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Por que fornecedores de internet declaram falência? Como evitar?

Intelbras

25 de abril 2018 às 03:04
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Qual o segredo dos fornecedores de internet de sucesso? Por que, em alguns casos, os provedores acabam declarando falência? Os motivos podem ser bastante específicos, mas de forma geral envolvem duas áreas que são o coração das empresas: a administração e conhecimento técnico. Em ambas, há ainda um fator-chave que define o futuro do negócio: a falta ou não de planejamento.

O planejamento pode alcançar diversas esferas e começa desde o nascimento do próprio fornecedor de internet. Ou seja, planejar o negócio é apenas o início de um ciclo que envolverá muitas outras etapas de avaliação. Por exemplo, se o técnico solicitar um aumento dos planos de acesso, será a administração que precisará planejar qual será o retorno financeiro e se realmente isso é necessário para o crescimento da empresa.

O planejamento faz parte do relacionamento técnico-cliente. É o planejamento do projeto que garantirá a satisfação da outra parte e a sobrevivência do provedor. Conhecer as condições em que será implementado, quantidade de assinantes, estrutura da região e do cliente, entre mais características, fazem parte das perguntas que irão montar o planejamento. A partir daí é que será possível mensurar um retorno financeiro e entregar o que é prometido.

Se a intenção é evitar a falência dos fornecedores de internet, é novamente importante enfatizar: planejamento é um dos pilares do sucesso. Além dele, também é preciso estar a par das tendências e, principalmente, se preparar para o futuro. Conhecimento e planejamento são a dupla “anti-falência” dos provedores.

Primeiro desafio dos fornecedores de internet: do nascimento até a organização

É bastante comum que os fornecedores de internet comecem como negócios familiares. Pense naquele vizinho que se interessou por redes dentro de sua casa e, quando se deu conta, estava colocando internet para todo o prédio. Esse é um dos possíveis embriões de um provedor. O proprietário é autodidata e aprendeu muito na prática e pesquisando em locais especializados. Ele é especialista na parte técnica.

Qual o problema dos fornecedores de internet que começam dessa forma? Na maioria dos casos, está no administrativo. Por ser extremamente técnico, o proprietário que está iniciando tende a contar com o auxílio dos parentes ou amigos. Mas nem sempre as pessoas que se dispõem a ajudar possuem a expertise necessária para a função.

O proprietário está muito mais focado em aprender sobre novas tecnologias e acaba se descuidando da organização. Assim, acaba perdendo um pouco do domínio do próprio negócio. Quando a falta de especialização é notada, pode ser tarde demais ou já ter desperdiçado muitos recursos. Mas, e se o proprietário percebe esta falha logo, como fazer para mudar o setor administrativo, que a essa altura já está sendo comandado por sua esposa, irmão, etc?

Como se trata de um negócio familiar, independente do segmento, sempre é preciso muito tato na hora de tomar decisões como esta, que irão causar muito impacto – tanto no âmbito do negócio, quanto na própria relação entre os parentes. Uma solução é fazer com que o parente seja promovido para um cargo gerencial, apenas acompanhando o proprietário-técnico em reuniões. Nessa situação, é possível contratar um colaborador especializado para realizar o operacional do setor administrativo – o que antes era feito de forma amadora.

O mais recomendável, no entanto, é buscar o planejamento administrativo de forma profissional desde o início. Como falado acima, é possível resolver. No entanto, os resultados são bem mais positivos se o negócio já começar organizado.

Os fornecedores de internet estão se atualizando constantemente?

Nos casos em que os proprietários começaram com configurações mais acessíveis, é preciso estar aberto para as novidades do mercado e buscar ainda mais conhecimento técnico. Afinal, são diversas as mudanças, desde a configuração de autenticação até a implementação do projeto. O aprendizado serve tanto para oferecer mais qualidade quanto para impedir desperdício de recursos.

Quando há falta de informações, o técnico pode olhar para o lado errado, como, por exemplo, apenas o valor do produto. Se a cidade de atuação possui apenas 30 mil habitantes, de nada adianta um equipamento que irá atender mais de 10 mil clientes. Sendo que a atuação dos fornecedores de internet, nesse cenário, pode não chegar nem na metade do potencial do produto. Dependendo do contexto, o pequeno provedor pode conseguir apenas uma fatia de 5 mil clientes.

A falta de instrução faz com que se escolha um equipamento A ou B a partir das premissas erradas e que não irão atender de verdade a realidade do provedor. É preciso pensar mais do que no comercial e saber também que é preciso buscar informações que se enquadrem com o momento do provedor. Um ponto de atenção aos fornecedores de internet é a questão da procura pelo suporte. É indispensável uma equipe para o atendimento. Mas considere que é um sinal vermelho receber muitas ligações, pois algo está errado no serviço.

Ampliar a equipe técnica que pode ir para campo e resolver um problema ocasional deve ser mais prioritário do que a equipe de atendimento. Os fornecedores de internet devem passar despercebidos, já que a maioria das procuras são para resolução de problemas. Se houver muita insatisfação, consequentemente há má reputação, e a falência pode estar a um passo de distância.

O segredo para evitar a falência é, além do planejamento e conhecimento, não estar nunca satisfeito. Sempre procurar pelo novo e se preparar para ele, antes mesmo de entrar no mercado.

Quer saber mais sobre pontos que podem influenciar a falência dos fornecedores de internet? Está com alguma dúvida? Deixe seu comentário e converse com nossa equipe!

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