• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Diferenças entre cabeamento de cobre e fibra óptica

Intelbras

24 de janeiro 2023 às 12:01
Redes

Você sabe qual a diferença entre cabo e fibra óptica? Muitas pessoas não sabem e acreditam em alguns mitos sobre o assunto. Um deles é que a fibra óptica é mais cara do que cabeamento de cobre. O objetivo desse conteúdo é explicar sobre alguns desses mitos e orientar sobre as principais diferenças entre os dois tipos de infraestrutura de internet.

A fibra óptica apresentou um crescimento inesperado em 2021, ultrapassando em 95,78% da meta prevista. Esse resultado mostra que esse tipo de tecnologia tem sido muito mais valorizada pelos consumidores. Quer entender melhor? Continue lendo e confira! 

O que é a fibra óptica?

A fibra óptica é uma tecnologia de transmissão de dados, que permite a transferência de informações em uma velocidade próxima à da luz. Sua estrutura é formada por filamentos flexíveis de materiais como fibras de vidro ou plástico.

As fibras em si são tão finas quanto um fio de cabelo humano, tendo micrômetros de espessura em torno de 10-6m, mas seu comprimento pode ser de quilômetros.

Por meio de um cabo óptico, a conexão de internet pode ser transmitida de forma contínua e em até 10 gigabits por segundo. Ou seja, em apenas seis segundos é possível baixar um filme longa-metragem em HD, por exemplo. Além da velocidade, existem diversas vantagens da fibra óptica para CFTV. 

Quais as vantagens da fibra óptica?

Pensando na experiência do cliente, a fibra óptica se destaca entre as outras opções de conexão. Ela é mais rápida, estável e segura. Confira outras vantagens:

  • Transporta mais informações com a utilização de menos cabos, reduzindo a infraestrutura necessária para instalação;
  • Oferece maior área de cobertura e sofre menos oscilações na transmissão de dados, pois a fibra óptica utilizada nos cabos não sofre interferência eletromagnética e é mais resistente a danos;
  • Por causa de sua estrutura, utiliza um espaço físico menor. O ponto onde a OLT é instalada não depende de colocação, como acontece com as torres de transmissão de ondas via rádio. Como as OLTs ocupam apenas 1U em racks, o espaço físico necessário na instalação é menor;
  • Menos custos de instalação por causa da quantidade de equipamentos e recursos necessários. Além disso, os custos com manutenção também são menores, pois a necessidade de troca de cabos é menor, sendo necessária somente a troca dos equipamentos de borda em caso de falhas ou atualização de tecnologia;
  • A fibra óptica é à prova de futuro, ou seja, ela suporta todas as tendências de tecnologia dos próximos anos, mesmo aquelas que sugerem o uso de redes mais robustas, como as redes 5G, edge computing, IoT, nuvem, data analytics, inteligência artificial e metaverso.
  • A fibra óptica não apresenta limitações em relação ao volume de dados transmitidos, isso é determinado pelos equipamentos de borda.

Todas as facilidades que a fibra óptica oferece são percebidas do momento da aquisição dos recursos para a infraestrutura até a utilização do cliente em seu dia a dia. Além disso, a fibra óptica pode ser aproveitada em diversos contextos, como residências ou empresas que utilizam a internet para sistema de segurança, por exemplo.

Qual a diferença entre cabo e fibra óptica?

A fibra óptica é uma tecnologia muito vantajosa, mas que ainda gera dúvidas nos consumidores. Entre os principais mitos criados em torno desse tipo de infraestrutura estão as complexidades de instalação e o preço. No entanto, como você viu no tópico anterior,  os fatos são o contrário e podem estar relacionados com a falta de conhecimento sobre o tema. 

Para muitos, a opção utilizada no lugar da fibra é a internet via cabeamento de cobre. Essa infraestrutura pode utilizar diferentes tipos de cabos para transmitir sinal de internet. É um recurso analógico que envia o sinal por meio de estações das operadoras. 

Dessa forma, a grande diferença entre fibra óptica e cabeamento de cobre é que a fibra óptica não apresenta limite de velocidade, assim não há necessidade de substituir a infraestrutura instalada, somente as pontas em caso de falha ou troca de tecnologia.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados com infraestrutura de internet? Preencha o formulário ao lado e assine a nossa news e continue acompanhando o blog.

2 Comentários

  1. Simone Chagas Moreira disse:

    Quero receber mais conteúdos!

Deixe um comentário