Os funcionários do condomÃnio são fundamentais para o bom andamento das atividades e da rotina de um prédio. São eles que cuidam da limpeza, da organização, da manutenção e do atendimento aos condôminos e seus visitantes. Se a gestão desses colaboradores não vai bem, todo o condomÃnio sofre as consequências.
A administração dos funcionários do condomÃnio pode ser feita de duas formas: contratação própria ou terceirização. Ambas as alternativas têm seus prós e contras. Para ajudar o sÃndico na escolha da melhor forma de gestão da mão de obra, reunimos os principais argumentos para lidar com os recursos humanos do condomÃnio.
Funcionários de condomÃnio: contrato próprio ou terceirização?
Na terceirização, o sÃndico conta com algumas vantagens, tais como:
- otimização da gestão de pessoas;
- ganho de tempo;
- reposição de posto em caso de faltas ou férias;
- substituição de funcionários sem ônus para o condomÃnio (como uma contratação temporária, que envolve compra de uniformes e equipamentos de segurança);
- questões contábeis ficam por conta da empresa terceirizada, etc.
Apesar das facilidades que a terceirização traz, é necessário tomar alguns cuidados na contratação da empresa prestadora do serviço. Isso se dá porque o condomÃnio também responde em caso de irregularidades, desde obrigações trabalhistas a questões de segurança. Por isso, é necessário verificar toda documentação, como certidões e idoneidade do fornecedor de serviços.
Na contratação de funcionários de condomÃnio próprios, o sÃndico deve acompanhar as principais questões que envolvem as relações entre os colaboradores e sua administração. Isso envolve jornada de trabalho, escopo de função, insalubridade, periculosidade, dentre outras questões de esfera jurÃdica que podem comprometer o condomÃnio.
Cuidados na contratação de funcionários do condomÃnio
O cuidado precisa ser intensificado quanto às normas de segurança e o uso de equipamentos necessários à atividade. Para isso, é preciso ter fiscalização periódica. O gestor deve ter à disposição as informações de que necessita para tomar decisões ágeis e acertadas. Por exemplo:
- Quanto custaria ao condomÃnio?
- As condições de trabalho estão adequadas?
- A folha de pagamento está em dia?
- As horas extras estão adequadas ou são excessivas e onerosas?
Mesmo com a contratação própria, a gestão de recursos humanos propriamente dita não precisa ser feita pelo representante do condomÃnio. Especialistas sugerem que seja contratada uma empresa administradora condominial para executar essa função. São muitos detalhes a serem observados e o sÃndico já tem outras tarefas.
Zelar para que esses funcionários estejam preparados e motivados para desempenhar seu trabalho é papel do sÃndico, independente da categoria própria ou terceirizada.
São fatores importantes a se considerar em prol dos condôminos, uma vez que a folha de pagamento dos funcionários do condomÃnio pode comprometer mais da metade das despesas mensais. O impacto chega a 65% dos gastos condominiais, de acordo com uma estimativa da Associação das Administradoras de CondomÃnio (Aabic), incluindo os encargos sociais.
Vamos ver, a seguir, quais são os principais fatores a ser considerados a respeito aos funcionários do condomÃnio.
O que é preciso saber sobre a gestão de funcionários do condomÃnio
Seleção de pessoas
Conte com o apoio de uma administradora condominial ou um profissional de recursos humanos (RH). Entre as caracterÃsticas desejáveis do novo colaborador, considere ser educado, dedicado, responsável e de boa Ãndole.
Folha de pagamento
O ideal para se ter as contas saudáveis é ficar entre 40% a 50% do total de despesas em um condomÃnio. Lembre-se de que esse custo envolve não só o pagamento do salário dos funcionários, mas também o recolhimento de impostos, as retenções fiscais, as horas extras e demais encargos sociais.
Legislação trabalhista
São inúmeras as leis que regem as relações de trabalho. A administradora do condomÃnio deve se responsabilizar pelo cumprimento dessas regras. O sÃndico, por sua vez, acompanha e cobra da administradora se está tudo dentro dos conformes. Veja quais itens devem ser considerados:
- Procedimentos de contratação e rescisão;
- Registro dos funcionários atualizado;
- Carteira profissional atualizada;
- Férias remuneradas;
- 13º salário;
- Jornada e/ou escala de trabalho;
- Concessão de benefÃcios;
- Adicionais como insalubridade, periculosidade e outros;
- Licenças médicas, maternidade, afastamentos etc;
- Encargos sociais como INSS e FGTS.
Normas regulamentadoras
O Ministério do Trabalho publica normas que regulamentam as condições de trabalho, para que assegurem a saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários do condomÃnio – e qualquer outro empregado pelo regime CLT. As áreas de limpeza, obras e manutenção do condomÃnio exigem atenção especial devido aos riscos fÃsicos e quÃmicos que envolvem essas atividades.
As normas não são leis, mas devem ser seguidas. Em caso de acidentes, o sÃndico pode se responsabilizar judicialmente e o condomÃnio arca com o prejuÃzo. Além de garantir condições dignas de trabalho, seguir essas normas evita custos com indenizações, tratamentos médicos e contratações emergenciais devido a ausências de colaboradores.
Relações sindicais
É preciso ficar atento aos acordos entre patrões e empregados e acompanhar as decisões tomadas em acordos coletivos e dissÃdios.
Capacitação
As tecnologias evoluem muito rápido, inclusive em relação a itens de segurança, como portarias remotas, controles de acesso, sistemas de videomonitoramento, entre outros. Nesse sentido, é de extrema importância que os funcionários do condomÃnio sejam capacitados com frequência, a cada nova contratação na equipe ou sempre que for necessário.
Além da questão técnica, a parte comportamental também deve ser levada em conta. Capacitação em procedimentos de segurança e atendimento ao público são recomendáveis. Uma equipe bem treinada garante a qualidade do serviço, otimiza recursos e motiva os funcionários do condomÃnio.
Valorização
Investir em treinamentos, oferecer boas condições de trabalho e pagar os salários em dia são importantes para a motivação. Mas sempre há um quê a mais que você pode proporcionar aos funcionários para ter uma equipe 100% dedicada.
Ofereça oportunidades de avaliações periódicas e feedbacks, sempre com objetivo de melhorar a prestação do serviço e a motivação do funcionário do condomÃnio. Ter canais de comunicação para informar sobre novidades na rotina, normas de segurança, banco de sugestões e até parabenizar por datas comemorativas – dia do porteiro, do profissional da limpeza e aniversários, por exemplo – são medidas simpáticas que valorizam a equipe.
Essas são as principais considerações a se fazer na decisão sobre a contratação de funcionários do condomÃnio. Existem vantagens e desvantagens de contar com a terceirização. Importante lembrar que não se pode descuidar da segurança, para manter a tranquilidade dos condôminos.
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