Escolher fontes de alimentação para projetos de segurança exige cuidado, mas será que você dá a devida atenção a este item? Se você é técnico, instalador ou até mesmo alguém que compra produtos de segurança eletrônica, deve saber o quão necessário é utilizar nobreaks e protetores eletrônicos em seus projetos.
Afinal, eles protegem equipamentos contra surtos elétricos e picos de tensão e proporcionam autonomia em caso de queda de energia. O que às vezes passa despercebido, mas também tem importância fundamental, é o investimento em fontes de qualidade quando se trabalha com sistemas de segurança eletrônica.
Os diferentes tipos de fontes de alimentação, também conhecidas como conversores estáticos, são essenciais para o funcionamento de diversos produtos, como os de CFTV, iluminação, controle de acesso, roteadores e fitas LED.
Apesar de geralmente ficarem escondidas nas instalações, elas têm uma função primordial: converter a tensão elétrica alternada (AC), que é a que a concessionária de energia entrega, em tensão contínua (DC), que é a que o equipamento necessita para operar, como vemos na ilustração abaixo.
Ao utilizar fontes genéricas, você pode provocar uma série de problemas no projeto, como ruídos em imagens, dimensionamento incorreto e necessidade de compra de mais fontes, sobreaquecimento de equipamentos e multas por instalações irregulares.
Se você quer evitar danificar os produtos ou lidar com mau funcionamento, investir em fontes de alimentação para projetos de segurança é o caminho ideal. Por isso, continue a leitura para descobrir os motivos da escolha, benefícios, modelos de fontes e como escolher fontes de qualidade.
Por que escolher fontes de alimentação para projetos de segurança com mais qualidade?
Escolher fontes de alimentação para projetos de segurança de alta qualidade é fundamental, pois a confiabilidade e estabilidade da alimentação elétrica são essenciais para garantir o funcionamento adequado de sistemas de segurança, como câmeras de vigilância, alarmes, controle de acesso, entre outros.
Uma fonte de alimentação é projetada para fornecer uma tensão e corrente estáveis e confiáveis, garantindo o funcionamento adequado dos equipamentos de segurança. Elas também possuem uma maior eficiência energética e podem economizar energia elétrica, o que é importante em projetos que exigem a operação contínua dos equipamentos.
Portanto, ao escolher fontes de alimentação de qualidade para projetos de segurança, é possível garantir a confiabilidade e o desempenho adequado do sistema, além de reduzir os custos de manutenção e minimizar o risco de falhas de segurança.
Como escolher fontes de qualidade?
O primeiro ponto a considerar no momento de escolher a fonte ideal são os equipamentos que estarão conectados e a tensão necessária para a alimentação. Para sistemas de CFTV, por exemplo, o ideal é optar por modelos que entreguem 12,8 V, em lugar dos de 12 V, ou equipamentos que ofereçam ajuste de tensão.
A vantagem de utilizar fontes de 12,8 V é que elas entregam 0,8 V de “tensão extra”, o que é útil em instalações a maiores distâncias, pois compensam possíveis perdas e proporcionam bom desempenho ao sistema.
Conheça nossa calculadora de viabilidade: tenha ajuda para escolher a fonte ideal para o seu sistema CFTV!
Obs.: Ao trabalhar com sistemas de segurança eletrônica, também é importante ficar atento à escolha do cabo de alimentação e à distância recomendada entre as câmeras. Um cabo de má qualidade pode interferir na definição de imagem e reduzir a distância de transmissão do sinal.
Modelos e tipos de fontes de alimentação existentes no mercado
No mercado, você encontrará diferentes modelos de fontes de alimentação para projetos de segurança, cada um indicado a um tipo de situação. Podem ser usadas em projetos para sistemas de CFTV, por exemplo.
Se você está buscando uma fonte para câmera Intelbras ou outros projetos de segurança, veja algumas opções a seguir:
- Fontes para fixação em parede: também chamadas de Wall mount, são compactas e ideais para alimentação individual de equipamentos. Perfeitas para instalação em régua de tomada devido ao tamanho compacto, atendem às mais diversas aplicações de 12 V ou 12,8 V para controle de acesso, iluminação LED e redes.
- Fontes desktop: são indicadas a instalação individual ou centralizada e, dependendo da corrente, podem alimentar até 10 câmeras HD.
- Fontes desktop sem pino: podem ser diretamente ligadas à fiação elétrica, sendo bastante úteis em ambientes sem proximidade de tomadas, como forros de teto ou postes. Também são indicadas para uso em caixas de passagem 4×2.
- Fontes multissaídas: permitem a conexão de mais equipamentos na saída, sem necessidade de adaptações, e têm tensão ajustável para instalação a maiores distâncias. Os modelos de melhor qualidade geralmente são os produzidos com case em plástico selado, têm suporte para fixação em parede e tampa para proteção contra sujeira e umidade nos contatos elétricos.
- Fontes metálicas: também conhecidas como colmeias, possibilitam que as câmeras sejam ligadas diretamente a elas e podem ser fixadas em parede ou trilho DIN em racks. Além disso, têm tensão de saída ajustável, podendo ser instaladas a maiores distâncias.
- Fontes ininterruptas ou fontes nobreaks: garantem a alimentação mesmo na ausência da energia elétrica, pois contam com bateria interna que proporciona autonomia para aplicações. São uma solução completa para garantir o funcionamento ininterrupto de fechaduras eletromagnéticas, controladores de acesso, roteadores e ONUs ou qualquer outro equipamento que precise de tensão de 12 V.
- Fontes de alimentação ajustáveis: são fontes de alimentação que permitem ao usuário ajustar a tensão de saída para diferentes valores, geralmente através de um potenciômetro ou outro dispositivo de ajuste. Além disso, as fontes com tensão ajustável também podem ser utilizadas em cenários onde o comprimento do cabo é muito longo, neste caso, com uma tensão maior, a energia “vence” mais facilmente essa distância e o produto não perde desempenho por conta da perda resultante do tamanho do cabo elétrico.
7 benefícios de usar fontes de alimentação Intelbras para projetos de segurança
As fontes de alimentação da Intelbras são a escolha certa para os seus projetos de segurança. Isso porque elas são desenvolvidas com o máximo de cuidado e qualidade, presente em todos os produtos da marca.
Além disso, a Intelbras conta com um portfólio variado de fontes para você escolher àquela que corresponde a necessidade do seu projeto. Assim,é possível alimentar um número maior de câmeras com a mesma fonte, sem abrir mão do desempenho e qualidade.
Fica mais fácil escolher a fonte para câmera Intelbras, não é mesmo? Combinar produtos da mesma marca ajuda a potencializar o seu desempenho. Dito isso, veja outros benefícios de contar com fontes de alimentação:
- Têm filtro contra interferência e ruídos, que deixa as imagens mais nítidas;
- Possibilitam utilizar cabeamento acima de 50 m em sistemas de CFTV;
- Asseguram proteção total contra curto-circuito, sobrecarga e sobretensão;
- Têm maior durabilidade que as fontes genéricas e alimentam mais câmeras;
- Possui uma potência real, a grande diferença entre as fontes genéricas e as da Intelbras, dessa forma, permite a alimentação de mais câmeras com a mesma fonte;
- Têm cabo homologado pelo Inmetro;
- São mais resistentes à sobrecarga, o que diminui a necessidade de visitas técnicas.
Como vimos, as fontes de alimentação para projetos de segurança são peças essenciais e é preciso escolhê-las bem. Se você chegou até aqui e deseja escolher a fonte de alimentação certa para o seu projeto, conheça todas as opções da Intelbras!
0 Comentários