• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

O que é Zigbee? Conheça um dos padrões mais utilizados para funcionamento das casas inteligentes

Intelbras

10 de janeiro 2023 às 08:01
Residencial

O que é Zigbee? Conheça um dos padrões mais utilizados para funcionamento das casas inteligentes

O que um sensor de porta tem em comum com uma lâmpada inteligente? Ambos podem ser dispositivos que usam a tecnologia Zigbee. Mas, afinal, o que é Zigbee? Você sabe como funciona? 

Esse é um protocolo que tem sido bastante usado em projetos de automação residencial. Se você busca informações para ter uma casa inteligente, este artigo pode te ajudar.

Trouxemos aqui os principais conceitos para você conhecer o Zigbee, além de uma lista de benefícios que você pode ter ao adotar essa tecnologia na sua casa. Para ficar por dentro, continue a leitura!

 

Leia também: Projeto de automação residencial: três exemplos para botar em prática

 

O que é Zigbee?

Zigbee é um protocolo sem fio muito usado em dispositivos de casa inteligente, principalmente pela facilidade de transmitir pequenos pacotes de dados com baixo consumo de energia. Dessa forma, os dispositivos podem ser usados por meses sem a necessidade de recarregar ou trocar a bateria

A tecnologia cria uma rede exclusiva dentro de casa para os dispositivos inteligentes,  permitindo controlar inúmeros aparelhos para automação residencial por meio do celular.

Para facilitar o entendimento, o Zigbee é como se fosse uma rede Wi-Fi, até porque ele opera no mesmo tipo de frequência. A diferença é que o Zigbee fica sendo uma rede exclusiva para os dispositivos de automação residencial.

Assim, ele evita conflitos e “desafoga” a rede Wi-Fi de ser usada para vários equipamentos, uma vez que, quando isso ocorre, pode contribuir para que ocorra lentidão na comunicação dos dispositivos. 

Nesses casos, é necessário substituir o roteador por um de maior capacidade, ou até mesmo ampliar a rede com mais roteadores ou com uma rede mesh, para ampliar a área de cobertura e prover uma conexão mais estável em todos os ambientes. Com o Zigbee, diversos equipamentos podem ser conectados sem correr esse risco.

O que é Zigbee?

Como o Zigbee funciona?

Para os dispositivos Zigbee funcionarem na sua casa, geralmente é necessário instalar um hub de automação. Por meio de um hub como esse, você pode gerenciar diversos dispositivos Zigbee na sua residência.

Somente o hub precisa se conectar ao roteador de internet, enquanto os outros dispositivos inteligentes se conectam diretamente ao hub, não sobrecarregando o seu roteador. A partir disso, o gerenciamento dos equipamentos é feito pelo celular, garantindo praticidade e mobilidade.

Você pode, por exemplo, automatizar a abertura da fechadura inteligente da porta de entrada para que ela seja aberta sempre no horário em que você costuma sair de casa. Para isso, o dispositivo para automação deve ser conectado ao hub de automação para que seja gerenciado pelo seu celular. 

 

Leia também: Casa inteligente: saiba como montar a sua

 

Benefícios do Zigbee para sua casa inteligente

Agora que você já sabe o que é Zigbee e como ele funciona, entenda quais são as vantagens de ter essa tecnologia na sua casa. Listamos a seguir 6 benefícios que vale a pena descobrir:

 

1. Proporciona ótimo custo-benefício

Os dispositivos Zigbee, que podem ir desde fechaduras smart e sensores de movimento até detectores de gás e sirenes inteligentes, costumam ser mais acessíveis. Portanto, proporcionam ótimo custo-benefício para montar o seu projeto de automação residencial.

 

2. Consome menos energia

Os dispositivos Zigbee apresentam a vantagem de consumirem menos energia,  um dos motivos para isso se deve a utilizarem diversos mecanismos para tornar a comunicação mais eficiente.

 

3. Libera a rede Wi-Fi

Quando a casa está com o Wi-Fi sobrecarregado, com muitos dispositivos conectados, o funcionamento pode ficar comprometido. Dessa forma, um dos grandes benefícios do Zigbee é que mesmo que você tenha diversos produtos com essa tecnologia em casa, eles não estarão conectados diretamente ao roteador Wi-Fi, liberando essa forma de conexão para os dispositivos que precisarem.

 

Claro, é sempre bom verificar se o seu roteador consegue atender plenamente suas demandas atuais e se está preparado para caso você adquira novos dispositivos Wi-Fi. 

Se a sua rede costuma ficar lenta, a conexão fica caindo ou seu roteador trava com frequência, esses são sinais de que está na hora de fazer um upgrade. Vale também avaliar se a cobertura de sinal dele está suficiente para todos os locais da casa que você precisa.

 

4. Possui comunicação eficiente entre os dispositivos

Um ponto positivo do protocolo Zigbee é que ele possui uma comunicação com pouca banda e eficiente entre dispositivos.

Em um exemplo prático, se você quiser ter na sua casa a automação de entrar em um ambiente e a luz ser acesa, é importante que o sensor e a lâmpada inteligente respondam rapidamente. Isso é possível com um dispositivo Zigbee.

 

5. Os dispositivos se intercomunicam e expandem a rede Zigbee

Se você tiver vários dispositivos Zigbee na sua casa, há a vantagem de que eles se intercomunicam criando uma malha que faz com que a rede Zigbee seja ampliada, como é o caso dos hubs ou centrais de automação.

Já nos padrões mais antigos de Bluetooth, por exemplo, costuma ser o contrário: quando há uma distância maior entre os dispositivos (como fones de ouvido Bluetooth que se distanciam do celular), eles começam a falhar. Isso porque nesses casos o Bluetooth não consegue formar essa malha em que os dispositivos se comunicam entre si e aumentam o sinal. 

No caso do padrão atual, já existe rede mesh para Bluetooth, o que ajuda a garantir a qualidade da conexão mesmo com a distância entre dispositivos. 

 

6. Oferece praticidade

A praticidade é outra grande vantagem de ter dispositivos Zigbee em casa, podendo criar várias automações que tornam as rotinas mais confortáveis e produtivas.

Outro ponto prático é a facilidade de instalação. A maioria dos produtos Zigbee da linha Izy, por exemplo, não possuem fios e podem ser fixados por fita dupla face. Portanto, são muito práticos de instalar.

Quer saber mais sobre como tornar a sua casa inteligente com esse tipo de dispositivo? Confira este infográfico:

4 Comentários

  1. Pela informação que li parece muito bom mesmo!¢ disse:

    Sebastião

  2. Cirilo Alves disse:

    Qual a distância máxima e sofre interferência com obstáculos como por exemplo paredes,Lajes de um piso para outro?

Deixe um comentário