• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Kit gerador de energia solar: como ele diminui a conta de luz

Intelbras

18 de novembro 2021 às 11:11
Energia Solar

kit gerador de energia solar

Você sabe quais equipamentos compõem um kit gerador de energia solar e como é feita a instalação? Saiba que gerar a própria energia é mais simples do que você imagina e pode ser uma excelente opção para o seu bolso.

Afinal, toda vez que ocorre um ajuste na tarifa da conta de luz ou uma alta nos preços da cesta básica, é comum que as pessoas procurem por alternativas que possam reduzir custos do orçamento familiar.

A instalação de um sistema fotovoltaico pode não ser uma escolha inteligente nesses momentos de contenção, sendo capaz de garantir uma economia de até 95% na conta de luz.

Quer entender como um kit gerador de energia solar é simples e pode ser a opção que você busca para economizar? Continue a leitura e conheça todos os equipamentos e detalhes sobre a instalação!

Kit de energia solar on grid

O sistema de energia solar, também conhecido como sistema fotovoltaico, é instalado na residência e é conectado à concessionária que fornece energia elétrica na região. Assim, através da captação da luz do sol e do efeito fotovoltaico ocorre a transformação em energia elétrica, pronta para o uso.

Ao adquirir o kit gerador de energia solar é preciso ter atenção à qualidade e a certificação das peças. Além disso, é imprescindível que a instalação seja feita por profissionais capacitados para que o sistema funcione com toda sua eficiência e seguindo a legislação vigente.

Vamos conhecer os principais equipamentos do kit gerador de energia solar? Confira a seguir!

Painel solar

O componente mais importante, sem o qual não é possível captar a irradiação solar, é o painel solar. Compostos por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, os painéis solares também são chamados de placas ou módulos solares. É justamente através do efeito fotovoltaico que a energia da luz solar é transformada em energia elétrica.

Robustos e resistentes, os painéis solares são dispostos no telhado da casa, mas a depender do projeto também podem ser fixados no solo, desde que recebam a irradiação solar necessária.

A quantidade de painéis solares dependerá de cada unidade consumidora, algo definido na criação do projeto. Contudo, dificilmente será necessária qualquer reforma ou adaptação no imóvel considerando a fácil aplicação dos painéis.

Existem diferentes tipos de painéis solares, normalmente produzidos com silício, mas é importante contar com uma empresa especializada para tirar todas as dúvidas e escolher o melhor equipamento para o seu projeto.

Quer saber o quanto você pode economizar com a energia solar? Faça uma simulação no site da Intelbras agora mesmo, é só clicar na imagem abaixo!

Inversor

A energia captada pelo painel solar precisa ser transformada em energia elétrica, própria para uso, e esse papel cabe ao inversor de frequência. Com isso, é feita a transformação da corrente contínua em corrente alternada conforme a necessidade do imóvel (110 ou 220 volts).

Para realizar um acompanhamento detalhado da geração de energia, o inversor também conta com um sistema de monitoramento acoplado que é direcionado via Wi-Fi para consulta facilitada pelo celular. Assim é possível conferir o quanto foi gerado e consumido.

Outra função do inversor diz respeito ao ajuste da tensão para um funcionamento eficiente e também o direcionamento do excedente de energia para a rede local. Ao gerar a sua própria energia, você pode emprestar o que sobra para a distribuidora e com isso ganhar créditos a serem compensados na conta de luz.

Para entender melhor o assunto acesse: Como funciona a compensação de energia

Medidor bidirecional

Ainda sobre a compensação de créditos, um equipamento importante no kit gerador de energia solar é o medidor bidirecional. É nele que o funcionário da concessionária de energia fará a leitura para identificar o consumo e gerar a fatura de luz.

Desse modo, é possível acompanhar com precisão qual o excedente de energia produzido para saber os créditos a serem compensados e evitar perdas. Ou seja, identificar a quantidade produzida e o que está sendo direcionado para a distribuidora. O medidor pode ser acompanhado por você e pela distribuidora.

Vale ressaltar que esse aparelho faz parte do kit de energia solar on grid, mas é um item fornecido gratuitamente pela distribuidora de energia elétrica. A pessoa que decide ter energia solar em sua empresa ou casa não paga nada por ele.

Acessório e estruturas

Por fim, para completar o kit gerador de energia solar, temos os cabeamentos que são conectores específicos que farão a transmissão da energia.

Cabos de baixa qualidade podem prejudicar a transmissão e diminuir a eficiência do conjunto. Por isso, lembre-se de optar por empresas certificadas e referência no mercado de energia solar.

Como escolher um gerador de energia solar?

Como vimos, o kit gerador de energia solar não é nada complexo e possui uma instalação simples. Na hora de escolher os equipamentos é válido considerar:

  • Qualidade dos equipamentos para garantir a durabilidade do seu sistema solar (os painéis solares, por exemplo, devem ter duração mínima de 25 anos);
  • Certificação adequada dos equipamentos conforme definido pelo Inmetro;
  • Inclusão do serviço de instalação com profissionais capacitados;
  • Pedido de conexão com a concessionária local (só pode ser feita por técnico elétrico);
  • Suporte técnico fácil e acessível para qualquer dúvida que surgir.

Além disso, observe se os valores são compatíveis com o mercado, desconfie de preços muito baixos, pois adquirindo produtos sem qualidade você pode acabar fazendo um investimento que custará muito depois.

Quer adquirir o seu kit gerador de energia solar? Peça agora um orçamento com a Intelbras. Empresa brasileira com mais de 45 anos de experiência e que busca estar sempre próxima de seus clientes com produtos inovadores e de qualidade.

0 Comentários

Deixe um comentário