Preservar a saúde e o bem estar dos motoristas de empresas de transporte e poder controlar com precisão sua carga horária é uma das preocupações dos gestores de frotas. Isso porque, profissionais que dirigem por longas horas sem pausas ou são submetidos a situações de estresse com frequência colocam vidas em risco (inclusive a sua) e podem causar inúmeros prejuízos para as empresas de transporte. Mas hoje, é possível contar com uma solução eficiente no gerenciamento das horas trabalhadas e monitoramento das ações durante as viagens: o DVR automotivo, também conhecido como DVR veicular.
O equipamento, conectado a câmeras e com possível integração com alarmes e sensores dentro do veículo, permite monitorar em tempo real em que situação se encontram os veículos, os passageiros (se houver), a carga e os motoristas, desde a saída até o retorno. Assim, ajuda a acompanhar o desempenho e o comportamento do profissional que está ao volante quando está dirigindo à trabalho e saber exatamente quando começa e termina sua jornada – neste outro artigo, explicamos o funcionamento de um DVR automotivo.
Vale lembrar que em 2015, entrou em vigor a “Lei do motorista”, que regulamenta e cria dispositivos para proteger os motoristas do abuso de horas ao volante através da punição dos empresários que forçarem essa condição ou não tiverem um rigoroso controle em relação a isso. E a legislação já impacta no número de causas trabalhistas contra o setor de transportes: 14 empresas estão entre os 100 maiores devedores de valores no Tribunal Superior do Trabalho, com mais de 15,7 mil casos onde foi dado parecer favorável ao ex-funcionário.
Mas, quais são os principais motivos de processos contra essas empresas e de que forma o DVR automotivo auxilia os gestores no monitoramento das viagens? É o que vamos mostrar ao longo do artigo.
Principais causas de processos trabalhistas contra empresas de transporte
Entre as principais causas de processos trabalhistas contra as empresas de transporte, seja de cargas ou de passageiros, podemos destacar:
- Pagamento de valores de horas extras e de trabalho aos finais de semana;
- Não cumprimento das regras de saúde e segurança do trabalho, como entrega de equipamentos de proteção;
- Contratos de trabalho superficiais ou desatualizados;
- Falta do registro correto da carga horária;
- Descontos indevidos em folha, além dos admitidos por Lei;
- Registro em carteira de salário em valor inferior ao que o empregado efetivamente recebe;
- Carga diária de trabalho superior a 10 horas;
- Falta de intervalo (menos que 11 horas) entre dois dias de trabalho;
- Pagamentos de multas e indenizações trabalhistas em decorrência de acidentes ocasionados durante a viagem.
Pode-se notar que, desta lista, muitos problemas são causados pela má gestão da empresa em relação às horas trabalhadas pelos seus funcionários, seja por negligência ou por desorganização. A boa notícia é que todas as informações sobre a jornada e a carga horária dos motoristas podem ser facilmente controladas e geridas por meio do uso do DVR automotivo.
É claro que também é preciso educar e conscientizar os profissionais para que, assim como a empresa, eles cumpram com o estabelecido por Lei e evitem dirigir por muitas horas e de forma perigosa.
Tenha controle da operação e monitore os motoristas com um DVR automotivo
Com um DVR automotivo, o gestor pode acompanhar o comportamento e o desempenho do motorista. Pela câmera instalada na cabine, poderá saber em tempo real, se o seu funcionário passa por alguma situação de pânico, faz uso de substância ilícita ou ingere álcool, tem conduta agressiva ou inadequada enquanto dirige, entre outros.
Em conjunto com o software – já disponibilizado junto com o DVR para efetuar o monitoramento da frota -, é possível checar as paradas para entrega, pausas para descanso e refeições, e controlar o número de horas trabalhadas diariamente. Há alertas de controle de jornada, alerta de uso não autorizado do veículo e a possibilidade de organizar relatórios constando o diário de bordo com os dias e horários que o carro pode ser utilizado. Se o equipamento estiver integrado a outros sensores (telemetria), pode também tornar a direção mais segura ao monitorar o cumprimento dos limites de velocidade, verificar as acelerações e frenagens bruscas, e a realização de curvas acentuadas. Em casos extremos, o gestor da frota pode remotamente impedir que o motorista ligue o veículo.
As imagens gravadas pelo DVR automotivo (junto a alguns sensores) também ajudam a solucionar acidentes (reconhecer culpados, defeitos na pista, falta de sinalização, velocidade do veículo etc), evitando o pagamento de multas ou custos injustamente cobrados da empresa. Auxilia também na resolução de sinistros com seguradoras de veículos, facilitando o processo de liberação de dinheiro.
Ao ter este tipo de informações para analisar e avaliar, o gestor pode ajustar as atitudes da sua equipe. Portanto, o monitoramento acaba não tendo apenas caráter punitivo, mas acima de tudo, preventivo, permitindo que a empresa fique mais protegida contra causas trabalhistas acionadas pelos motoristas.
Além de auxiliar as empresas nesta questão, o DVR automotivo oferece ainda mais benefícios ao gestor da frota. Para saber mais sobre o tema acompanhe as atualizações do nosso blog e se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato.
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