• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

ONU ou ONT para provedor: entenda a diferença

Intelbras

20 de abril 2022 às 01:04
ProvedoresRedes

onu ou ont

 

Na hora de realizar a instalação da rede para o cliente é necessário que o provedor defina se vai utilizar ONU ou ONT. Essa escolha precisa ser feita de acordo com a necessidade e o contexto de aplicação. Mas afinal, você sabe qual a diferença entre ONU e ONT e em quais  casos optar por cada uma delas? 

Se você é um provedor de internet e tem dúvidas sobre como escolher ONU ou ONT e quando aplicar uma ou outra, continue a leitura deste conteúdo. Aprenda a identificar a melhor solução para o seu projeto e manter a credibilidade e o sucesso do seu negócio. Confira!

Aproveite e baixe o e-book: 5 passos para evitar ataques ao seu provedor e conheça passos simples para proteger o seu negócio.  

 

Diferença entre ONU e ONT

Tanto a ONU (Optical Network Units) quanto a ONT (Optical Network Terminal) são responsáveis por receber os sinais ópticos enviados pela OLT (Optical Line Terminal) e transformá-los em sinais elétricos para que os dispositivos da casa ou empresa do cliente se conectem à internet. 

Como você pode perceber, ONU e ONT têm o mesmo objetivo, o que justifica muitas pessoas acharem que são iguais. Entretanto, elas realizam a mesma “missão” de modos distintos. A principal diferença entre a ONU e a ONT está na maneira que o sinal de internet chega até o consumidor final.

ONU

A ONU, Unidade de Fibra Óptica (em português), recebe o sinal da OLT através de um aparelho instalado no provedor ou em armários externos, por exemplo. Para que o sinal seja transmitido até a casa do cliente há a distribuição do sinal através do uso de pares metálicos (cabo de rede) e necessidade de um roteador Wi-Fi para distribuição do sinal wireless.

Características 

  • Possui apenas uma porta LAN;
  • Pode realizar ou não autenticação PPPoE do usuário;
  • Para distribuir sinal Wi-Fi para o cliente, precisa de um roteador wireless interligado.

ONT

A ONT, Terminal de Rede Óptica (em português), recebe o sinal da OLT instalada na sede do provedor ou em armários externos. Com isso, dependendo do modelo, você terá mais portas LAN para conexão de equipamentos através de par metálico (cabo de rede), sem fio e até telefonia

Características 

  • Apenas um equipamento que substitui ONU e roteador Wi-Fi;
  • Dependendo o modelo pode ter mais portas LAN e telefônica;
  • Apenas um equipamento para gerenciar proporciona uma instalação mais limpa com menos fios.

Portanto,  a escolha entre ONU e ONT depende do contexto da instalação.  

Saiba mais: Diferença entre EPON e GPON nos projetos de rede

 

Como escolher: ONU ou ONT?

Antes de tudo, saiba que uma não é pior ou melhor que a outra, ambas são capazes de cumprir seu objetivo com eficiência. A escolha entre ONU ou ONT dependerá especificamente do seu projeto, considerando diversos fatores. 

O que significa que decidir por um equipamento ou outro é apenas uma das etapas do objetivo geral de qualquer provedor, que é oferecer o melhor serviço de acordo com a própria capacidade de atendimento e visão de negócio. Por isso, antes de tomar uma decisão, levante algumas questões.  

  • Qual a velocidade do plano oferecido? 

Ao oferecer planos menos robustos, por exemplo, apenas o serviço de internet com velocidade de até 70 Mbps, você pode optar por uma ONU N ou ONT N. Se o plano for acima de 70 Mbps, o mais indicado é partir para ONU + roteador AC ou ONT AC. Para decidir entre ONU ou ONT, considere as características já citadas de cada uma. 

  • Qual é a área de cobertura (tamanho do ambiente)?

Identificar a área de cobertura e o local de instalação irá influenciar na escolha do roteador ou ONT, ou seja, o alcance e distribuição do sinal. Lembre-se de prestar atenção nos vilões do Wi-Fi, características do ambiente que podem afetar o desempenho da internet do cliente. 

Leia também: Provedores de internet: como escolher equipamentos de alto desempenho

 

  • Quantos dispositivos o cliente conecta diariamente? 

Cada modelo de roteador ou ONT disponível no mercado possui vantagens diversas. Para os clientes que necessitam conectar múltiplos aparelhos, é necessário um modelo que atenda essa especificidade. A Intelbras conta com modelos de ONT que conectam até 30 dispositivos simultaneamente, além de ter um alcance de 100m² ou mais,  quando utilizado ONT + roteadores Intelbras compatíveis com a tecnologia inmesh.

 

  • Os dispositivos conectados possuem tecnologia compatível? 

Ao definir se o Wi-Fi será AC ou N não adianta considerar apenas a velocidade esperada, mas se os dispositivos da casa ou empresa do cliente são compatíveis com a tecnologia entregue. Isso é importante até mesmo para não frustrar o usuário, que pode não receber a velocidade adequada sem essa compatibilidade.

 

  • Os equipamentos para a montagem da rede são do mesmo fabricante? 

Embora não seja obrigatório, ter os equipamentos do mesmo fabricante pode facilitar a instalação e integração entre os produtos, sendo mais econômico e vantajoso para a qualidade do projeto. Além disso, é sempre indicado apostar em equipamentos de marcas reconhecidas e que ofereçam suporte adequado.

 

Exemplos de cenários aplicação

imagem 1

imagem 2

imagem 3

imagem 4

Por fim, saiba mapear oportunidades. Ao optar pela ONU, você pode reduzir o custo de ativação ao repassar ao cliente a responsabilidade do roteador. Avalie os cenários e entenda a opção ideal para o seu negócio.

 

Conclusão sobre ONU e ONT

O mercado está se encaminhando para maior uso da ONT, contudo, isso não significa que a ONU não possa ser uma boa opção. 

Em se tratando de entrega de qualidade como um todo, a velocidade da internet (que  é tão exigida pelo cliente) não está relacionada apenas ao uso de ONU ou ONT, mas sim a outros aspectos que impactam na entrega do sinal e que ainda podem ser observados. 

Personalizar o roteador e não utilizar apenas as configurações de fábrica pode potencializar a entrega e garantir mais satisfação, por exemplo. 

Você quer receber um serviço de qualidade e a Intelbras quer ajudar você a proporcionar isso a ele. Baixe o e-book: Guia: entenda como funciona a tecnologia PoE.

 

0 Comentários

Deixe um comentário