Imagine esta situação: você vai a um restaurante e escolhe sua refeição em um totem digital de autoatendimento. Ao terminá-la, vai até o caixa para pagar a conta. Você pega um chocolate para comer depois, que o atendente registra usando um leitor de código de barras. Com o pedido finalizado no computador, você faz o pagamento em uma máquina de cartão de crédito e recebe o cupom emitido pela impressora fiscal. Na saÃda do local, você avalia como foi a experiência em um totem digital que mede a satisfação do cliente. A cena pode parecer rotineira, mas você reparou na quantidade de equipamentos que foram usados? A automação comercial trata disso: o uso de equipamentos tecnológicos que automatizam tarefas no ponto de venda, tanto para facilitar processos quanto para deixar a experiência do cliente mais agradável.
Agora, para que a experiência do cliente seja realmente positiva, é necessário garantir o bom funcionamento dessas tecnologias. E como fazer para evitar transtorno ao cliente quando falta energia elétrica? Nesse caso, é preciso contar com um nobreak. Saiba, neste artigo, como funciona a automação comercial e qual a importância de um nobreak nesse cenário.
Como funciona a automação comercial?
A automação comercial pode ser implementada nas mais diversas rotinas de uma empresa, como atendimento ao cliente, pagamento, gestão de estoque, precificação. Por meio de sistemas de gestão (software) e equipamentos tecnológicos (hardware), é possÃvel automatizar tarefas que normalmente são feitas manualmente. Como benefÃcios, as empresas têm mais agilidade na prestação de serviços, padronização dos processos, qualidade e tecnologia atribuÃdas à sua marca.
Além de facilitar as tarefas do dia a dia, a automação comercial contribui para o aumento da produtividade. Uma vez que as informações gerenciais estão sistematizadas, elas podem ser acessadas de forma mais rápida e eficiente para as tomadas de decisão necessárias ao negócio. Um bom sistema de gestão vai permitir que a empresa faça controle financeiro de contas a pagar e a receber, registre informações dos clientes para realizar atendimento e ações de relacionamento no pós-venda, garanta a transparência nas informações exigida por lei.
Como a automação comercial é realizada por meio de um conjunto de tecnologias, é possÃvel definir um projeto para cada tipo de ponto de venda, seja ele pequeno ou grande. Estabelecimentos do comércio, como lojas de roupas, de móveis, pet shops, restaurantes, farmácias, floriculturas, mercados, livrarias podem se beneficiar das vantagens da automação comercial. Para isso, é preciso escolher os equipamentos que vão oferecer mais praticidade à s tarefas diárias de acordo com a demanda de cada empresa. Veja a seguir alguns dos equipamentos que podem compor um cenário de automação comercial.
Equipamentos que compõem a automação comercial
Algumas ferramentas tecnológicas já são consideradas básicas no dia a dia de uma empresa, como computador e monitor. Outras costumam ser incluÃdas aos poucos para oferecer mais praticidade aos clientes e agilizar processos, como impressora de cupom fiscal, leitor de código de barras, gaveta de dinheiro, monitor touch screen, máquina de cartão (terminal Pin Pad ou POS). Também há equipamentos próprios para um tipo especÃfico de negócio, como display de autoatendimento e balança de checkout ou etiquetadora, usados em restaurantes, e outros voltados para comunicação e segurança, como modems, roteadores, switches, câmeras e DVRs para projetos de CFTV.
Tudo isso sem contar que ainda há equipamentos que servem para validar o documento fiscal e transmiti-lo automaticamente à Secretaria da Fazenda de acordo com as regras especÃficas de cada estado do paÃs. Por isso, podem inclusive ser obrigatórios em alguns estados, como é o caso do sistema autenticador e transmissor de cupons fiscais eletrônicos (SAT Fiscal), exigido em São Paulo, o módulo fiscal eletrônico (MFE), no Ceará, e o dispositivo autorizador fiscal (DAF), que ainda está em fase de desenvolvimento em Santa Catarina.
Para garantir que todos esses equipamentos funcionem sem interrupção ou que seja possÃvel recarregá-los a qualquer momento mesmo se faltar energia elétrica, é necessário contar com um nobreak. Ele é o equipamento que vai assegurar o fornecimento de energia, se houver alguma falha na rede elétrica, e manterá todo o sistema do ponto de venda em funcionamento. Em um dia de tempestade com raios, se faltar energia no comércio de repente, o cliente poderá realizar o pagamento de sua compra com tranquilidade, assim como o ambiente continuará sendo monitorado por câmeras de segurança, porque os equipamentos estão conectados a um nobreak.
Veja também: Segurança nas empresas: dicas importantes para negócios
Nobreak para automação comercial
Para ambientes com equipamentos simples, eletrônicos de baixa potência como computador, monitor, TV, modems, roteadores, switches, câmeras e DVRs, o modelo mais indicado é o nobreak interativo ou semissenoidal. Também conhecido como senoidal por aproximação, ele compensa as variações de tensão da rede elétrica e, quando falta energia, entrega onda no formato retangular e entra no modo Bateria. A Intelbras conta com duas linhas desse tipo de nobreak: ATTIV e XNB.
O nobreak ATTIV é conhecido pelo design diferenciado, sendo ótima opção para locais com pouco espaço, em que ficará aparente, como o balcão de checkout de um mercado. Ele pode ser usado nas posições vertical e horizontal e ainda combina facilmente com qualquer decoração. Além disso, oferece proteção contra sobrecarga, curto-circuito, subtensão, sobretensão, surtos de tensão, blecaute, variação de frequência, descarga total da bateria e sobreaquecimento no inversor. Os modelos de 600 VA, 700 VA e 1200 VA da linha ATTIV estão disponÃveis em versões com 4 e 8 tomadas e nas tensões 120 V, 220 V e bivolt.
Para cenários que precisam de mais autonomia, a Intelbras oferece a linha de nobreaks interativos XNB. Eles estão disponÃveis nos modelos de 600 VA, 720 VA, 1200 VA, 1440 VA e 1800 VA. Os dois últimos estão disponÃveis em versões com engate para expansão de bateria externa.
Saiba mais: Quando trocar a bateria do nobreak
Se houver dúvida na hora de dimensionar o cenário de automação comercial, utilize a calculadora de autonomia para escolher o nobreak certo. Com a calculadora, é possÃvel selecionar o cenário do seu ponto de venda, informar o tempo de autonomia desejada e o sistema indica para você os modelos de nobreak mais adequados. Por exemplo, se você selecionar o cenário com uma impressora de cupom, um leitor de código de barras, um PC, um monitor e mais uma máquina de cartão de crédito, escolher o tempo de autonomia de 30 minutos e marcar a tensão de 220 V, o sistema vai fazer o cálculo da autonomia automaticamente, para chegar próximo ao que você marcou, e sugerir três opções de nobreak interativo: o ATTIV 1200VA bivolt e o XNB 1440VA bivolt para 27 minutos de autonomia e o XNB 1800VA 220V para 45 minutos de autonomia. Prático, não é mesmo?
Agora que você já sabe como funciona a automação comercial e como escolher o nobreak ideal para o ponto de venda, que tal conhecer os tipos de potência do nobreak? Ou veja mais conteúdo em nosso blog.
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