• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

O que é GPON: saiba mais sobre essa tecnologia

Intelbras

09 de novembro 2020 às 07:11
Provedores

o-que-e-gpon-cabos

Você sabe o que é GPON? A sigla GPON (Gigabit Passive Optical Network), em português, significa Rede Óptica Passiva Gigabit. Trata-se de uma rede óptica passiva com capacidade de tráfego de até 2,5 Gbps no sentido downstream e 1,25 Gbps no sentido Upstream, normatizada pelo órgão ITU-T G.984. Sua tecnologia PON lhe confere muito mais solidez e escalabilidade no serviço de banda larga, por isso tem sido cada vez mais adotada nos últimos anos por provedores e administradores de redes.

Neste post, entenda melhor sobre GPON, suas vantagens e aplicações. Acompanhe!

O que é a tecnologia PON?

PON é a sigla para Passive Optical Network – Rede Óptica Passiva –, uma tecnologia que utiliza fibra óptica para construir redes de ponto a multiponto. Além tecnolgia da GPON, há outras versões, como por exemplo a EPON – Ethernet Passive Optical Network.

Na tecnologia PON, a transmissão e recepção do sinal de luz se dá apenas entre dois dispositivos: OLT – Optical line Terminal e ONU – Optical Network Unit. Dessa forma, a chance de surto ou queima de aparelhos é reduzida, pois não há nenhum outro elemento energizado entre clientes (ONU) e o concentrador da rede (OLT).

É o que explica Guilherme Pasini, Analista de Produtos e Negócios do segmento Redes Fibra Óptica da Intelbras: “Quando não existe energia elétrica na rede, a chance de queimar ou ter surtos de tensão entre equipamentos é zero. O tráfego de luz permite ir até distâncias muito maiores, dependendo do equipamento, em uma rede ponto a ponto consegue-se chegar até mais de 100 km sem necessidade de amplificadores.”

Confira as principais características das versões PON.

O que é EPON

  • Tráfego de dados pelo protocolo Ethernet;
  • Dispensa conversão ou encapsulamento quando conectada a redes iguais;
  • Transmite dados em pacotes de 1518 bytes;
  • Uma OLT conecta até 64 ONUs;
  • 1.25 Gbps, tanto no downstream quanto no upstream.

Saiba mais: Diferença entre EPON e GPON nos projetos de rede

O que é GPON

  • Usa GPON Encapsulation Method para operar multisserviços;
  • Protocolo ITU-T G.984;
  • Transmite dados em pacotes de 53 a 1518 bytes;
  • 128 ONUs/ONTs por porta PON;
  • 2,5 Gbs no sentido downstream e 1,25 Gbps no sentido Upstream

A seguir, vamos analisar melhor a GPON.

Eficiência do protocolo

A tecnologia GPON oferece eficiência do protocolo, o que quer dizer que a tecnologia transmite dados realmente úteis para o dispositivo.

Na comunicação de rede há uma transmissão de dados – empacotados em bytes –, que transitam desde a sua origem até o destino. Entretanto, para a comunicação acontecer, é preciso sincronismo em todo o protocolo.

A tecnologia GPON tem uma taxa de eficiência dessa informação de 92%, pois seu protocolo prevê que o pacote de dados pode ser variável, de 64 até 1518 bytes, o que agiliza o processo ao transmitir pacotes em tamanhos reduzidos.

Split Ratio 1:64

Falta apenas falarmos em Split Ratio. A razão da splitagem é baseada na quantidade de dispositivos que se consegue colocar em uma porta PON.

Em fibras da tecnologia GPON, a proporção padrão é de 1 para 64, mas é possível atualizar para conectar até 128 pontos por porta.

Esta quantidade de pontos de conexão terá uma relação direta com a quantidade de clientes que o provedor irá possuir em uma região, ou, no caso de um integrador, com a quantidade de dispositivos que serão conectados na rede.

Não existe uma regra correta para realizar esta divisão, o que existe é um limite de potência óptica que deve ser respeitado para que a divisão leve potência suficiente entre a OLT e a ONU e vice-versa.

Um projeto óptico deverá levar em consideração estes pontos para definir a melhor forma de realizar esta divisão óptica, assim como o melhor local para ser instalado o splitter, garantindo assim uma otimização da fibra óptica.

Vantagens e os cenários de uso GPON

Antes de vermos onde a tecnologia GPON pode ser aproveitada, vamos conhecer suas vantagens.

  • Alta capacidade de alcance: na topologia ponto-multiponto, a rede GPON alcança até 60 km entre OLT e ONU e 20 km entre ONUs. Porém normalmente utilizado com uma distância máxima de 20Km entre OLT e ONU;
  • Menor uso de fibras: por ser ponto a multiponto, permite otimizar a divisão para ser cada vez mais próxima do cliente final e, consequentemente, otimizar a quantidade de fibras utilizadas;
  • Menor custo com manutenção: devido a sua imunidade à interferência eletromagnética e menor uso de fibras ópticas e dispositivos;
  • Redução do consumo de energia elétrica: por ser uma rede totalmente passiva, não precisa de alimentação entre os equipamentos ativos das pontas, OLT e ONU/ONT;
  • Fácil controle e monitoramento.

Onde e quando usar GPON

A tecnologia GPON deve ser sua escolha para expansão de redes ou quando vários serviços agregados precisam funcionar. Considere, também, o número de usuários da rede, as perdas, a potência e a sensibilidade dos ativos. Com essas questões em mente, é possível usar a GPON em várias situações. Veja as possibilidades:

  • Projetos de acesso à internet para bairros e condomínios;
  • CFTV em condomínios, bairros, empresas e fábricas;
  • Complemento de provedores de acesso a internet;
  • Arquitetura de redes locais em fibra.

Leia também: Como resolver gargalos na rede corporativa com GPON

A tecnologia GPON tem uma infraestrutura mais enxuta e é capaz de suportar múltiplos serviços. Avalie as necessidades dos seus clientes e vá adiante. Dúvidas? Deixe seu comentário! E para acessar mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog!

Publicado em 12/01/2018.
Atualizado em 08/10/2020.

13 Comentários

  1. Jefferson velasco disse:

    Uma tecnologia inovadora muito eficiente eu quero saber mais sobre o GPON poderia me passar para download algum ebook

  2. Valeres Nascimento da Silva disse:

    Gostaria de um pdf explicando sobre o GPON.
    Pois. Sua matéria é excelente!!
    Parabéns a toda a equipe!!

  3. Patricia Baiense disse:

    Bom dia! Como faço para contrata esse serviço..??

    Cep:29143-254

    • Intelbras disse:

      Olá Patricia, pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!

  4. Marcelo Ramos disse:

    Em uma rede EPON, é possível usar equipamento ONT GPON para entregar internet ao cliente?

    • Arthur Faria disse:

      Olá Marcelo! Possuímos alguns modelos de ONT que conseguem ser conectadas tanto em tecnologia EPON como GPON. Para mais informações pode entrar em contato com nosso suporte técnico 48 2106-0006, também é WhatsApp.

  5. Talles Ribeiro Pimentel disse:

    conteúdo top de linha show .

  6. Claudinei de Jesus disse:

    Bom dia!
    estou com uma duvida em relação a distancia entre
    ONU X OLT.
    No caso pela Tecnologia GPON ela nos permite fazer conexão em até 20km, mas no caso essa distancia tem algum impacto na relação do numero de ONUs?
    Me refiro na estrutura de 128 ONU à todas a distancia de 20km.

    • Intelbras disse:

      Oi, Claudinei, tudo bem? Para que possamos te ajudar com suas dúvidas, pedimos, por gentileza, que entre em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006.

  7. Sandra disse:

    Como faço para conhecer as condições de fornecimento do serviços. Existem representantes fazendo vendas nas regiões do pais?

Deixe um comentário