O marketing para energia solar é imprescindÃvel para quem deseja aumentar as vendas. Isso porque um sistema fotovoltaico ainda gera muitas dúvidas, e o público precisa entender melhor seus benefÃcios antes de investir. Com isso, torna-se papel fundamental das revendedoras explorar o assunto e atrair potenciais clientes.
Realizar campanhas de marketing para energia solar pode parecer complicado e desafiador. No entanto, existem pequenas ações que podem te ajudar na hora de estruturar as estratégias certas para conquistar novos clientes, especialmente com o marketing digital. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Marketing Energia Solar: o que é, por que e como investir?
Em 2021, o Brasil entrou para a lista dos 15 paÃses lÃderes em capacidade instalada no mundo, um mercado que vem se aquecendo ano após ano. Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), foram gerados 3,5 GW entre janeiro a dezembro de 2021, marco histórico que supera os 2,68 GW de 2020.
O crescimento significativo da energia solar no Brasil e a expectativa de maior expansão para os próximos anos aumentaram a competitividade, tornando cada vez mais necessário o foco no marketing para energia solar com a captação de clientes com potencial de compra.Â
O marketing para energia solar consiste em uma série de ações e estratégias voltadas para entregar valor ao público segundo seus desejos e necessidades e, com isso, otimizar as vendas aumentando o lucro do seu negócio.Â
Para investir em marketing para energia solar é preciso ter conhecimento das estratégias e buscar aplicá-las em seu negócio. Para tanto, separamos 3 dicas que podem te ajudar a alavancar as vendas com o marketing de energia solar. Confira a seguir!
Leia também: Como obter as vantagens da energia fotovoltaica para o seu empreendimento
3 práticas de Marketing para Energia Solar
1. Conheça o seu público
Pode parecer muito simples, mas, na verdade, essa é uma das dicas mais valiosas no que diz respeito ao marketing para energia solar. Seja offline ou online, quanto mais você sabe sobre o seu cliente, maiores as chances de alcançar as pessoas certas e fechar negócio.
Por isso, busque formas de captar informações básicas como faixa etária, gênero e renda média, mas também explore outros aspectos como interesses pessoais, desejos e formas de interagir com as marcas.Â
Em posse de todos os dados, fica mais fácil pensar em estratégias de venda que sejam eficazes.Â
Por exemplo, se você descobre que a maioria do seu público é caracterizado por pessoas engajadas com movimentos ambientais e gostam de interagir com as marcas através das redes sociais, já sabe que é importante destacar a sustentabilidade e realizar as campanhas online.Â
Se, por outro lado, seu público está mais focado na economia e autonomia que a energia solar pode possibilitar ao longo prazo, suas divulgações devem abordar tais aspectos.
Leia também: Energia solar e sustentabilidade: como se relacionam?
Perceba que isso não significa deixar de falar sobre qualquer dos benefÃcios da energia solar, mas sim entender aquilo que cativa o seu cliente inicialmente para você poder vender. Muitas vezes o seu público pode nem ter conhecimento sobre certas vantagens de investir na energia solar, portanto, cabe a você explicitá-las.Â
2. Tenha presença digital
Você está presente nas mÃdias sociais? Se o seu cliente pesquisar no Google, consegue acessar o seu site com informações sobre seu produto? Se a resposta for não, saiba que está mais que na hora de investir no marketing de energia solar online.Â
Já comentamos antes que o marketing digital é essencial, isso porque boa parte do público procura informações online antes de realizar qualquer compra. Uma pesquisa da Opinion Box aponta que 91% dos consumidores consideram a experiência positiva como um fator fundamental nas decisões de compra.
Ou seja, se você não estiver preparado para receber o seu público nos canais online, pode acabar perdendo as vendas. Construir uma imagem positiva permite que o cliente participe da jornada de compra e que você crie soluções adequadas ao processo.
Algumas formas de investimento online para você ficar de olho:
- SEO – Otimização de conteúdos no blog;
- Anúncios patrocinados no Google e Facebook;
- Envio de e-mails marketing – conteúdo e promoção;
- Posts atrativos em redes sociais;
- VÃdeos em plataformas como Youtube e Instagram.Â
3. Saiba avaliar as possibilidades e oportunidades
Colocar em prática as estratégias de marketing também envolve reconhecer o momento adequado para fazer cada investimento de acordo com a atuação do seu negócio. Avalie os seus resultados e as estratégias usadas até o momento, para, a partir disso, entender o que precisa ser colocado em prática.
Fique atento à s oportunidades e reconheça as diferentes possibilidades que o marketing de energia solar oferece. Por exemplo, se na região em que você atua existem muitos condomÃnios, talvez seja interessante construir estratégias para apresentar a energia solar para esse contexto.Â
Leia também: Possibilidades e vantagens da energia solar para condomÃniosÂ
Observe, ainda, o que os seus principais concorrentes estão fazendo e aprenda como direcionar melhor as suas vendas. Nesse processo você pode contar com a parceria de empresas como a Intelbras Solar que fornece um suporte robusto para os profissionais do mercado de energia solar consigam colocar as estratégias de marketing em prática e alavancar as vendas.
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