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Rede híbrida com rádio e fibra: é possível montar?

Intelbras

06 de agosto 2019 às 09:08
ProvedoresRedes

rede hibrida

A demanda e o acesso à internet no Brasil são cada vez maiores. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), com dados relativos a 2017, 75% das residências do país contam com acesso à rede mundial de computadores.

Esse fenômeno vem acompanhado de uma exigência cada vez maior de banda e, consequentemente, de padrões que consigam atender a essa demanda. Para isso, a fibra óptica é considerada, hoje, a melhor e mais robusta tecnologia de rede.

Entretanto, uma vez que o custo para implantar uma rede totalmente baseada em fibra é elevado, as redes híbridas surgem como excelente solução para reduzir custos operacionais e aproveitar as estruturas já existentes para oferecer uma internet cada vez melhor aos usuários.

As redes híbridas que combinam radiofrequência e fibra óptica são altamente viáveis, permitindo a distribuição de pontos de acesso e formando uma arquitetura de longo alcance capaz de ampliar ainda mais a área de cobertura em taxas satisfatoriamente altas.

Mas quais as vantagens de integrar essas duas tecnologias e como o provedor pode ganhar com isso? É exatamente o que vamos ver nesse post. Acompanhe!

Vantagens da rede híbrida

Uma das grandes vantagens da rede híbrida para provedores pode ser observada no aspecto financeiro e no equilíbrio entre as duas tecnologias.

Embora a instalação e a oferta do rádio sejam mais baratas, o tíquete médio cobrado de cada unidade também é menor. Por outro lado, com a fibra óptica é possível entregar mais banda e, como resultado, cobrar valores mais elevados de cada usuário.

No entanto, para oferecer conexão via fibra a uma determinada região, devemos lembrar que se trata de um processo bem mais extenso, que demanda a realização de estudos e levantamentos de viabilidade, desenvolvimento e apresentação de projeto e entrada junto à concessionária – e, dependendo do caso, também a outros órgãos públicos.

Somadas, todas essas etapas podem levar até 90 dias apenas para conhecer a real possibilidade de se chegar ou não até determinada área.

Desse modo, a rede híbrida torna-se extremamente vantajosa. Além disso, quando a demanda permitir a migração de rádio para fibra, os equipamentos de rádio podem ser redirecionados para regiões com uma estrutura menor, como periferias ou zonas rurais.

Exemplo de aplicação da rede híbrida

Um dos casos mais claros de aplicação de rede híbrida pode ser observada na relação dos provedores com condomínios residenciais e comerciais.

Trazemos um exemplo: atualmente, muitos provedores aproveitam o momento de instalação de internet nos apartamentos para oferecer à administração do prédio a internet necessária para toda a estrutura de segurança do empreendimento. Em troca, o condomínio cede um espaço no topo do edifício para a instalação de uma torre com um aparelho de radiofrequência.

Com isso, o provedor ganha mais uma estrutura para aumentar a cobertura e atingir outras regiões da cidade que ainda não contam com a tecnologia por fibra óptica.

rede hibrida - homem

Conclusão

Para não perder espaço no mercado, é preciso atender o cliente da melhor forma possível e garantir a sua conexão.

Nesse contexto, o rádio se destaca pela facilidade e pela agilidade que proporciona ao provedor – e isso pode fazer toda a diferença. No entanto, o equipamento precisa ser bem instalado, com boa visada (área livre de obstáculos), correta relação sinal x ruído e na potência correta, evitando a saturação do sinal.

É importante ressaltar que a montagem da rede híbrida está suscetível a uma série de fatores. Sendo assim, é preciso considerar questões relacionadas ao tráfego que vai ser utilizado, à visada dos equipamentos, a possibilidade ou não de oferecer fibra ao cliente, etc.

A decisão é simples: quando temos uma localidade com grande densidade, como o centro de grandes cidades, por exemplo, o investimento em rede de fibra óptica é vantajoso; não há por que investir em acesso via rádio para essas regiões, sendo mais vantajoso direcioná-lo para locais mais remotos e menos povoados.

O seu provedor está preparado para adotar a rede híbrida? Aproveite para compartilhar conosco todas suas dúvidas e sugestões!

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