Com um dos maiores índices de incidência de descargas atmosféricas do mundo, o Brasil registra anualmente cerca de 50 milhões de ocorrências de raios e relâmpagos em seu território, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Saiba mais sobre o assunto e veja dicas de como proteger os seus equipamentos eletrônicos contra esse fenômeno.
Descargas atmosféricas no Brasil
O Brasil registra anualmente cerca de 50 milhões de ocorrências de raios em seu território. Isso ocorre devido à posição geográfica do país, que está localizado na zona tropical do planeta, área onde o clima é mais quente e, deste modo, favorável à formação de raios e tempestades. Pesquisas indicam que há aumentos de incidência de descargas elétricas em áreas urbanas devido à ação de fatores como a poluição e o aumento de temperatura. Esse tipo de fenômeno causa não somente prejuízos econômicos, mas também ameaças à população, podendo provocar ferimentos, graves lesões e até a morte. No período de 2000 a 2014, segundo o INPE, foram contabilizados 1.789 óbitos causados por acidentes envolvendo raios. As regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste concentram o maior número de ocorrências. O verão costuma ser a estação mais chuvosa e, por consequência, possui a maior incidência de descargas elétricas.
Como proteger os seus equipamentos eletrônicos contra raios
Por estarem ligados à rede elétrica, os equipamentos eletrônicos estão suscetíveis a picos de tensão, seja de ordem física ou natural, neste caso, descargas elétricas, mais conhecidas como raios.
Quando um raio atinge um local próximo a uma rede elétrica, ele descarrega uma grande quantidade de eletricidade, que percorre fiações até o momento de encontrar um aterramento. É aí que ele pode destruir a fiação e aparelhos eletrônicos que estiverem plugados na tomada. A baixa ou falta de energia não danifica os equipamentos; isso pode ocorrer no retorno da eletricidade, quando ela normalmente possui uma voltagem maior.
Dado o contexto, como proteger os equipamentos eletrônicos em caso de descargas elétricas?
Ter uma instalação elétrica adequada é o primeiro passo para evitar que os aparelhos sejam danificados. Qualquer defeito ou má instalação os torna mais vulneráveis a ocorrências de descargas atmosféricas. Contrate um bom eletricista e certifique-se de que ele utilize materiais certificados e realize a instalação e a manutenção de maneira correta.
O ideal é que cada aparelho seja conectado a uma tomada individual, sem o uso de réguas ou adaptadores do tipo benjamim. A sobrecarga de equipamentos ligados a uma única fonte pode ser prejudicial em caso de queda de raios.
Realizar o aterramento da fiação elétrica da sua residência ou empresa é fundamental para a proteção dos seus aparelhos eletrônicos. Atualmente, no Brasil, esse procedimento é obrigatório. No aterramento, é instalado um cabo de cobre no solo, de maneira que ele possa descarregar as tensões atmosféricas e estáticas, facilitando e otimizando o funcionamento de outros dispositivos de proteção, como disjuntores. Esse processo pode ser aliado à instalação de um DPS, equipamento que protege a rede elétrica contra raios e variações de tensão.
Existem, ainda, equipamentos que são comprovadamente resistentes à descarga atmosférica, como por exemplo, os videoporteiros Intelbras. Nesse caso, os aparelhos contam com proteção contra transientes atmosféricos que tem como base os sistemas usados em centrais telefônicas (PABX) desenvolvidos e aprimorados por nós. Esse sistema de proteção baseia-se em protetores passivos e ativos, utilizando desde centelhadores a gás até os protetores à base de silício (TVS). A eficácia dessa tecnologia de proteção é comprovada pelos resultados obtidos nos testes em laboratórios, tanto os credenciados pelos órgãos de homologação como a ANATEL, quanto pelos testes em nossos laboratórios internos
Queria saber se existe algum protetor de rede ex: proteção saída de rede para stand alone.
Olá, Jonathan! A Intelbras não fabrica nenhum protetor de saída de rede para esses equipamentos. Ficamos à disposição.
Fusiveis de Vidro – Filamento nem sempre resolvem, pelo contrario ja que a tensão é que se alterna e o fusivel queima apenas quando a corrente ultrapassa a corrente nominal do fusivel, estes protetores abaixo no link tem proteção absoluta. Verifique no site – http://www.lojatelefonia.com.br/produtos-index/categorias/2175236/protetor_anti_raio.html
Olá Fernando,Existem no mercado alguns dispositivos de proteção contra surto, DPS, específicos para rede ethernet, porém não homologamos os dispositivos para comprovar a eficácia. Atualmente todas as entradas do DVR possuem algum tipo de proteção contra surto, mas que são dependentes do DVR estar devidamente aterrado para ter o máximo de aproveitamento.
Nos DVRs da linha HDCVI a entrada de rede ethernet apresenta um circuito de proteção contra surto bastante eficaz, chegamos a aplicar 30 KV utilizando nossa jiga de testes sem causar danos no DVR.
Mas como citado anteriormente, é extremamente necessário que se faça um aterramento adequado, pois os circuitos de proteção tendem a desviar qualquer surto para o Terra, caso não exista o Terra a tendência é encontrar caminhos com resistência menor, podendo danificar outras partes do circuito. 😀
Olá!
Tenho muito problema com a ligação da linha telefonica. Normalmente os aparelhos não queimam pois estão aterrados, porem meu modem/roteador sempre queima. Existe algum aparelho ou procedimento para evitar isso?
Obrigado
Oi Cassiano. Tudo bem? Se na sua região você sofre com muitos raios e quedas de energia, é recomendado que utilize o seu modem/roteador ligado em um estabilizador, ou em um filtro de linha que contém um fusível para a proteção dos equipamentos a ele ligado. 🙂
Neste blog diz que os videos porteiros da Intelbras “são comprovadamente resistentes à descarga atmosférica”. Tenho um IV7000, e toda vez que cai raio o módulo externo da problema, não abre o portão social, isto é defeito de projeto? Fabricação? como posso resolver isso? já gastei quase o valor do IV7000 em consertos sucessivos, e neste momento está com o mesmo problema devido à descargas atmosféricas. Com resolver isso definitivamente?
Olá Valmor, tudo bem? Os nossos videos porteiros possuem resistência contra surtos de tensão. Não temos erro no projeto ou problemas de fabricação, quanto a isso você pode ficar tranquilo. Entraremos em contato através do e-mail para saber mais detalhes sobre o seu produto, conte com a gente sempre que precisar. Abração!
Bom dia
Estamos tendo problemas com centrais da cerca eletrica do nosso codominio. Duas já foram danificadas e o nosso tecnico alega ter sido por conta de raios e tempestades, chuvas, etc.
Qual a solução para esse problema?
ficamos no aguardo
Obrigado
Olá Ricardo, tudo bem? Nós vamos te ajudar. Já enviamos a sua duvida para que a nossa equipe técnica possa te orientar melhor. Em breve você receberá o nosso retorno pelo e-mail. Abraços!
Bom dia! Tenho o mesmo problema do Valmor, tenho um video porteiro e ele parou de funcionar 3 vezes e já gastei o mesmo valor de um novo com consertos, toda vez que cai raios ele queima, e é a unica coisa que queima, nunca tive nenhum problema com outro aparelho em casa.
Olá Tamires, lamentamos pelo ocorrido, nesse caso peço que entre em contato no nosso canal de atendimento através do link http://www.intelbras.com.br/contato-suporte-tecnico, para que a nossa equipe técnica entenda melhor o que esta ocorrendo com o seu produto. Ficamos no aguardo!
Boa noite. Tenho uma central PABX Modulare+. Na minha região, sempre temos problemas com oscilações na rede elétrica que vem da rua. Vi que as centrais PABX de vocês tem proteção contra transientes atmosféricos. Mesmo assim, vocês recomendam ligar a PABX em um Nobreak, por exemplo? Ou mesmo ligar a rede telefonica em um nobreak antes de conectar a PABX?
Olá Erick, para proteger a central telefone, é bom realizar um bom aterramento no local da instalação do equipamento. Com um no-break, a proteção da central fica melhor, mas não dispensa um bom aterramento. Mais dúvidas entre em contato com o nosso suporte técnico. Ficamos à disposição!
Oi bom dia. Venho á buscar soluções pra uma proteção de um PABX. Que se encontra com todos os tipos de proteção. Aterramento dele é muito bom. Porém não está individualmente só pra ele . É ligado no sistema do SPDA do prédio. Temos 3 para-raio raios instalado . Mas parece que a fuga está vindo pela rede da OI e cabo de internet. Não sei o que fazer . Favor se tiver uma solução em equipamentos eu estou pronto pra comprar…me ajude com esse problema. No aguardo
Olá Dimilson, já encaminhamos a sua dúvida para o nosso suporte técnico, e em breve vamos te orientar pelo e-mail. Abraços!
Prezados Técnicos,
Estou tendo problema com um Switch e um Extensor de TV (HDMI ONIX) adquiridos em representante Intelbras.
Após chuvas e ocorrências de raios em minha região tais Aparelhos se danificam parecendo SURTO de TENSÃO na Entrada de Rede…
Como posso proteger os Switches e Cabos de Rede de RAIOS e outros SURTOS de TENSÃO?
Todos os meus Aparelhos (DVR, FONTE, etc) estão devidadmente ATERRADOS…
Oi Hilton, já encaminhamos a sua dúvida para o nosso suporte técnico, e em breve vamos te orientar pelo seu e-mail. Abraços!
oi boa tarde venho em busca para resolver poblema com raio na central intelbras de alarmes residenciais.
Oi Mario, pedimos que nesse caso você entre em contato com a nossa equipe técnica através do link https://www.intelbras.com/pt-br/contato/suporte-tecnico/, vamos te ajudar melhor por la, Ficamos no aguardo!
A matéria fala de raio na rede elétrica e seus protetores mas existe proteção contra a onda eletromagnético gerado por um raio???
QUERO SABER O APARELHO VÍDEO PORTEIRO ALLO TEM ALGUMA PROTEÇÃO CONTRA SURTOS OU DESCARGAS ELÉTRICAS?
QUE DEVO FAZER ESPECIFICAMENTE COM RELAÇÃO A ESTE APARELHO,
Olá Fatima. O videoporteiro resiste a surtos elétricos de até 8kV caso precise de mais informações entre em contato com o suporte técnico. Outras dúvidas, estamos à disposição!
Na NBR 14136 a fase esta do lado direito, e no EPS 301 o neutro esta do lado direito, quando instalei ficou invertido.
Oi, Kaio! O conector está correto. É porque esta olhando o blug de conexão da tomada de frente, tem que acompanhar ele indo encontro com a tomada. O terra fica acima, o neutro ao lado esquerdo e o fase ao lado direito.
Oi bom dia. Venho á buscar soluções pra uma proteção de um PABX. Que se encontra com todos os tipos de proteção. Aterramento dele é muito bom. Porém não está individualmente só pra ele . É ligado no sistema do SPDA do prédio. Temos 3 para-raio raios instalado . Mas parece que a fuga está vindo pela rede da OI e cabo de internet. Não sei o que fazer . Favor se tiver uma solução em equipamentos eu estou pronto pra comprar…me ajude com esse problema. No aguardo
Olá Jairo. A proteção da central é o aterramento. Neste seu caso como é pela linha telefonica e pela rede, você pode usar um filtro de linha antes dela chegar na central, e um switch entre a central e o ponto de rede. Ficamos à disposição!