O home office é uma modalidade de trabalho que vem ganhando espaço nas empresas. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 11% dos trabalhadores ativos no Brasil exercem suas atividades profissionais de forma remota desde a pandemia. No entanto, para que o modelo tenha sustentabilidade, é fundamental ter um escritório ergonômico.
O conforto do trabalho em casa é um atrativo para grande parte dos profissionais, mas nem sempre as empresas contam com especialistas para orientar os colaboradores sobre como ter o ambiente ideal. Ainda assim, tomar medidas que garantam ergonomia no ambiente de trabalho é indispensável para evitar problemas de saúde.
Nesse sentido, para auxiliar profissionais que que precisam de orientações sobre como montar um escritório ergonômico, preparamos este artigo, respondendo as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura para saber quais ações são necessárias para trabalhar em casa sem riscos.
Escritório ergonômico: o que é?
Um escritório ergonômico é um espaço de trabalho montado para proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente ao profissional na execução de suas atividades e prevenir problemas de saúde.
É importante que, mesmo em casa, as medidas tenham como base a Norma Regulamentadora n°17 (NR-17), desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), junto a entidades trabalhistas, como sindicatos e associações, para regulamentar a ergonomia no ambiente de trabalho.
Considerando o que diz a norma, é preciso adaptar o local de trabalho em casa para atender às exigências da lei, tendo um escritório ergonômico que seja seguro e agradável para as atividades do dia a dia.
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Qual é a importância de um escritório ergonômico?
Montar um escritório ergonômico em casa tem como principais objetivos:
- Promover eficiência e segurança nas atividades profissionais;
- Garantir boas condições de trabalho;
- Proporcionar bem-estar e conforto durante o expediente;
- Prevenir problemas de saúde ocupacionais;
- Contribuir para a produtividade do profissional.
Se o ambiente de trabalho em casa não é favorável, o profissional corre o risco de ter problemas por má postura ou por não manter uma iluminação adequada à função, por exemplo. Isso pode resultar não apenas em baixa produtividade, mas também em doenças que podem se tornar sérias para a saúde do trabalhador.
Por isso, o ideal é montar um escritório ergonômico que ofereça as condições adequadas ao home office. A seguir, você confere algumas dicas para preparar esse ambiente na sua casa.
Como ter um escritório ergonômico em casa?
Para seguir as normas de ergonomia no seu local de trabalho em casa, é importante levar em consideração alguns fatores, como:
Posicionamento do monitor, do teclado e do mouse
Para um escritório ergonômico, o monitor, o teclado e o mouse devem estar bem posicionados de acordo com a estatura da pessoa. O ideal é que a tela esteja na altura dos olhos, sem que o profissional precise inclinar a cabeça para cima ou para baixo para visualizá-la.
No caso do uso de notebook, é comum que a pessoa fique com o olhar levemente inclinado para baixo por não ser possÃvel ajustar a altura da tela. Por isso, o recomendado é ter teclado e mouse independentes, permitindo trabalhar com a tela suspensa por um suporte.
É importante que o teclado fique diretamente à frente do usuário e no mesmo nÃvel que o mouse, garantindo a utilização com os cotovelos em um ângulo de 90°.
Altura do encosto e dos braços da cadeira
Para permitir uma postura adequada ao trabalho, a cadeira deve ter encosto com altura e inclinação ajustáveis para proteger a coluna do profissional.
Os braços da cadeira devem ser posicionados de forma que o antebraço fique apoiado na mesa e que o trabalhador não precise esticar os braços para usar o computador.
A estatura do profissional deve ser levada em consideração para regular a distância do assento da cadeira em relação aos apoios de braços, que pode variar entre 20 e 25 cm.
Iluminação
Em relação à iluminação do ambiente de trabalho, é importante que seja uniforme, evitando reflexos, sombras e contrastes que atrapalhem as atividades no computador.
Prefira as lâmpadas de LED, que são a melhor opção para escritórios: são econômicas, proporcionam iluminação homogênea e não aquecem o ambiente.
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Equipamentos de áudio e comunicação
Se o trabalho exige equipamentos de áudio e comunicação, como headset, webcam, e telefone, é fundamental escolher marcas de qualidade e que sigam as normas de Segurança do Trabalho e regulações especÃficas, como a NR-17.
No caso do headset, é preciso verificar se possui protetor auricular, fones de ouvido com cancelamento de ruÃdo e ajuste ergonômico à cabeça, por exemplo.
Quanto à webcam, o ideal é optar por um equipamento com boa qualidade de vÃdeo e que permita ser posicionada de acordo com o usuário para evitar problemas de visão ou posturais.
Para uso do telefone, é recomendado não apoiá-lo, inclinando a cabeça e elevando o ombro. O ideal é segurá-lo com as mãos e não usá-lo por longas jornadas. O limite seguro de som contÃnuo para o ouvido é de 80 decibéis.
Agora, você já sabe os principais pontos que precisam da sua atenção ao montar um escritório ergonômico em casa. Quer fazer isso com mais facilidade? Então, conte com a Intelbras. Fale com um de nossos especialistas para tomar as melhores decisões para o seu home office.
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