Sem dúvidas, o investimento em um sistema de PABX é fundamental para a comunicação interna e o atendimento externo das empresas.
Afinal de contas, imagine ter que adquirir dezenas ou até centenas de linhas de telefone para que todos consigam se comunicar. Certamente, os custos inviabilizariam a gestão de telefonia das empresas.Â
Com a evolução da tecnologia, hoje as empresas podem escolher entre dois tipos de PABX: o convencional e o que funciona em nuvem. Além disso, vários empreendimentos que já contam com o modelo tradicional estão migrando para o digital.
Por isso, entenda neste conteúdo as principais diferenças entre esses dois sistemas de telefonia.
O que é PABX
PABX é uma central telefônica que divide um único número de telefone em diversos ramais. Que podem ser espalhados pela empresa e também na hora de montar um call center.
Na prática, o PABX é um equipamento fÃsico, cujos modelos novos são parecidos com um modem de internet. Cada tipo de aparelho suporta uma determinada quantidade de linhas e ramais.
Por exemplo: o equipamento Central PABX Impacta 16, da Intelbras, possui capacidade para receber até 4 linhas de telefone. Dividindo-as em até 16 ramais (que podem ser agrupados em até 5 grupos de ramais). Â
Isso facilita muito a rotina de atendimento e comunicação das empresas. Pois é possÃvel fazer e receber ligações entre os ramais, além de transferir chamadas entre eles.Â
Além disso, o sistema também apresenta outros recursos que profissionalizam o atendimento. Como o gravador de chamadas, por exemplo. O que é ideal para empresas que contam com SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).Â
BenefÃcios do PABXÂ
Além de transformar um número de telefone em diversos ramais na empresa, conheça a seguir outros benefÃcios de investir nesse sistema.
Melhoria da comunicação
O PABX melhora a comunicação interna ao facilitar a ligação (e a transferência de ligação) entre os ramais.Â
Além disso, ocorre o sigilo na conversa. Pois com o ramal não é possÃvel que um aparelho fora da central consiga “puxar” a conversa para escutá-la. Como ocorre quando existem dois aparelhos de telefone na mesma linha sem o uso de ramal.
Controle de custosÂ
Além de economizar na aquisição de vários números de telefone para atender à demanda da empresa, o PABX permite uma significativa redução de custos ao selecionar o plano ou operadora mais em conta na hora da ligação.
No sistema de PABX em nuvem, a economia também se dá pelo fato de o custo da ligação entre os ramais ser gratuito. Mesmo que eles estejam fora da sede da empresa.Â
OrganizaçãoÂ
O PABX organiza a telefonia da empresa. É possÃvel dividir uma certa quantidade de ramal em grupos, organizando os departamentos e salas da empresa.
Isso torna a comunicação interna mais ágil e inteligente. O que facilita também o atendimento externo. Caso um cliente ligue para um ramal errado, rapidamente o colaborador consegue transferi-lo para o correto.Â
Maior produtividade
Cada colaborador com o seu ramal facilita muito a produtividade da equipe. Afinal, não é mais preciso sair de um lado para outro pedindo documentos ou informações.Â
Ok, mesmo que hoje em dia existam outros canais de comunicação – como os aplicativos de mensagens –, o fato é que a comunicação por voz continua sendo importante. Ao ligar para o ramal do colega, o colaborador tem a resposta na hora. Sem precisar aguardar uma mensagem de texto ou e-mail.Â
Leia também: O que é e para que serve um Chatbot na empresa?Â
PABX convencional x PABX em nuvem: principais diferenças
Bom, vimos até o momento que o PABX é um sistema que transforma um número de telefone em uma central ao dividi-lo em vários ramais.Â
Com o tempo, esse sistema foi se aperfeiçoando e ganhando novas funcionalidades, formatos e tipos. Hoje, podemos classificar o PABX em dois deles: o convencional e o Cloud (PABX em nuvem).
Eis as principais diferenças entre eles.
PABX convencional
Vamos chamar de PABX convencional todos os equipamentos fÃsicos de PABX. Aliás, essa é a principal diferença entre o convencional e o sistema de nuvem: o equipamento fÃsico.
O PABX convencional é composto por três tipos de equipamentos fÃsicos.
- Analógico: é o equipamento mais básico e funciona para linhas analógicas de telefone.
- IP: ele funciona com a tecnologia digital (Voip). Transformando as ligações em chamadas de qualidade digital. Para isso, é preciso instalar um software nos computadores da empresa para que a internet transforme o sinal analógico em digital.Â
- HÃbrido: o aparelho hÃbrido consegue integrar os dois tipos de linha. Ou seja, analógica e IP. A empresa escolhe qual delas utilizar no momento das chamadas.Â
É importante dizer que todos os tipos de PABX convencional possuem recursos interessantes. E a escolha dependerá da demanda da empresa.Â
Também vale lembrar que por ser um aparelho fÃsico, eles precisam de espaço e do investimento em instalação fÃsica especializada para o correto funcionamento.Â
PABX em nuvemÂ
O PABX em nuvem é a solução mais moderna da atualidade. A principal diferença é que ele não conta com equipamento fÃsico. Além disso, em relação ao PABX IP – que precisa de um software instalado no computador – na telefonia em nuvem, não é necessário fazer esse download.
Na prática, portanto, a empresa utiliza a internet para fazer e receber as ligações. O dashboard do sistema funciona todo em nuvem e, por isso, pode ser acessado em qualquer dispositivo com conexão de internet.Â
Essa praticidade nos leva a outra diferença: no PABX em nuvem, não é necessário sequer ter uma linha analógica de telefone. Basta adquirir um número virtual para que a central faça a divisão dos ramais virtuais.
Porém, caso a empresa queira continuar utilizando os aparelhos de telefone, basta instalar um adaptador (chamado ATA), caso o aparelho não tenha entrada para captar o sinal digital.Â
Como saber qual o sistema ideal para a minha empresa?
Para saber se qual o melhor tipo de PABX para sua empresa, leve em consideração os seguintes fatores:Â
Determine bem seus objetivos
Por que a sua empresa migraria do PABX convencional para o em nuvem? Quais as atuais necessidades do atendimento externo e da comunicação interna? Existem funcionalidades que precisam ser implementadas no atendimento telefônico?Â
Avalie sua estrutura
Faça um mapeamento geral da atual situação da telefonia da sua empresa. A quantidade de ramais é suficiente? Precisa adquirir mais ramais? Existem colaboradores externos (em home office, que viajam a trabalho ou que estão em outras filiais)?
Lembre-se que no caso de colaboradores que estejam fora da sede da empresa, o PABX em nuvem é a solução ideal, já que os ramais funcionam todos em nuvem, bastando o acesso à internet.Â
Considere novas tecnologiasÂ
Também é importante avaliar as novas necessidades tecnológicas da empresa. Afinal, as ferramentas que utilizamos precisam de contar com o mÃnimo de integração, garantindo a agilidade na comunicação.
Um exemplo: se o PABX não estiver integrado ao sistema de CRM, o colaborador pode perder a eficiência e agilidade durante o atendimento ao cliente.Â
Soluções IntelbrasÂ
Há 45 anos, a Intelbras é lÃder em soluções de telefonia, incluindo todos os tipos de PABX com a qualidade que você conhece.
Nesta página aqui você encontra todos os nossos modelos de PABX, que atendem a todos os portes e demandas das empresas.Â
No entanto, precisamos destacar que também oferecemos a mais completa solução de PABX em nuvem: a Wide Voice.
Simples de configurar, o PABX em nuvem da Intelbras oferece uma série de recursos que profissionalizam o atendimento das empresas, sejam elas grandes ou pequenas.Â
Conheça agora mesmo o Wide Voice e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe. Nós podemos te ajudar a escolher o melhor tipo de PABX para o seu negócio.
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