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Chatbot: por que sua empresa deveria investir em um

Intelbras

06 de março 2024 às 08:03
ComunicaçãoEmpresarial

Chatbot: por que sua empresa deveria investir em um

A época em que os chatbots eram vistos como pouco eficazes e com baixa personalização para o atendimento ao cliente acabou.

A nova era dos chatbots – os robôs que automatizam mensagens de texto em sites e aplicativos –, conta com os mais modernos recursos, dentre eles a inteligência artificial (IA). E isso resulta em uma melhor experiência do cliente, aumento de vendas e colaboradores mais produtivos na empresa.

Mas, por que a sua empresa deveria investir em chatbots? Será que eles realmente são importantes para serem adotados no dia a dia da empresa, incluindo os pequenos negócios? Existe a melhor opção para a minha empresa?

A resposta é: sim. Continue lendo e siga conosco para descobrir os motivos!

O que é chatbot? 

Chatbot é um assistente virtual que se comunica e interage com usuários humanos por meio de mensagem automatizada. Ou seja, é um software que você adquire para programar perguntas e respostas em um chat de atendimento.

Quando, por exemplo, um cliente entra no chat da sua empresa, o bot prontamente inicia o atendimento. Às vezes, nem é necessário transferir para um atendente humano. Pois dependendo da solicitação, o próprio bot consegue resolver.

Isso é possível graças a dois tipos de tecnologia: a Inteligência Artificial (AI) e também ao Processamento de Linguagem Natural (PNL). Conforme veremos mais detalhadamente logo a seguir aqui no post.

O uso de chatbots para empresas se tornou muito comum. Já que o sistema consegue atender a diversos clientes simultaneamente de forma simples e rápida. 

Exemplos de canais onde o chatbots podem atender são:

  • sites
  • plataformas
  • aplicativos em geral
  • automação de atendimento via  WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail, entre outros canais digitais

Com isso, os colaboradores humanos ficam mais livres para resolver demandas mais específicas.

Saiba mais: Chatbot: o que é e para que serve?

Como funciona um chatbot?

Você certamente já deve ter escutado a frase: as empresas devem priorizar o investimento em chatbots humanizados. Mas o que isso realmente significa? 

Um chatbot humanizado é aquele cujas conversas são construídas a partir de uma linguagem natural e a mais próxima possível do perfil dos seus clientes. A ideia é que eles sintam que estão conversando com um humano. De modo que haja entendimento na comunicação. 

Mas, como isso é possível? Vamos entender o funcionamento do chatbot. Na prática, ele pode ser de dois tipos: o chatbot baseado em regras e o chatbot baseado em inteligência artificial.

Chatbot baseado em regras

Nesse tipo de chatbot ocorre a programação prévia de todas as perguntas e respostas que o bot será capaz de interagir. 

Ou seja, constrói-se um conjunto de regras e palavras-chave para a conversa e à medida que o bot vai identificando a demanda do cliente, ele vai fornecendo as respostas que já foram programadas. Portanto, o processamento de linguagem natural (PNL) é mais básico.

Esse tipo de chatbot é mais simples e ideal para demandas mais específicas e rápidas, como, por exemplo, quando o cliente quer consultar uma determinada informação, tais como:

Chatbot baseado em Inteligência Artificial

Esse tipo de chatbot é mais atual e considerado mais completo, já que abre um leque de possibilidades para a conversação.

A tecnologia da inteligência artificial (AI) é composta por diferentes sistemas capazes de simular melhor a conversa humana, por meio de algoritmos e de redes neurais artificiais. 

Na prática, os chatbots inteligentes baseados em AI vão aprendendo à medida que conversam mais com os usuários humanos. Eles vão se alimentando de novas palavras, frases e solicitações e conseguem responder de acordo com elas.

Naturalmente, existe uma pré-programação de perguntas e respostas, porém, o bot vai evoluindo com o tempo, tornando a PNL mais complexa e próxima de uma conversa humana. 

Por que investir em chatbot?

Por que investir em chatbot?

Existe uma série de vantagens para empresas que investem em chatbots para atendimento. A seguir, conheça 7 dos principais motivos:

1- Atendimento especializado 24 horas, 7 dias por semana 

O seu chatbot será capaz de conversar simultaneamente com milhares de clientes e potenciais clientes, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E caso a solicitação demande o contato com um atendente humano, a conversa é gravada e a empresa pode retomar o contato assim que abrir o horário de expediente. 

2- Mais agilidade no atendimento

Os chatbots inteligentes conseguem resolver demandas de forma ágil, sem falar que não é necessário aguardar uma fila de espera para o atendimento. 

No entanto, caso eles não consigam resolver, basta transferir o atendimento para um colaborador humano, que já terá na tela toda a conversa inicial – ou seja, o cliente não precisa perguntar tudo novamente.

3- Unificação de canais e informações

As empresas se beneficiam muito dos chatbots porque basta criar um único bot para distribuí-lo nos diferentes canais da empresa, como no site, na automação de WhatsApp, Instagram e demais redes sociais.

Na prática, isso também significa uma melhor gestão do atendimento, já que o software do chatbot proporciona todos os dados e informações sobre as conversas. Uma ferramenta e tanto para que a empresa aprimore cada vez mais o atendimento online ao cliente. 

4- Tecnologia personalizável

O chatbot pode ser personalizado de acordo com a sua marca e seu manual de comunicação, o que inclui:

  • tom da linguagem;
  • nome;
  • gênero (ou personagem).

Ele se torna o braço direito da empresa e pode ser fonte de várias estratégias de marketing, aproximando os clientes da sua marca.

5- Aumento da satisfação do cliente

Com um atendimento ágil proporcionado pelos chatbots, melhora a experiência do cliente com a marca.

E isso leva a vários benefícios, como o aumento da retenção de clientes, aumento das vendas, do ticket médio, dentre outros.Programado de forma inteligente, os bots conseguem ajudar em todas essas demandas.

6- Otimização de tempo

Se por um lado o cliente tem um atendimento mais rápido e eficiente, por outro lado a equipe também se torna mais produtiva.

Afinal de contas, demandas mais simples podem ser resolvidas pelos bots, enquanto a equipe fica por conta das mais complexas. 

7- Redução de custos

Mais clientes sendo atendidos simultaneamente pelo chatbot significa redução de custos. Com isso, não será necessário aumentar o número de atendentes humanos para suprir esse aumento de demanda.

No entanto, é importante dizer que os chatbots não substituem o atendimento humano! Eles são excelentes suportes, mas é importante que sejam programados para encaminhar o atendimento ao colaborador, caso não consigam resolver a demanda. 

Qual é o melhor chatbot?

Diante de tantas vantagens, qual chatbot escolher para a empresa? 

Vamos economizar o seu tempo de pesquisa! Chegou o Wide Chat, o chatbot inteligente da Intelbras.

O Wide Chat é um software baseado em inteligência artificial que proporciona um atendimento humanizado, simples, rápido e totalmente integrado ao seu negócio. 

  • Envio de mensagem em massa (foto, arquivo, vídeo e áudio)
  • Realiza campanhas de marketing e ações focadas em vendas
  • Pode ser integrado com o ChatGPT
  • Enviar segunda via de boletos de clientes
    Entre outras funções!

Dê o play no vídeo e confira no detalhe as vantagens do Wide Chat!

Quer conhecer mais sobre esse chatbot incrível da Intelbras? Então acesse a nossa página especial com todas as informações. E, se tiver dúvidas, converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp!

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