A eficiência das soluções de geração de energia solar garante que você dificilmente enfrente problemas. Isso porque o sistema tem uma ótima durabilidade e o custo de manutenção das placas solares é muito pequeno.
Porém, você conhece os 3 principais fatores e sabe como realizar a limpeza de placas solares de forma efetiva?
Caso não haja atenção e cuidado na escolha dos equipamentos ou na instalação e manutenção do sistema, o funcionamento de seus equipamentos pode ficar comprometido. Ainda, cenários em que há muita fumaça ou fuligem na atmosfera, vindos de queimadas ou obras próximas ao local de instalação das placas afetam diretamente a qualidade e eficiência dos sistemas fotovoltaicos.
Por isso, é importante apostar em equipamentos de qualidade e certificados, assim como profissionais competentes para realizar o projeto e evitar erros na instalação da energia solar.
Como se dá o funcionamento da energia fotovoltaica?
A energia fotovoltaica funciona por meio da captação da luz do sol com painéis solares. São esses painéis que convertem a energia solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.
Os painéis solares, geralmente, são instalados nos telhados das residências, adequando-se à estrutura de acordo com avaliação e projeto definido.
Com isso, a energia é direcionada para o imóvel e pode ser usada normalmente por qualquer item que necessite de energia elétrica: geladeira, televisão, ar-condicionado, forno elétrico, etc.
A energia fotovoltaica pode ser instalada em dois formatos: on grid e off grid. O modelo on grid é ideal para residências em espaços urbanos, que são conectadas à distribuidora de energia local. Basicamente, é o modelo mais procurado e utilizado por quem procura economia aliada à sustentabilidade.
No caso do modelo off grid, a geração de energia é feita de forma autônoma, necessitando de baterias para armazenar a energia e controladores de carga. Ideal para áreas rurais que não têm acesso à energia pública. Ou ainda, para equipamentos autossuficientes, como sistemas de câmeras de segurança, rádio outdoor, motorhomes, sistemas de monitoramento instalado em caminhões, food trucks, luminárias e lâmpadas de jardim, etc.
Ainda assim, é preciso ficar atento a alguns fatores que podem interferir no bom funcionamento do sistema de geração de energia solar e, em todas elas, garantir a adequada limpeza das placas solares.
Leia também: Como funciona a energia solar em residências?
Fator 1 – Instalação inadequada
Para um bom funcionamento da energia fotovoltaica é fundamental que o projeto seja bem dimensionado e instalado. Caso contrário poderá perder a eficiência no funcionamento.
Tudo começa com o dimensionamento das quantidades de módulos solares a serem instalados e o posicionamento adequado no imóvel. Além disso, há determinação da tensão das correntes elétricas que servirão para dimensionar os inversores, cabos, dispositivos de proteção e baterias (no caso do modelo off grid).
Os sistemas fotovoltaicos são similares a outras instalações elétricas, por isso, devem ser projetados e instalados por profissionais habilitados ou empresas especializadas na área.
Painéis mal posicionados podem reduzir a captação do sol. Em áreas sujeitas a tempestades de raios pode haver problemas provocados pelas descargas e uma instalação mal feita pode levar a perda da geração de energia.
Por exemplo, instalar painéis num ponto da propriedade em que eles pegam mais área de sombra que luz solar durante o dia, não é a melhor opção, visto que a irradiação solar é fundamental na produção de energia.
Com isso, torna-se imprescindÃvel escolher empresas com boas indicações no mercado e que utilizem equipamentos certificados conforme a legislação brasileira.
Desse modo, o sistema fotovoltaico funcionará com toda a sua eficiência garantindo o retorno previsto do investimento inicial.
Fator 2 – Módulos solares sujos
Um dos principais pontos de atenção no que diz respeito à manutenção do sistema é em relação à sujeira nos módulos solares, pois pode afetar o funcionamento da energia fotovoltaica.
Essa sujeira pode ser acúmulo de poeira e fumaça, mas também dejetos de pássaros, folhas, galhos, entre outros detritos que podem cair nos painéis.
Muitas vezes, as chuvas podem ser suficientes para limpar. No entanto, você também pode contatar uma revenda ou profissional especializado em energia solar para realizar esta limpeza. Lembre-se que é importante que o profissional tenha as certificações necessárias para atuar com energia solar e realizar reparos em alturas.
A recomendação é realizar a limpeza das placas solares a cada 6 meses a 1 ano para que a geração de energia não seja prejudicada. Em regiões mais secas esse perÃodo pode variar.
Para isso, basta limpar os módulos utilizando um pano úmido ou uma mangueira, caso necessário.
Saiba mais: O que é energia solar? Tudo sobre o sistema fotovoltaico
Fator 3 – Manuseio incorreto
Qualquer impacto pode causar fissuras nos módulos e prejudicar o funcionamento da energia fotovoltaica. Sendo assim, não é recomendado andar sobre elas, por exemplo.
Caso identifique a necessidade de manutenção, acione a empresa responsável para que profissionais capacitados possam realizá-la.
Quando instalado e manuseado da forma correta o sistema fotovoltaico tem vida útil de mais de 20 anos.
Tire suas dúvidas sobre energia solar
A instalação dos sistemas fotovoltaicos requer conhecimento especializado e só deve ser realizada por profissionais capacitados.
Assim é possÃvel evitar erros no projeto, danificação dos equipamentos, manutenção inadequada ou qualquer outro problema causado por ação externa que comprometa a geração de energia e o investimento realizado.
Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre a geração da energia solar, baixe agora o Guia do consumidor: 15 perguntas e respostas sobre energia solar e acabe de uma vez por todas com suas dúvidas sobre esse investimento. O material é gratuito.
0 Comentários