• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Conversores de mídia: o que você precisa saber

Intelbras

03 de outubro 2019 às 11:10
ProvedoresRedes

conversores-de-midia

No mês de maio de 2019, a fibra óptica bateu o recorde de ativações no Brasil, com quase 600 mil acessos ativos. Ao todo, são mais de 7,8 milhões de contratos em todo o país, número próximo ao de acessos XDSL, que começaram a ser desligados. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Isso mostra o crescimento nos investimentos em fibra óptica por todo o Brasil, e aponta para a importância de manter uma rede bem estruturada para garantir a qualidade na transmissão de dados. Para isso, os conversores de mídia despontam como equipamentos fundamentais para fazer a interligação entre redes ópticas e elétricas, especialmente em longas distâncias.

O que são conversores de mídia?

Conversores de mídia são equipamentos de rede utilizados em redes P2P (point-to-point) que transformam sinais elétricos em ópticos (e vice-versa), permitindo a conversão da eletricidade em luz para a transmissão de dados e, assim, viabilizando o uso da fibra óptica em vez de fios de cobre. Como resultado, esses equipamentos proporcionam um aumento na velocidade e no alcance da rede e garantem imunidade contra interferências.

Os conversores de mídia são ideais para interligar redes ethernet, oferecendo mais confiabilidade e segurança.

Assista: Conversores de Mídia Intelbras

Tipos de conversores de mídia e suas diferenças

Basicamente, existem dois modelos de conversores de mídia disponíveis no mercado: Fast Ethernet e Giga Ethernet. Os modelos Fast Ethernet transmitem dados na velocidade de 100 Mbps. São equipamentos mais baratos, criados para atender demandas menores, como empresas de pequeno porte que possuem poucos dispositivos conectados.

Por sua vez, os conversores Giga Ethernet conseguem alcançar velocidades de até mil Mbps (ou 1 Gbps), oferecendo muito mais capacidade de tráfego de dados. São equipamentos com um valor mais elevado, indicados para projetos de grande porte e que apresentem maior complexidade.

Dentre os modelos de conversores de rede, existem aqueles que utilizam duas fibras ou somente uma (WDM). A escolha do equipamento mais adequado vai variar de acordo com a relação entre velocidade, distância e custo da rede. Quanto maior for a distância e a velocidade, maiores serão os custos.

Atualmente, existem modelos de conversores que trabalham com a tecnologia WDM, que utiliza apenas uma fibra para recepção e transmissão dos dados. Uma vez que os custos sobem na mesma proporção que a velocidade e a distância da rede, os conversores WDM possibilitam uma redução de até 50% dos investimentos em cabeamento de fibra óptica.

Outra diferenciação importante entre os modelos de conversor se dá em relação à conexão com diferentes fibras: monomodo ou multimodo. O equipamento é feito para suportar controle de fluxo, funcionando como bridge.

Vantagens dos conversores de mídia

Resistência a interferências e facilidade de instalação

Como conduzem o sinal de forma elétrica, os cabos de cobre utilizados na transmissão de dados estão altamente suscetíveis a interferências externas, causando, entre outros problemas, alterações na corrente. Uma simples descarga elétrica atmosférica é o suficiente para produzir uma interferência significativa no material.

Por sua vez, o sinal óptico é imune a esse tipo de interferência, já que a fibra conduz impulsos luminosos, e não elétricos. Desse modo, é possível instalá-la junto à rede elétrica sem que ofereça qualquer prejuízo à rede.

Além disso, quando utilizado em um rack para conversores de mídia, os conversores de mídia possuem as tecnologias Plug and Play e Hot Swap, que permite a troca do equipamento sem que haja necessidade de desligá-lo ou de alterar suas configurações.

Aumento do alcance

A fibra óptica permite aumentar significativamente o alcance da rede, uma vez que a qualidade do sinal consegue se manter estável mesmo em distância maiores. Para efeito de comparação, enquanto cabos de par trançado conseguem ter um alcance aproximado de 100 metros, a fibra óptica consegue percorrer até 20 km entre um ponto e outro sem que haja perda de dados ou instabilidade. Isso ocorre por conta da estrutura do cabo de fibra óptica e pelo fato de a velocidade da luz ser superior à da eletricidade. Os conversores apresentam um consumo de energia extremamente baixo. Tudo isso faz com que esses equipamentos sejam ideais para interligar redes de médio e longo alcance.

Redução de latência

Outra vantagem importante dos conversores de mídia é a baixa latência, devido à alta velocidade com que o sinal óptico é transmitido e ao fato de que a conversão do impulso luminoso praticamente não sofre processamento, como acontece, por exemplo, com as tecnologia sem fio.

Aplicações dos conversores de mídia

Os conversores de mídia são soluções bastante importantes para a implantação de redes de fibra óptica, especialmente quando falamos em longas distâncias.  Por isso, dentre suas aplicações, podemos destacar seu uso para:

  • Empresas: conversores permitem realizar a interligação por fibra óptica entre a matriz e as filias de uma empresa, garantindo a transmissão de dados em alta velocidade;
  • Provedores: em muitos casos, ISPs possuem POPs distribuídos por sua área de operação. Por meio do uso de conversores de mídia, é possível conectar todos os pontos ao provedor com fibra óptica, garantindo que a qualidade do serviço será mantida;
  • Universidades: os equipamentos também pode ser utilizados tanto para uso interno no campus quanto para interligação entre diferentes campi ou instituições, superando as limitações de alcance dos cabos metálicos;
  • Segurança: os conversores também podem ser utilizados para garantir o funcionamento de equipamentos de videomonitoramento que se encontram distantes da central, mantendo a estabilidade e a qualidade na transmissão dos dados.

Ficou interessado no assunto? Quer implantar ou expandir sua rede de fibra óptica com segurança e qualidade? Então conheça a linha de conversores de mídia e módulos monomodo (Mini-GBIC) da Intelbras!

30 Comentários

  1. Wellington disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se o conversor de mídia tem taxa de transferência menor que usar a fibra direto no switch?

    • Intelbras disse:

      Oi, Wellington! A taxa de transferência vai ser a mesma, desde que o conversor de mídia e o módulo miniGBIC (que é o dispositivo que vai no switch) tenham as mesmas especificações de velocidade. Qualquer dúvida, estamos à disposição 🙂

  2. ALEXANDRO MARCOS DE FRANÇA FERRAZ disse:

    Olá,

    Tenho uma fibra monomodo já instalada. Gostaria de saber se eu comprar conversores multimodo o link irá funcionar ou preciso de conversores monomodo mesmo.

    • Intelbras disse:

      Alexandro, olá!
      Para o funcionamento adequado do produto é necessário ser um conversor monomodo.
      Qualquer coisa, estaremos à disposição!

  3. Pedro Paulo Bittencourt de Carvalho disse:

    Existe conversor de 2 entradas e 4 saídas?

  4. Julio Cesar disse:

    Boa noite, estou tentando de um switch para outro switch utilizando dois conversores kgfd A e B com fibra monomodo com conectores de campo fast SC upc , porém os conversores não comunicam ,pode me ajudar?

    • Intelbras disse:

      Olá Julio! Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor o seu problema e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  5. Ediuardo disse:

    Bom dia, tenho uma duvida quanto a utilização do conversor de midia em redes com Vlans, ele trata o protocolo 802.1q de forma transparente? diferente de um switch gerenciado que precisa ser configurado para passar as Vlans de uma porta para outra?

    • Intelbras disse:

      Oi! Ele tem uma tratativa transparente, não tem configuração. Se chegar um pacote tageado a ele, ele irá repassar. Mas ele não irá criar vlan, não irá inserir ou retirar a TAG.

  6. Jefferson Lemos disse:

    Bom dia,
    é possivel utilizar em uma ponta um MiniGbic e na outra um conversor de midia?

  7. Odair disse:

    Bom noite tenho uma internet em minha casa fibra si eu utilizar de um lado A saindo pelo conversor eu posso liga lado B direto outra ont na porta upc sem precisar do conversor B.

    • Intelbras disse:

      Oi Odair. Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor a sua situação e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  8. Sérgio Barone disse:

    Ola, uma duvida que não tem nos manuais. (Distancia minima entre conversor de midia SM intelbras)
    Ex: Conversor De Mídia Kgs1120 Giga 10/100/1000 Monomodo 20km

    Preciso fazer um lance entre predios com fibra 80 Metros total via postes.

    Este conversor atende?

  9. Luis Henrique disse:

    Preciso de um ponto a ponto de um ponto A até o B e do B Até o Ponto C , penso e comprar 2 pares e levar a fibra do A Ao B, e depois do B ao C tendo um roteador recebendo no ponto B e roteando pra esse espaço e do B ao C pegaria uma porta deste roteador para o enlace b ao C isso é possível?

  10. Gabriel disse:

    Olá, gostaria de saber se eu consigo dividir o sinal do conversor com um spliter? Atender dois ou mais lados B com apenas um lado A?

    • Intelbras disse:

      Oi, Gabriel! Nesse caso, pedimos que entre em contato com nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento e fornecerá todas as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

  11. Alécio disse:

    Por gentileza, o mesmo conversor de mídia pode ser utilizado, tanto na fibra óptica monomodo, quanto na multimodo? O que vai diferenciar é só a qualidade e capacidade de distância do sinal?

    • Intelbras disse:

      Oi, Alécio! Essa informação varia de acordo com o modelo do conversor. Para tirarmos suas dúvidas, recomendamos que entre em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006.

  12. Alexsandro disse:

    Tenho um link posso levar ele através de fibra com um par de conversor há 2 km de distância. Quais os equipamentos nescessário?

    • Intelbras disse:

      Oi, Alexsandro! Para que nossos especialistas possam te indicar os equipamentos necessários, pedimos que entre em contato com nosso suporte técnico, que é feito pelo telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006.

  13. Fabio Murilo disse:

    Preciso ampliar a rede de um cliente, e a distância entre pontos é de 150metros, vou usar fibra para fazer este ponto a ponto, porém o conversor de mídia que tenho é de 15km monomodo…estes conversores de 10km funcionam bem a curta distância? Me disseram que não funciona.

  14. Marcos Barbosa disse:

    Tenho uma dúvida tremenda e não acho resposta… Preciso fazer um ponto a ponto de 150 metros, posso utilizar o conversor de mídia? Funciona? Dizem que devo utilizar atenuador, dizem que não funciona que queima o conversor, o custo é muito bom da fibra, mesmo a curta distância.

  15. Marco Aurélio Machado disse:

    Estamos preparando uma rede fo para instalar 10 câmeras intelbras 4 dome e 6 fixas. Estamos prevendo instalar chassi com 14 slits mais fonte e conversor de mídia Gigabit ethernet multimodo 05 km e preciso saber como alimentar nos pontos que iremos instalar as câmeras. Distâncias 110 a 150 metros

    • Intelbras disse:

      Oi, Marco! Que tal conversarmos para entender melhor sua necessidade? Você pode entrar em contato pelo nosso telefone ou WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa colaboradora virtual, Nina, iniciará o atendimento, e, assim, conseguiremos indicar a solução que mais se encaixa no que você precisa!

Deixe um comentário