• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Como resolver os problemas de rede com um roteador Wi-Fi 5 (802.11ac)

Intelbras

28 de maio 2020 às 11:05
RedesResidencial

802.11ac

A internet estava lenta e você decidiu comprar um roteador top de linha para melhorar a sua conexão… mas não funcionou. O que fazer para melhorar o sinal e aproveitar todo o potencial do seu novo equipamento?

Neste post, veja o que é a tecnologia Wi-Fi 5 (802.11ac), quais são suas vantagens em relação às outras e o que você pode fazer para melhorar a qualidade da conexão. Acompanhe!

O que é a tecnologia Wi-Fi 5 (802.11ac)?

Wi-Fi 5 se refere ao protocolo 802.11ac, um dos mais recentes padrões de conexões wireless, criado pelo IEEE (do inglês, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos). Ele foi desenvolvido para se adequar às novas necessidades dos usuários de internet nos dias de hoje e à grande quantidade de dados que as novas tecnologias demandam.

Diferenças entre os padrões

As primeiras tecnologias surgiram ainda no ano de 1999 e foram lançadas simultaneamente: a 802.11a e 802.11b. A primeira operava em frequência de 5 GHz e oferecia velocidade de 54 Mbps, enquanto a outra trabalhava em 2,4 GHz e oferecia 11 Mbps.

No entanto, com a evolução da tecnologia e o consequente aumento da demanda por velocidade e do tráfego de dados, foi necessário que as redes também evoluíssem, para que conseguissem acompanhar os novos hábitos online.

Se em 1999 os computadores exigiam pouco tráfego e eram utilizados basicamente para navegação e e-mails, com o passar dos anos novos formatos de mídias e hábitos de navegação surgiram, e a tecnologia precisou passar por um upgrade.

Assim, em 2003, surgiu o terceiro padrão: o 802.11g, que também operava em 2,4 GHz, mas permitia uma velocidade de 54 Mbps. Isso fez com que as conexões em 2,4 GHz se popularizassem devido, sobretudo, ao preço mais baixo dos equipamentos quando comparado àqueles em 5 GHz.

No entanto, a tecnologia continuou a evoluir e a demanda continuou a crescer, o que levou ao surgimento da tecnologia 802.11n, em 2009, agora também conhecida como Wi-Fi 4. Ela permite transferência de dados em velocidades maiores, com a maioria dos produtos disponíveis no mercado possuindo capacidade de 150 Mbps ou 300 Mbps, e épreparada para as duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz. Com a tecnologia 802.11n também foi introduzida a ideia de múltiplas antenas em um mesmo roteador para potencializar o sinal e aumentar a capacidade de tráfego.

Por fim, com as novas tecnologias e a demanda de serviços como streaming e transmissão de vídeos, jogos online, home office e múltiplos dispositivos conectados, surgiu, em 2013, o padrão 802.11ac, conhecido agora como Wi-Fi 5.

Os dispositivos com essa tecnologia têm capacidade de tráfego significativamente superior, com os mais comuns do mercado possuindo velocidades de 867Mbps ou superiores na frequência de 5 GHz utilizando esse novo padrão. Esses dispositivos podem operar somente em 5 GHz, como é o caso de alguns equipamentos para enlaces ponto a ponto, ou então contar com as duas frequências de operação, os chamados dual band, aproveitando assim a capacidade dos rádios 5 GHz e 2,4 GHz para conexão de dispositivos, como é o caso dos roteadores e access points Wi-Fi residenciais e corporativos. Considerando o exemplo acima de 867 Mbps de velocidade em 5 GHz 802.11ac e somando a velocidade disponível em 2,4 GHz, por exemplo, 300 Mbps, a velocidade total disponível passa de 1 Gbps.

Dessa soma, aliás, é oriundo o valor que geralmente dá nome a esses produtos. Por exemplo, quando se diz que um roteador é AC 1200, significa que ele conta com suporte a 802.11ac, é dual band e possui “velocidade 1200”, que na verdade é 1167 Mbps arredondados para cima. Lembrando que essa é a velocidade nominal da rede, sendo necessário considerar outros fatores que implicam em diferenças para a velocidade prática.

Leia mais: Tecnologia dual band AC em roteadores: perguntas e respostas

802.11ac

Quais são as vantagens?

1. Menos interferência

O sistema 2,4 GHz possui muitos canais disponíveis que compartilham uma mesma frequência. E não é só isso: muitos dispositivos que temos em casa podem gerar interferências nesse mesmo espectro, do forno micro-ondas, equipamentos bluetooth e celulares a telefones sem fio analógicos e outros roteadores próximos.

Ou seja, a rede 2,4 GHz é extremamente congestionada. Ao operar em 5 GHz, além de contar com mais canais, há menos dispositivos operando na mesma faixa e, assim, menos sobreposição de sinais.

2. Maior largura dos canais

O padrão 802.11ac possui canais com largura muito mais ampla que as outras tecnologias – precisamente, quatro vezes maior. Para simplificar: quanto mais largos são os canais, mais capacidade de tráfego de dados (envio e recebimento) eles conseguem suportar e, por consequência, mais velocidade de navegação.

3. Mais largura de banda

Os dispositivos 802.11ac possuem uma modulação quatro vezes maior que as tecnologias anteriores, gerando uma largura de banda 33% maior. Traduzindo, isso significa uma maior capacidade de transmissão e, consequentemente, mais velocidade de navegação.

4. Suporte a múltiplos dispositivos

Quando estamos em casa ou no trabalho, existem inúmeros dispositivos conectados ao mesmo tempo no mesmo roteador: celulares, tablets, Smart TVs, computadores e até mesmo eletrodomésticos.

Nas tecnologias anteriores, o roteador não era capaz de se comunicar simultaneamente com todos esses dispositivos. Era necessário que ele “pulasse” de um para o outro (claro, em uma velocidade praticamente imperceptível).

Já com os mais novos dispositivos Wi-Fi 5 (802.11ac) existe a possibilidade de suporte a múltiplos usuários, em que o roteador “conversa” com vários dispositivos conectados a ele ao mesmo tempo. Isso aumenta drasticamente a capacidade de tráfego e o desempenho da rede.

5. Sinal mais forte

Por meio de uma funcionalidade chamada beamforming, os roteadores Wi-Fi 5 (802.11ac) combinam os sinais de duas antenas para direcionar um novo sinal para um usuário que esteja com problemas de captação da rede Wi-Fi, acabando com os pontos cegos.

Leia mais: O sinal do Wi-Fi está fraco? Saiba como melhorar o alcance

Por que meu roteador Wi-Fi 5 (802.11ac) não está funcionando?

1. Compatibilidade do dispositivo

O primeiro fator que deve ser levado em consideração quando se compra um roteador dual-band, que oferece a rede em 5 GHz como faz um roteador Wi-Fi 5 (802.11ac), é que o dispositivo por onde você pretende acessar a rede (smartphone, tablet, laptop ou desktop) seja também compatível com essa tecnologia.

Ou seja, de nada adianta comprar um roteador Wi-Fi 5 (802.11ac) top de linha se os dispositivos que você utiliza no dia a dia não possuírem a tecnologia necessária para usufruir a alta capacidade de tráfego que ele oferece.

2. Conexão na banda errada

Então você comprou um roteador Wi-Fi 5 (802.11ac) top de linha e um dispositivo compatível com essa tecnologia… e a conexão segue lenta e instável. O que pode ser?

O segundo ponto que pode estar interferindo é que você pode estar se conectando à banda errada, ou seja, à banda de 2,4 GHz. Vale lembrar que dispositivos 802.11ac são dual-band, isto é, oferecem conexão tanto em 2,4 GHz quando em 5 GHz, geralmente tendo a possibilidade de criar uma rede Wi-Fi em cada uma delas.

Assim, para aproveitar o máximo do seu roteador, se você utiliza o mesmo nome tanto para a rede Wi-Fi 2,4 GHz quanto para a 5 GHz, verifique sempre se o seu dispositivo está conectado na rede 5 GHz. Outra opção é você configurardar nomes diferentes para as redes 2,4GHz e 5 GHz, para que nem você nem seu dispositivo escolham a rede mais lenta acidentalmente.

Nesse sentido, a conexão na rede 2,4 GHz também pode acontecer quando você estiver muito distante do seu roteador Wi-Fi 5 (802.11ac), uma vez que, de uma maneira geral, a tendência é que os dispositivos percam a conexão antes com a rede 5 GHz.

Normalmente, a rede 2,4 GHz oferece uma experiência de conexão pior principalmente por conta da interferência gerada pela grande quantidade de dispositivos que operam nessa frequência ligados em uma mesma localidade.

3. Plano de internet

Outro fator que pode estar contribuindo para um desempenho ruim do seu roteador Wi-Fi 5 (802.11ac) é o plano de internet que você assina; muitas pessoas têm um roteador top de linha e um dispositivo compatível, mas contam com um plano cuja velocidade não é o suficiente para garantir uma boa experiência de navegação.

Para que você tenha altas velocidades em seu celular ou laptop, é preciso ter um plano capaz de entregar essa velocidade e o roteador capaz de transmiti-la. Quer dizer, de nada adianta ter os aparelhos mais modernos, capazes de atingir velocidades acima de 300 Mbps, se seu plano de internet é de apenas 10 ou 20 MB. Lembre-se: o roteador não cria velocidade, ele apenas “pega” a conexão de internet que chega até ele e a distribui pelo ambiente por meio de ondas eletromagnéticas.

Leia mais: Qual o melhor roteador? Saiba como escolher o ideal para sua casa

Para mais conteúdos exclusivos sobre tecnologia, acesse o nosso blog.

2 Comentários

  1. Marcelo disse:

    Bom dia, muitas das informações nos documentos de aparelhos do intelbras não vem com todas as especificações nem mesmo utilização de cada meio eficiente, gostaria de saber se vocês podem me dar informaçao de como configurar corretamente Action RF 1200 pois o mesmo é invadido direto e varias vezes não sei o que fazer, sou tecnico de hardware e infelizmente as vezes não temos toda informaçao precisa para uma correta, configuração
    Obrigado equipe pelo trabalho e sucesso. Aguardo o retorno..

    • Intelbras disse:

      Olá Marcelo! Tudo bem? Nesse caso, peço que entre em contato com o nosso suporte, através do WhatsApp (48) 2106-0006. Nossa equipe técnica conseguirá entender melhor o seu problema e te dará as orientações necessárias. Qualquer outra dúvida, ficamos à disposição!

Deixe um comentário