A energia solar em indústria é uma forma de diminuir os gastos com a conta de luz, que costumam ser relativamente altos no setor, além de reduzir os impactos ambientais. Através da instalação do sistema é possÃvel gerar a própria energia e serve para indústrias e empresas de diversos segmentos.
No Brasil, a energia solar em indústria é cada vez mais atrativa e uma aposta para empresários que querem se destacar no mercado e conquistar um diferencial competitivo. A responsabilidade social e ambiental é um dos fatores que contribuem para uma imagem positiva da marca.
No primeiro semestre de 2022, o consumo de energia solar teve um aumento de 30% de gigawatts em comparação ao segundo semestre de 2021. Batendo recordes consecutivos e com um crescimento constante, a energia solar já é destaque na matriz energética brasileira e a expectativa é que continue a evoluir.
Neste conteúdo, descubra como gerar energia solar em indústria e saiba quais os principais benefÃcios deste investimento. Continue a leitura para saber mais!
Como gerar energia solar em indústria?
A geração de energia solar em indústria é semelhante a qualquer outro sistema fotovoltaico instalado em residências. Com a instalação dos painéis solares é possÃvel captar a incidência solar para gerar energia elétrica e suprir a demanda necessária.
Cada indústria ou empresa terá uma necessidade diferente na quantidade de painéis necessários. Para descobrir isso é preciso calcular todo o consumo atual de energia para verificar qual o tamanho do projeto.
O dimensionamento deve ser feito por uma empresa especializada que irá orientar o melhor posicionamento do sistema solar para melhor desempenho.
Por ser conectada à concessionária local, a energia solar gerada em excedente, ou seja, não utilizada pela indústria, pode ser compartilhada e com isso é possÃvel obter créditos descontados na conta de luz. É assim que a conta de luz pode ser reduzida.
BenefÃcios de ter energia solar em indústrias e grandes empresas
O investimento em energia solar pode ser benéfico para as indústrias e grandes empresas tanto a curto quanto a longo prazo. Veja alguns dos principais pontos que a tornam tão atrativa.
Economia na conta de luz
A redução dos gastos é sempre um dos objetivos de qualquer empresa e muitas vezes a conta de luz é uma das despesas fixas que mais pesa no financeiro. Um sistema fotovoltaico capta luz solar durante todo o dia e o que não é usado pela indústria, será compartilhado com a distribuidora local que devolve o “empréstimo” de energia em formato de créditos.Â
Retorno do investimento
O retorno sobre o investimento de energia solar costuma acontecer entre 4 a 6 anos, um prazo relativamente curto. Com isso, após o financiamento, a indústria continuará a usufruir da economia na conta de luz e da geração de energia solar por muitos anos.
Vida útil prolongada
Um sistema de energia solar precisa de poucos equipamentos para operar, sendo o principal deles os painéis solares, que contam com uma vida útil de 25 anos com desempenho de até 80%.
SustentabilidadeÂ
Limpa e renovável, a energia solar é um investimento na sustentabilidade. Por ser proveniente do sol, seu impacto ao meio ambiente é mÃnimo e a medida que as indústrias investem na tecnologia é maior a presença da energia solar na matriz energética brasileira.
Baixa manutenção
O custo de manutenção equivale a menos de 1% do investimento total. Basicamente, o que precisa ser feito é a limpeza dos painéis solares para evitar que poeira e outros dejetos atrapalhem o desempenho. As chuvas podem ser uma grande aliada nesse momento, eliminando a necessidade de fazer uma limpeza manual.Â
Diferencial competitivo
Práticas sustentáveis são cada vez mais visadas no mundo atual. Com um mercado exigente e atento às medidas de preservação, investir em energia solar em indústria é uma forma de conquistar e reter mais clientes.
Como vimos, a energia solar em indústria tem diversos benefÃcios e pode ser um investimento interessante para o seu negócio. Para descobrir o quanto é possÃvel economizar na conta de luz, entre em contato com a Intelbras.
Prezados!
Tenho interesse em conhecer mais sobre o assunto de energia fotovoltaica, para poder apresentar essa ideia para minha coordenação.
Uma pergunta, é possÃvel sermos totalmente autônomos em geração de energia, sem depender de concessionária ou há alguma legislação que impeça?
Desde já agradeço!
Bom dia, Marcio, tudo bem?
O nosso suporte técnico pode te ajudar com as orientações pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006.