À primeira vista, a disputa entre um provedor regional e uma grande operadora para ganhar um cliente pode parecer uma briga desleal. Mas há, sim, muito espaço para disputar esse mercado com os peixes grandes.
De acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC) encomendado pela Associação Brasileira de Softwares com base nas estatísticas divulgadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), consumidores de serviços de provedores regionais tendem a ficar mais satisfeitos em relação aos clientes das grandes operadoras.
Além disso, os provedores regionais também estão conseguindo levar acesso à internet a locais que muitas vezes não podem ser atendidos pelas operadoras nacionais. Mas apesar das boas perspectivas para esse segmento, é preciso estar preparado para disputar mercado com as grandes empresas. Por isso, neste post vamos ajudar você a se munir de argumentos para ganhar essa batalha. Boa leitura!
Como argumentar com seu cliente as vantagens de contratar um provedor regional
1. Atendimento diferenciado
Muitas vezes, quando um cliente procura um provedor de internet, ele pode ter a impressão de que será mais bem atendido pelas empresas maiores e marcas mais estabelecidas. Mas a verdade é que muitas delas consideram esse cliente apenas mais um número, e não dão a atenção devida a ele, o que acaba fazendo com que pequem no atendimento e no suporte.
O mesmo não costuma acontecer com o provedor regional. Por ter menos clientes (os quais muitos ele conhece pessoalmente e sabe suas preferências), esse atendimento fica mais diferenciado, humanizado e personalizado, o que resulta em mais satisfação.
Por exemplo, se você puder oferecer um atendimento bem próximo, como por WhatsApp, não hesite em disponibilizá-lo ao seu cliente, pois dificilmente ele terá acesso a esse canal com uma grande empresa.
2. Cliente paga apenas o que usa, e pode pagar menos
Por diversas questões, inclusive de padronização de produtos e serviços, as grandes operadoras costumam oferecer o acesso à internet acrescido de outros serviços, como TV e telefonia: os famosos “combos”. E é muito difícil que um cliente consiga comprar dessas grandes operadoras apenas o produto e/ou serviço que realmente quer e, consequentemente, acaba pagando por algo que não vai usar.
Você pode argumentar que os provedores regionais nem sempre precisam oferecer os combos, ou pelo menos não “forçam” o cliente a pegá-lo. É muito mais fácil apresentar ao cliente apenas aquilo que ele realmente acha necessário. Assim, acaba ficando até mais barato para o cliente contratar os seus serviços em vez dos combos das grandes operadoras.
3. Conhecimento e proximidade com a região
Dependendo da região em que você se encontra, as grandes operadoras não conhecem os pormenores da área. Ou seja: na hora de vender o produto e/ou serviço, nem sabem ao certo a qualidade que terá a internet por ali.
Com isso, o cliente vai enfrentar muitas quedas no serviço e, por sua vez, terá dificuldade em resolver o problema por causa do atendimento “robotizado”: às vezes, esperando horas simplesmente para ser atendido ao telefone.
No seu caso, isso pode ser bem diferente: ao atender uma região que você conhece bem, é possível compreender os pormenores, e inclusive saber qual é o melhor produto e/ou serviço a oferecer (fibra óptica ou rádio, por exemplo). E, se o cliente tiver algum problema, pode inclusive ir pessoalmente resolvê-lo.
4. Qualidade do produto e/ou serviço
Por fim, a questão mais importante é defender a qualidade do seu produto e/ou serviço. Os provedores regionais procuram fazer uma entrega com mais qualidade, prestar manutenção constantemente e escalonar a infraestrutura. Também é comum que as tecnologias sejam mais novas, instaladas recentemente, e por isso apresentem menos problemas. Assim, os clientes saem mais satisfeitos.
Esperamos ter ajudado você a reunir bons argumentos para atrair novos clientes e ter sucesso com seu provedor regional. Quer conhecer nossos produtos e serviços? Acompanhe nosso blog, cesse nosso site ou entre em contato conosco!
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