• Inscreva-se para receber novidades por e-mail:

Como escolher fornecedores de equipamentos para oferecer um serviço de internet com qualidade?

Intelbras

12 de março 2018 às 07:03
Provedores

intelbras - como escolher fornecedores de equipamentos para oferecer um serviço de internet com qualidade

Como um provedor pode oferecer internet com qualidade? Sem dúvida, é uma questão que está no topo da lista de todo o mercado. Com novas soluções surgindo a cada momento, a concorrência exige que cada empresa se prepare ainda mais. É nesse momento que entram os parceiros dos provedores. Quem são eles? Os fornecedores de equipamento é que irão proporcionar oportunidades e vantagens competitivas para que sua empresa possa oferecer internet com qualidade e ter clientes satisfeitos.

Se os fornecedores são os melhores amigos dos provedores, como saber se essa é uma amizade verdadeira? A pergunta, em outras palavras, é a seguinte: Quais parceiros irão de fato cumprir com o que prometem? A boa notícia é que existem alguns pré-requisitos na escolha dos fornecedores de equipamentos que irão ajudá-lo com a oferta de internet de qualidade.

Uma internet de qualidade é o mínimo que o provedor deve oferecer aos seus consumidores. A partir disso, desenvolvendo uma relação de satisfação e fidelização. Ou seja, sem o básico, logo os clientes irão migrar para a concorrência. E ninguém quer que isso aconteça.

É aconselhável conhecer as tecnologias, como EPON, GPON e quais são os impactos de cada uma, entre outros aspectos. Tendo os conceitos básicos dominados, fica ainda mais fácil identificar se o fornecedor de equipamentos será realmente um bom parceiro.

Internet de qualidade = fornecedor de qualidade

A internet de qualidade está relacionada com um fornecedor que proporcione o mesmo: um desempenho mais do que satisfatório. Por esse motivo, é preciso pensar e pesar bem quais os fatores principais de escolha. Embora o preço seja sempre bastante decisivo, não é sinônimo de qualidade, ou, pior ainda, de durabilidade.

Se o provedor oferece uma média de serviço durante determinado tempo, o correto é que a média não caia e nem continue a mesma, mas sim que aumente com o passar do tempo. É nisso que reside o diferencial competitivo. É comum que fornecedores de equipamento que fazem ofertas muito atraentes e, consequentemente, vendem muito e rápido, possam desaparecer do mercado. Como fica o provedor de internet nessa história? Isso mesmo, por sua própria conta e risco. A durabilidade está relacionada com a manutenção e o aumento de uma internet de qualidade, ou seja, com o tempo de ‘vida’ do parceiro.

Um exemplo é quando um fornecedor de equipamento oferece um produto com preço abaixo do mercado. Mesmo sendo uma empresa nova, o provedor acredita e faz a compra. Porém, o fornecedor não consegue atender a todos e acaba falindo. Nisso, o provedor fica sem ter a quem recorrer, pois muitas vezes o parceiro não assume ou redime o erro.

Como reconhecer um fornecedor de qualidade?

Nem sempre o pré-requisito estará no produto. Como no tópico anterior, se o fornecedor obedecer a todas normas e diretrizes, as variações entre eles podem ser imperceptíveis. O diferencial está justamente em procurar quem poderá ajudá-lo com uma internet de qualidade – de verdade – por ter experiência no assunto. Nesse caso, parceiros com qualidade comprovada, renome, bom tempo de mercado e que ofereçam suporte sempre que necessário.

Uma empresa robusta consegue manter assistência contínua ao provedor. Além disso, irá garantir:

  • Suporte constante;
  • Pós-venda presente;
  • Proximidade entre fornecedor-provedor;
  • Capacitação para o provedor;
  • Transparência;
  • Visitas em suas fábricas;
  • Qualidade do serviço.

A qualidade do serviço do fornecedor é que deve ser o foco do provedor. O produto, em si, pode ser semelhante, mas tudo que está agregado é que fará diferença. Um caso comum é da aquisição de equipamentos dos quais não sabe como instalar corretamente. Há duas alternativas: fornecedores que irão capacitá-lo ou deixá-lo subutilizar as tecnologias. A capacitação é a preocupação de que o provedor conseguirá usar todo o potencial do que está comprando.

Transparência e capacitação: o que o provedor precisa para uma internet de qualidade

1. Por que a capacitação é tão importante?

Imagine a situação: o provedor compra um equipamento com tecnologia GPON, mas não tem a menor ideia de como irá fazer a instalação. Por ser de um local afastado, ele não tem como fazer uma capacitação ou assistência presencial. Como poderá oferecer internet de qualidade dessa forma? Mais uma vez, o fornecedor deverá ser parceiro e ensinar o provedor como utilizar o seu produto da melhor forma possível.

A ideia é: se o provedor precisar de ajuda não devem faltar opções. No caso anterior, se não for possível o auxílio no local, o fornecedor deverá ter um vendedor que irá fazer a ponte com o comercial e agendar um atendimento com instalação assistida. Pode ser utilizando o Skype, a partir do compartilhamento de telas, ou pelo TeamViewer, em que o técnico consegue acessar o equipamento do provedor em tempo real.

Mais do que a instalação, o fornecedor dará uma aula sobre o equipamento e a tecnologia. São interações que costumam durar entre quatro e cinco horas e não devem ter custo algum para o cliente. Ele irá aprender a configurar desde o ponto zero, como colocar senha, IP, etc.

O fornecedor pode ainda oferecer cursos, como as capacitações presenciais e online disponibilizadas pela Intelbras.

2. Transparência: conheça bem seu fornecedor

Se o foco estiver apenas nos preços, o mercado informal pode ser uma grande tentação. Mas, cuidado. Embora o custo possa ser menor, as informações são escassas. Não se conhece a procedência, durabilidade e muito menos assistência. Pagar menos significa, nesse caso, um produto descartável. O que é impensável para um provedor que deseja internet de alta qualidade.

Um fornecedor de equipamentos confiável permitirá visitas pela fábrica, mostrará seus processos e dará todo suporte. Ainda há a questão da garantia, na qual o fornecedor se responsabiliza por qualquer problema, quanto maior a garantia, maior é confiança do fornecedor no produto, pois isto demonstra que o equipamento possui um baixo índice de retorno. Mesmo assim, sempre deve haver suporte, não importa se a garantia acabar. Leia o site, a descrição dos produtos, as informações da empresa e avalie o quão transparente e confiável é o seu futuro parceiro.

Está mais confiante na escolha de um fornecedor que irá garantir internet de qualidade? Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar sugestões, fale conosco nos comentários abaixo!

0 Comentários

Deixe um comentário