• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Energia solar e sustentabilidade: como se relacionam?

Intelbras

22 de março 2022 às 04:03
Energia Solar

Nem todo mundo sabe disso, mas a conexão entre energia solar e sustentabilidade vai além da questão ambiental. Assim, falar dessa relação também é olhar para aspectos sociais e econômicos. 

Mais do que nunca, nossa sociedade busca formas de ser mais sustentável, e o processo de geração de energia faz parte disso. 

Neste post vamos explicar como a energia solar e sustentabilidade se relacionam e o que exatamente significa dizer que uma  energia é sustentável. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura!

O que se entende por sustentabilidade? 

A todo instante vemos novas notícias sobre a situação improcedente de nosso planeta, com consequências e previsões graves para florestas, oceanos, animais e a vida humana. Cientistas alertam que se nada for feito para frear os níveis preocupantes de desmatamento, derretimento das geleiras e emissão de gases do efeito estufa, o planeta pode atingir um ponto sem volta.

Isso mostra a urgência em realizar ações voltadas para a sustentabilidade do nosso planeta. De acordo com a definição da ONU, o desenvolvimento sustentável consiste no “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

Em outras palavras, ser sustentável está relacionado a uma série de atitudes que devem ser praticadas em âmbitos governamentais, empresariais e individuais, ou seja, está na mão de todos fazer a sua parte e contribuir para que as futuras gerações tenham um ambiente saudável para viver.

Baixe agora o infográfico: Entenda a geração de energia solar em 7 passos simples. O material é gratuito. 

geração energia solar

Tripé da sustentabilidade

Embora estejamos bastante familiarizados hoje em dia, o termo sustentabilidade é relativamente novo. Foi na década de 1990 que o sociólogo John Elkington definiu o tripé da sustentabilidade pensando em uma forma de incluir o tema nas empresas, para que o meio ambiente e a responsabilidade social fossem tão relevantes quanto o lucro. 

Antes disso, em 1987 no relatório “Nosso Futuro Comum”, a ONU já havia introduzido o termo ao chamar atenção para a limitação e as possíveis consequências do uso irrefreado de recursos da natureza.

Em suma, sustentabilidade tem tudo a ver com aspectos

  • Econômicos: gestão financeira adequada, investimento em novas tecnologias, etc. 
  • Sociais: ações de apoio à comunidade no seu entorno, preocupação com pagamento justo de salários, atitudes éticas e muito mais. 
  • Ambientais: foco no uso de energias renováveis, pegada de carbono, hábitos de consumo consciente, entre outros. 

Em 2012, durante a conferência Rio+20, foram definidos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que trazem uma série de propostas a serem cumpridas até 2030. Entre os objetivos, há um relacionado ao uso de energia limpa e acessível. 

A seguir, vamos entender como energia solar e sustentabilidade estão ligadas nesse compromisso.

Qual a relação entre energia solar e sustentabilidade? 

A energia solar fotovoltaica é uma forma de gerar energia elétrica através da captação da luz do sol, um recurso renovável, que não se esgota, ao contrário de outras fontes de energia como a proveniente do petróleo ou do carvão mineral. Esse é um dos principais fatores que torna a energia solar sustentável, afinal, causa efeitos mínimos no meio ambiente.

Por meio do fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico, o sistema de energia solar consegue captar a luz e transformá-la em energia própria para uso. Para tanto, é necessário a instalação de painéis solares, normalmente fixados nos telhados das residências ou no solo, além de outros equipamentos como o inversor e cabeamentos.

Como não poderia deixar de ser, outro aspecto que une energia solar e sustentabilidade está relacionado ao âmbito social e econômico, visto que, desde 2012 até setembro de 2021, a energia solar  gerou cerca de 347 mil empregos, segundo levantamento da Absolar. Do ponto de vista ambiental, mais de 13,6 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas, ou seja, deixaram de ser jogadas na atmosfera. 

Apesar disso, na matriz energética brasileira, as hidrelétricas são maioria. Embora seja considerada uma fonte de energia limpa e renovável, a construção desse tipo de usina causa impactos socioambientais, afetando a vida nos rios e as comunidades ribeirinhas. Além disso, os períodos de escassez hídrica prejudicam e sobrecarregam o fornecimento de energia.

Por isso, torna-se cada vez mais necessária a expansão da matriz energética com formatos mais sustentáveis e a energia solar é uma das opções mais acessíveis. Com instalação fácil e rápida, o sistema de energia solar pode ser aplicado em qualquer região do Brasil, país favorecido pelo clima tropical. 

Leia também: Entenda o retorno de investimento da energia solar

Energia solar para um futuro mais sustentável

Como vimos, a energia solar e a sustentabilidade estão completamente ligadas uma à outra. Nos últimos anos, o uso de energia solar tem crescido no Brasil com uma representação atual de 2,3% da matriz energética. 

Com capacidade para abastecer mais de quatro milhões de residências no país, a energia solar bateu a marca histórica de 12 GW (gigawatts) de energia instalada em 2021, sejam de usinas de grande porte ou geradores instalados em residências ou empresas. O resultado é visto como positivo e contribui para a geração de novas oportunidades, além de diminuir o risco de novos aumentos na conta de luz.

Cada vez mais pessoas estão cogitando gerar a própria energia com um sistema fotovoltaico devido aos benefícios. Além da energia solar ser uma contribuição com a sustentabilidade do planeta, também traz vantagens como redução de até 95% da conta de luz, baixa manutenção e opções de financiamento para realizar o investimento, que, aliás, possui um rápido retorno.

Quer saber o quanto você pode economizar com a energia solar ao instalar o sistema na sua residência? Acesse agora mesmo o simulador da Intelbras e saiba quanto economizar em um ano e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

0 Comentários

Deixe um comentário