• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Nobreak: que proteções você terá ao utilizar este dispositivo?

Intelbras

27 de abril 2022 às 11:04
CondomíniosEmpresarialEnergiaResidencial

nobreak

Você já perdeu um trabalho que passou horas escrevendo porque a luz caiu de repente e o computador desligou? Ou então deixou de entregar o combinado com seu cliente porque perdeu dados com as oscilações de tensão que danificaram os computadores? Estas situações podem ser evitadas se você tiver um nobreak.

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um dispositivo indispensável para proteger e manter em funcionamento uma série de equipamentos e aparelhos eletroeletrônicos.

Em caso de queda de luz, o nobreak faz a alimentação destes equipamentos, por meio de suas baterias internas. Além disso, funciona como um regulador de tensão, entregando uma energia ‘limpa’ (sem oscilações) para os dispositivos conectados a ele, servindo como uma proteção extra — ao longo do tempo, a energia de má qualidade prejudica os equipamentos.

Está pensando em investir em um nobreak? Conheça mais detalhes das vantagens e proteções que ele oferece.

 

As vantagens de usar um nobreak

Em relação à segurança, ele é fundamental para manter os itens de uma residência, condomínio ou empresa em funcionamento caso a energia seja cortada de forma proposital ou por tempestades, por exemplo. 

Sem energia e sem nobreak, alarmes, câmeras, cercas elétricas, porteiros eletrônicos e sistemas de controles de acesso ficam indisponíveis e, dessa forma, não garantirão a segurança do local. De nada adiantará uma solução completa, se uma simples queda de luz deixar esses locais vulneráveis. 

Mas não é só garantindo o funcionamento dos itens de segurança que o nobreak opera. As oscilações constantes de tensão são prejudiciais para aparelhos mais sensíveis, que podem facilmente “queimar”. 

O uso desse equipamento fará a proteção destes aparelhos, pois funcionam também como estabilizadores de tensão — ele será a fonte no caso de queda do fornecimento, sem interromper o fluxo de energia durante a mudança do modo “rede” para o modo “baterias”, ou seja, o aparelho não fica inativo e pode ser desligado de forma mais adequada, sem nenhuma queda brusca.

Outro ponto positivo é evitar os prejuízos operacionais causados pelas quedas de energia. Computadores, servidores, switches, roteadores, telefones, centrais, entre outros equipamentos são essenciais para as empresas ou mesmo para profissionais autônomos. 

O tempo de inatividade pela falha elétrica pode custar tanto quanto um hardware danificado: imagine as despesas com atrasos na produção para recuperar arquivos danificados ou para executar processos que foram interrompidos?

 

Nobreak × Estabilizador × Gerador

Já tenho um estabilizador, preciso de um nobreak? Apesar de os estabilizadores protegerem os aparelhos eletrônicos das variações de tensão, eles não são capazes de fornecer energia, não sendo uma solução completa em caso de blecaute.

E sobre o gerador, qual a diferença em relação ao nobreak? Os geradores garantem um longo tempo de abastecimento, por meio de um motor interno que pode ser alimentado com combustível. É ideal para aeroportos, hospitais, supermercados, bancos, hotéis, onde há a necessidade de uma autonomia muito maior. Já os nobreaks atendem a projetos com menor necessidade de autonomia.

No entanto, a combinação entre gerador e nobreak é perfeita. Isso porque até que o gerador seja ligado (o que pode variar de segundos a alguns minutos), o nobreak entra em operação em um curto período de tempo, sem que equipamentos ligados a ele sejam afetados.

Saiba mais: Entenda a diferença entre nobreak e estabilizador

 

Tipos de Nobreak

Os nobreaks podem ser divididos em categorias diferentes de acordo com a forma de interação com os aparelhos conectados (interativo ou online) ou pelo formato de onda produzido (senoidal ou semissenoidal). 

No caso do nobreak interativo, a bateria interna é acionada ao reconhecer um problema na rede elétrica. Já o nobreak online, também conhecido como dupla conversão, fornece energia através de suas baterias, sem interrupção, impedindo que os aparelhos percebam a queda de energia caso ocorra.

Para o caso de eletrônicos simples como televisão ou câmeras, o formato de onda indicado é o semissenoidal, já equipamentos de alto desempenho como PC gamers, o ideal é o formato senoidal. 

Leia também: Tipo de potência do nobreak: você precisa saber a diferença entre W e VA

Quem precisa de um nobreak?

Existem diversos cenários em que o nobreak se faz necessário para a segurança e a proteção dos equipamentos e das pessoas. 

    • Condomínios – Imagine, por exemplo, o funcionamento das câmeras de vigilância e do portão de um condomínio. No caso de queda de energia, o local fica vulnerável, mas com o uso do nobreak a eletricidade não é interrompida.
    • Agronegócio – O agronegócio também pode se beneficiar da tecnologia do nobreak, protegendo e garantindo o funcionamento contínuo da energia. Pode ser aplicado em equipamentos agrícolas, na iluminação e aquecimento ou em computadores na área residencial.
    • Empresas em geral – O mesmo vale para outros formatos de negócio que querem garantir a eletricidade constante, evitando prejuízos e perda de materiais e documentos importantes. Um exemplo é sua atuação na proteção de dados corporativos em data centers.
    • Residências – Se você trabalha em home office e não quer interromper uma atividade ou reunião importante por causa de uma queda de energia, ter um nobreak ligado ao seu computador é essencial. 

Agora que já conhecemos mais sobre as vantagens e os tipos de nobreak, vamos entender melhor quais as proteções oferecidas pelo equipamento.

 

As proteções oferecidas

Proteção contra subtensão

Quando ocorre uma redução na tensão fornecida pela concessionária, temos o efeito de subtensão, que também pode ocorrer quando ligamos vários equipamentos em uma mesma tomada. Uma queda de tensão pode causar diversos problemas, como por exemplo panes inesperadas ou comprometimento do funcionamento.

Como o nobreak opera? Ele conta com componentes que fazem a regulação da tensão. Se a tensão reduzir drasticamente, o nobreak entra em modo bateria.

Proteção contra sobrecarga

A sobrecarga ocorre quando a carga ligada no nobreak é maior do que a oferecida por ele. A sobrecarga pode ocasionar aquecimento excessivo dos componentes do nobreak, como circuitos e transformadores, por exemplo.

Como o nobreak opera? Por meio de sensores que monitoram a carga conectada e avisam por meio de sinais sonoros quando há excesso de carga. Para resolver a sobrecarga é só desligar um ou mais equipamentos.

Proteção contra curto circuito

Ocorre quando há uma passagem elevada de corrente elétrica em um circuito.

Como o nobreak opera? Ele conta com componentes de proteção, evitando que os equipamentos ligados ao nobreak sejam queimados.

Proteção contra sobreaquecimento no inversor

Ocorre quando a carga ligada no nobreak é maior do que é oferecido pelo dispositivo.

Como o nobreak opera? Quando ocorre sobrecarga, é acionado o modo bateria.

Proteção contra sobretensão

Quando ocorre uma elevação na tensão fornecida pela concessionária, temos o efeito de sobretensão.

Como o nobreak opera? Ele conta com componentes que fazem a regulação da tensão. Se a tensão aumentar drasticamente, o nobreak entra em modo bateria.

Proteção contra descarga total/sobrecarga da bateria

Elas podem descarregar de duas formas: carga alta e descarga rápida ou carga baixa e descarga lenta.

Como o nobreak opera? Ele conta com uma proteção de nível, que mantém as baterias do nobreak com uma carga mínima, evitando que ocorra a descarga total.

 

Como vimos, o nobreak protege equipamentos eletrônicos e garante o funcionamento dos sistemas de segurança. É indispensável não só para residências e condomínios, mas também para negócios de todos os portes, dos profissionais autônomos às grandes empresas.

Ainda tem alguma dúvida sobre o nobreak? Deixe um comentário ou entre em contato. Na nossa página, você encontra alguns modelos de nobreaks da Intelbras. Veja qual se adapta à sua necessidade!

Texto publicado originalmente em 07 de julho de 2020 e atualizado em 27/04/2022.

38 Comentários

  1. simone aline dos santos disse:

    como e feito o carregamento de bateria da nobreak ?

    • Intelbras disse:

      Oi Simone, o carregamento da bateria do Nobreak é feito de forma automática. Basta conectar na energia elétrica. Recomendamos deixar o Nobreak 24 horas conectado na energia elétrica para completar a carga total da bateria. Caso tenha mais dúvidas estamos á sua disposição!

  2. Marcos instalador disse:

    Boa tarde estou com um nobreak que adquiri usado e não liga tirei a bateria coloquei outra para testar e os leds acendem e fica apitando, penso que o transformador possa estar queimado, será que o de um estabilizador dá para substituir.. obrigado

    • Intelbras disse:

      Oi Marcos, quando o LED vermelho ficar aceso continuo e estiver bipando mesmo sem ter nenhum equipamento conectado na saída, significa que ocorreu um curto circuito na saída do Nobreak. Verifique se os fios da baterias estão bem encaixados ao Nobreak. Verifique também o fusível rearmável, localizado atrás do Nobreak. Caso ainda fique com problemas entre em contato com a gente. Estamos à disposição!

  3. Leonardo disse:

    Olá. Boa tarde. Possuo um nobreak de outra marca e tive a ingrata surpresa onde o mesmo não funciona quando acionado o GERADOR. Os da INTELBRAS conseguem ser ligados através do gerador? Me parece que nem todos os nobreaks podem ser ligados pelo gerador. Obrigado

    • Intelbras disse:

      Olá Leonardo, não indicamos conectar geradores aos nossos Nobreaks pois a variação de frequência é muito alta e necessitam que fiquem ligados por longos períodos. Nossos modelos são para cargas menores e o tempo de autonomia é o suficiente para manter ligados os equipamentos conectados a ele até o seu desligamento, como no caso dos computadores. Outras dúvidas estamos à disposição!

  4. Luiz disse:

    Boa tarde,
    o meu nobreak não está segurando energia. o que eu posso fazer?

  5. MARIA JOSE ZUMERLI LIDUARIO disse:

    MEU TELEFONE CHAMA, QUANDO A GENTE VAI ATENDER DA SINAL DE
    ocupado

    • Intelbras disse:

      Olá Maria, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por la. Ficamos no seu aguardo!

  6. Paulo Barros disse:

    Boa tarde, eu comprei um nobreak e instalei em uma chácara, mas a energia fornecida pela concessionária é muito ruim, sempre há falta de fase e sobretensão/subtensão, devido a isso ele não aguenta 25 dias e queima sua placa interna. Há algum dispositivo de proteção que eu possa usar para protege-lo? Obrigado.

    • Intelbras disse:

      Olá Paulo. Sim possui os produto de surto, porém esta é uma das finalidades do nobreak, proteger os equipamentos e se necessário queimar no lugar dos outros que estão conectados, porém a concessionaria tem que fornecer um serviço de qualidade e estável. Segue o protetor de surto EPS 301, o interessante seria gerar o máximo de proteção possível, se não possui DPS, fale com um eletricista para incluir em sua instalação, assim terá os três níveis de proteção. Ficamos à disposição!

  7. Enilda disse:

    Bom dia,
    Meu nobreak começou a bipar do nada, desconectei os aparelhos conectados a ele o alarme parou, quando volto a conectar ele alarma de novo. Meu nobreak e novo nunca sofreu nenhum dano.
    Não sei o que fazer, pode ajudar?

  8. Fábio Berti disse:

    Comprei meu nobreak 600Va há cerca de 10 meses. No começo funcionava bem. Após uns 03 meses deixou de fazer a função de segurar o PC ligado. Só acabar a energia que tudo desliga. Ele não segura NADA! o que fazer?!

  9. LEANDRO disse:

    COMPREI NOBREAK 600VA, SEMPRE QUANDO DA QUEDA DE LUZ DESLIGA O DESKTOP.. O NOBREAK NAO SEGURA LIGADO
    O QUE FAZER

    • Intelbras disse:

      Olá Leandro, nesse caso pedimos que você chame a gente no WhatsApp (48) 2106-0006, vamos te orientar melhor por lá. Ficamos no seu aguardo!

  10. Ricardo disse:

    tenho uma duvida tenho um pc com uma fonte de 800W qual nobreak voce me recomendaria?

  11. Emmanuele disse:

    Olá, tenho um nobreak da Intelbras, quando acaba a energia ele não segura mais, ele desliga. O que eu tenho que fazer?

    • Intelbras disse:

      Oie! Nossa recomendação é que você verifique se não são as baterias que devem ser substituídas. Caso você faça isso ou já tenha feito e mesmo assim não resolva, entre em contato com o nosso suporte técnico através do telefone/WhatsApp (48) 2106-0006. Ficamos à disposição!

  12. Giovana disse:

    Olá! Gostaria de saber se posso conectar o DPS na tomada e depois plugar o nobreak nele. Se melhora a proteção contra piques de energia e se pode plugar o nobreak no DPS. Obrigada.

  13. PEDRO BARBOSA CHUEIRI DE AMORIM disse:

    Tenho um homestudio em casa e gostaria de ligar alguns equipamentos em um nobreak de 300w/600Va, porém os equipamentos de acordo com as especificações, passam dos 300w, mas eles também não serão usados nem na metade do volume, ou seja, não vai puxar tanta energia, sendo assim, eu poderia exceder para uns 400w (de acordo com as especificoes de cada equipamento) em equipamentos ?

    • Intelbras disse:

      Olá, Pedro!
      O nobreak de 300W/600VA indica que suporta uma potência máxima de 300W. Isso quer dizer que para que este forneça algum tipo de autonomia para o seu sistema no modo bateria, o ideal seria que se adicione uma potência máxima de 40% desse valor.
      Caso não queira nenhuma autonomia, e somente este opere como um protetor para os seus equipamentos, poderá colocar uma potência acima de 40%. Porém, nunca ultrapasse a potência limite do produto. Caso coloque uma potência acima de 300W, irá entrar no alarme de potência ultrapassada e irá desarmar.

  14. Mateus Araújo disse:

    Tenho um nobreak da marca e sempre desligo e tiro da tomada quando vou dormir. Isso prejudica o aparelho ? O nobreak gasta muita energia?

    • Intelbras disse:

      Olá Mateus, tudo bem? Nobreak é para uso continuo, para uma queda de energia o produto funcionar em modo bateria. Sobre o gasto de energia, aconselho que você entre no nosso site e procure pelo modelo do seu Nobreak, após achar, consulte o manual do produto que lá tem essa informação, ou se preferir, pode ir até o nosso atendimento, através do WhatsApp (48) 2106-0006.

  15. Nilson Pepe disse:

    Boa dia ,
    faço parte de uma equipe de T.I que cuidamos de 50 postos de gasolina. A diretoria queria saber o porque queima muito nobreak , pode informar sobre essa situação?
    grato.

    • Arthur Faria disse:

      Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Assim poderemos analisar melhor o seu cenário. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  16. Anderson Teles Santana disse:

    Pode usar no break para uso de ventiladores em casa de faltar energia? E se sim quanto tempo ele pode ser usado?

    • Intelbras disse:

      Oi, Anderson! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento pelo WhatsApp (48) 2106-0006 e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!

  17. Condomínio Spazio 2000 disse:

    Boa tarde, prezado(a)! Sou Ricardo, síndico do Edifício Spazio 2000. Gostaria de saber qual NOBREAK utilizar na proteção dos dois elevadores contra surtos elétricos ocasionados por quedas de tensão. Infelizmente, ocorrem breves e frequente quedas de energia na rede pública elétrica por falhas semanais da concessionária. Uma peça muito cara chamada “inversor de tensão” que processa os comandos de paradas em cada andar e também comandos de abrir e fechar porta do elevador foi queimada. Foi preciso recuperar a peça porque a substituição é muito cara e, mesmo assim, o seguro do prédio cobriu apenas a metade do prejuízo!.

    • Intelbras disse:

      Olá! Nesse caso, recomendamos que busque o técnico em elevador que lhe presta suporte para questionar se esse tipo de equipamento suporta nobreaks e caso positivo, qual o tempo de comutação ele aceita, qual o consumo do equipamento, a tensão de alimentação (monofásico, bifásico ou trifásico). Baseado nessas informações poderemos lhe indicar o nobreak adequado. Caso precise de ajuda, recomendamos que entre em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006.

  18. Lincoln Coutinho disse:

    Boa tarde!

    Posso instalar o no-break entre a entrada da rede e o disjuntor de um comodo? Pra quando faltar energia, ele prover energia para esse comodo inteiro?

    Desde já agradeço,

    • Intelbras disse:

      Olá, Lincoln! Para a aplicação de um nobreak, é necessário levar em consideração as cargas que serão aplicadas no produto. Sendo necessário, respeitarem as especificações do nobreak.

  19. Fabricio disse:

    quero saber uma duvida, Alguem pode ajudar se for esse caso meu. Eu nao busco nobreak para FALTA de energia. e sim piscada de energia, quando começa piscar a energia e o pc desligar, energia cai uns 1 segundo ou mile segundos e volta. queria saber se qualquer nobreak segura um pc gamer. Quero saber apenas sobre o PIC de energia que dar e qual nobreak segura e se PC gamer que usa fonte 80 plus PFC ativo e pode usar nesse nobreak

    • Intelbras disse:

      Oi, Fabricio! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Você pode entrar em contato pelo nosso telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento, e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!

Deixe um comentário