Saber que seu time fez gol ou que o piloto da Fórmula 1 já levou bandeirada final pelo grito do vizinho – e você ainda está acompanhando a trajetória da bola ou a última curva – é uma das coisas mais desagradáveis para quem acompanha esportes. Afinal, acaba com a emoção. O culpado deste pequeno instante de frustração é o delay na transmissão ao vivo da TV.
Digamos que o delay na transmissão ao vivo pode ser até um pouco mais que desagradável. Pode ser sim muito irritante. Imagine que em plena Copa do Mundo o Brasil está em uma disputa de pênaltis e você na expectativa para o momento da batida. Só que antes mesmo de a bola se movimentar, os gritos vindo da rua já entregam o resultado do chute.
Mas o que significa delay e porque ele acontece? Há como solucioná-lo? As respostas trazemos neste artigo. Confira!
O que é delay na transmissão ao vivo e por que ele acontece?
O delay é um atraso na transmissão, que afeta geralmente os sistemas de TV por assinatura e por satélite. A demora acontece porque o sinal passa por um processo de decodificação e descompressão de imagem, realizado pelo receptor (aquela caixinha preta que mostra o canal) da prestadora de serviço, que faz com que ela leve mais tempo para chegar até a TV. Lembra os arquivos ZIP que recebemos por e-mail? A lógica da descompactação no sinal é basicamente a mesma.
O processo é simples, porém um pouco trabalhoso, já que cerca de 30 imagens de quase 2 megapixels (tamanho padrão para alta resolução) são descomprimidas a cada segundo. Se considerarmos ainda algumas interferências no sinal que podem acontecer no ‘meio do caminho’, o delay na transmissão ao vivo quando estamos assistindo via cabo ou satélite pode ser de até 5 segundos.
Sinal digital como forma de evitar o atraso na recepção da imagem
Se o delay é uma caracterÃstica presente geralmente nos canais fechados, uma boa opção é desconectar a TV dos receptores por assinatura ou via satélite e buscar diretamente o sinal digital de TV aberta.
Para isso, primeiro é necessário saber se sua televisão está apta a receber o sinal digital, ou seja, se já possui conversor digital integrado. Os aparelhos mais novos (fabricados depois de 2010) são todos adaptados, mas é importante você confirmar isso no menu de sua TV, no manual de instruções ou com o fabricante. Caso você utilize um modelo mais antigo ou de tubo, será preciso adquirir um conversor, que vai proporcionar imagem e som com qualidade digital em todos os aparelhos de TV.
Como complemento à qualidade de imagem e som, instale uma antena digital UHF, interna, externa ou ainda coletiva, no caso de condomÃnios. Se você mora em um, verifique se já conta com uma antena digital. As antenas internas são mais fáceis de instalar e é possÃvel configurá-las de maneira simples e rápida.
Resumindo, o passo a passo é o seguinte:
- Tire o cabo que conecta sua TV ao receptor da operadora (Net, Sky, Claro TV, Vivo TV, etc);
- Se sua TV já conta com conversor integrado, ligue a antena digital diretamente no aparelho (na entrada do cabo coaxial);
- Ao usar um conversor, você vai ligar a antena nele (na entrada para o cabo coaxial) e então ligá-lo a TV pelos cabos RCA (os amarelos, vermelhos e brancos) ou HDMI. Veja mais sobre a instalação neste tutorial;
- Em seguida, acesse o menu de configurações da TV e altere o sistema de recepção para AV se a instalação for via cabo coaxial, ou HDMI, se for por este cabo; e inicie a busca de canais. Pronto, sinal digital na transmissão ao vivo!
Vale lembrar que muitas cidades ainda utilizam o sinal analógico. Para não ter atraso na recepção das imagens, basta conectar o cabo da operadora diretamente ao aparelho de TV. Com qualidade de imagem menor, o sistema analógico dificilmente apresenta delay.
Tem alguma dúvida? Deixe um comentário para nossos especialistas ou entre em contato.
Bom dia, no meu caso é diferente, o atraso é do som com relação à imagem. Tem como ajustar esse delay?
Olá Arsenio. Você possui algum conversor da Intelbras? O conversor não deve ter delay do som com a imagem, e caso tenha, pedimos que entre em contato com a nossa equipe técnica. Caso você não tenha um produto da Intelbras, mas o delay é com a Operadora, orientamos nesse caso a consultar a própria operadora. Ficamos à disposição!