencia de transmissao, eu usava uma antena tp-link de 8dbi, agora o sinal um metro de distancia ja troquei de antena e nada mudou, antes ele abrangia um raio de 15 metros. ja resetei ele e reinstalei o firmaware e nada mudou olhei as solda da antena esta normal. as porta wan e lan estao normais.
att
antonio
Olá Antonio, nesse caso sugerimos o contato com a nossa equipe de suporte pelo fone ou WhatsApp pelo (48) 2106-0006.
Como posso melhorar o sinal do alcance do TS 5150?
Olá Celso. Não é possÃvel modificar o alcance do TS 5150, pois o alcance está relacionado além da tecnologia DECT, também ao ambiente onde está o telefone, e quantas barreiras o sinal tem que enfrentar. Neste caso você pode tentar posicionar o telefone em um novo local, afim de encontrar um local com menos interferência.
O meu roteador fica na sala e tenho uma área no final do meu quintal uns 15 metros de distância lá o sinal fica fraco, fica caindo toda hora, um repetidor resolveria?
Oi, Marcelo! Pode utilizar um repetidor, mais precisaria ficar em um local coberto, ou talvez utilizar um roteador corporativo com alcance maior para cobrir toda área. Ficamos à disposição!
Olá, tenho uma assinatura do speed vivo plano de 200. Mas, desde o inÃcio da pandemia o Wi-Fi fica cada vez mais curto. Antes chegava até o quintal e agora mal cobre a casa. O pessoal da concessionária veio em casa e apenas não acreditam nas informações. A cada medição os números são diferentes. Já trocaram o roteador. Quando o upload apresenta velocidade maior que o download apenas riram e disseram: estranho mesmo.
Agora proibi o pessoal de entrar em casa pois apenas se apresentam com máscaras, nesses tempos não dá né!
O que devo fazer ou pedir que façam?
Olá, Felicio!
Nesse caso seria interessante analisarmos o seu roteador Intelbras, nos chame no whatsApp (48) 2106-0006, ficamos no seu aguardo.
Como faço para potencializar o sinal do Wifi ?
Considerando os problemas:
– Perto de casa tem uma antena de transmissão de radio.
– Em casa não tem um lugar bom, alto, longe de paredes e janelas para o roteador.
Oi Victor. Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!
Meu iPhone diz que a segurança do wifi é fraca e diz que deve ser mudada a configuração.. O roteador é da empresa prestadora. O que fazer?
Oi Graciete! Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!
Tenho dua cameras INTELBRAS IC5 porrm as imagens sao muito inconstantes, chega a aborrecer pois qdo preciso, não tem, ficam a aproximadamente 30 metros na calcada, Chego a me arrepender de ter essas cameras. Alguma sugestão???
Grato
Júlio, lamentamos a sua experiência!
Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!
Bom dia! Como devo fazer para ter Wi-Fi em todos os cômodos da casa. Tem dois aparelhos repetidores é um roteador no quarto, só que eu não consigo acessar em outros quartos. O que eu devo fazer para melhorar o acesso para a casa inteira?
Oi, Reginaldo, tudo bem? Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento pelo WhatsApp (48) 2106-0006 e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!
boa tarde!!! trabalho em um provedor de internet, trabalhamos com roteador rg1200, temos varios instalados em condominios de predio. Sofremos muito com interferencia de outros roteadores de concorrentes. gostaria de saber se vcs tem algum equipamento que ajudaria a sair dessas interferencia e melhorar o sinal do cliente.
Oi, Marco! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Você pode entrar em contato pelo nosso telefone (48) 21060030. Nosso suporte de provedores irá te auxiliar da melhor forma.
Boa tarde!, Tenho instalado um kit Twibi giga +, com 2 nós, já alguns anos, mas começou apresentar problemas de conexão, o sinal está caindo de um dos nós, fiz a reclamação e enviei para autorizada, fez o reparo, mas não estou satisfeito, ainda instável, está ligado via cabo os 2 twibis, cheguei a trocar de operado achando que o problema deles, pelo visto não era, tenho 650 MB, sendo que nos twibis mesmo via cabo, não chega 300 MB, O wi-fi tem chegado 170 MB as vezes. O que poderia ser ? Resetar de fabrica, trocar estes aparelhos que ainda está em garantia.???
Oi, Julio! Você já entrou em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006? Nossa colaborada virtual, Nina, iniciará o atendimento. Se necessário, nossos especialistas realizarão alguns testes no produto com seu auxÃlio para melhorar a performance do equipamento. Aguardamos você!