• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Proteção de dados corporativos: a importância dos nobreaks para data centers

Intelbras

30 de setembro 2020 às 03:09
Nobreaks

nobreak para data center
Você já deve ter ouvido falar de proteção de dados corporativos e da importância de ter uma boa gestão deles dentro de uma organização. Ainda mais se considerarmos as constantes transformações digitais que vêm ocorrendo em todas as empresas, obrigando-as a fazer uma gestão de dados ainda mais criteriosa para definir estratégias de atuação. Então, podemos dizer que, hoje, o mundo depende de dados e os dados mantêm os negócios. Nesse contexto em que é preciso assegurar que os dados estejam protegidos, os nobreaks ganham ainda mais importância. A seguir, vamos entender por quê.

Dados corporativos estão mais presentes em nosso dia a dia do que imaginamos. Nós os acessamos a todo momento, como quando assistimos a vídeos na internet ou utilizamos aplicativos bancários para fazer pagamentos. Nossa dependência dos dados mostra quão importante é ter estratégias dentro das organizações que os mantenham em segurança, a fim de evitar prejuízos financeiros e diminuição da credibilidade da corporação.

Armazenamento de dados corporativos em data center

Data centers são espaços que ficam localizados em ambientes seguros e de acesso restrito, e têm a função de armazenar e processar dados. Isso é feito por meio de equipamentos como servidores, switches, roteadores e dispositivos de memória em massa, e são montados em racks ou armários metálicos, de forma a ficarem organizados e protegidos contra incêndios. Para que a operação nesses data centers se mantenha preservada e livre de imprevistos causados por instabilidade ou paralisações na rede elétrica, alguns cuidados precisam ser tomados.

Cuidados ao montar ou contratar uma empresa de data center

Interrupções no fornecimento de energia elétrica, superaquecimento de sistemas e falhas no fornecimento de insumos são alguns problemas que podem comprometer fluxos de trabalho que dependem de data center.

Se você já tem um sistema de data center em sua empresa ou está conhecendo empresas provedoras, o primeiro ponto que precisa levar em consideração é o tempo de inatividade do servidor, também chamado de downtime, e quais alternativas essas empresas oferecem para evitar que interrupções afetem o desempenho do serviço contratado.

A importância de nobreak para data center

Nobreaks são equipamentos versáteis e muito utilizados em projetos domésticos, como os de computadores e roteadores, e corporativos, como os de CFTV ou servidores. Eles protegem os equipamentos conectados das oscilações da rede elétrica e os mantêm ligados em caso de falta de energia.

Um sistema de estabilização inteligente com filtro de linha e conversores, presente em nobreaks, também protege contra picos de tensão, que são aumentos súbitos e temporários na tensão da energia elétrica. Esses aumentos são os causadores de inconsistências, queimas ou mau funcionamento de dispositivos e podem prejudicar o armazenamento de dados.
Diante da importância dos nobreaks para data centers, para que eles não fiquem vulneráveis a falhas do sistema elétrico, como saber qual é o modelo de equipamento ideal?

Nobreak ideal para data center

A linha online de dupla conversão da Intelbras é a mais indicada para data centers, pois garante alto nível de energia aos equipamentos conectados ao nobreak e impede que eles sofram interrupções por tempo de comutação, como reinicializações ou desligamentos durante a mudança entre modo Rede (quando há energia elétrica) e modo Bateria (quando ocorre falha no fornecimento elétrico).Chamados de DNBs, esses nobreaks são ideais para cenários críticos, que envolvem uso de servidores, data centers e switches, e estão disponíveis na versão rack ou torre. Entre as características principais, está a energia contínua que fornecem aos equipamentos conectados, a bateria interna (que varia de acordo com o modelo) e a possibilidade de expansão de autonomia. Além disso, podem ser gerenciados local ou remotamente, via placa SNMP – Simple Network Management Protocol (protocolo simples de gerenciamento de rede).

Para a expansão de autonomia, a linha DNB é compatível com módulos de baterias externas, que são gabinetes metálicos de alta resistência utilizados em grandes projetos. Os módulos da Intelbras abrigam de 6 a 12 baterias internas e, ao conectá-lo ao nobreak, você tem ainda mais tempo de autonomia para os equipamentos. Além disso, é possível combinar até 4 módulos em paralelo. Assim, seu projeto fica livre de imprevistos com interrupções da rede.

Agora que você já sabe da importância de nobreaks para data centers e para a proteção de dados, acesse outros conteúdos como este em nosso site para saber mais sobre cada modelo de nobreak Intelbras e conhecer o tempo de autonomia de cada um.

0 Comentários

Deixe um comentário