A época em que os chatbots eram vistos como pouco eficazes e com baixa personalização para o atendimento ao cliente acabou.
A nova era dos chatbots – os robôs que automatizam mensagens de texto em sites e aplicativos –, conta com os mais modernos recursos, dentre eles a inteligência artificial (IA). E isso resulta em uma melhor experiência do cliente, aumento de vendas e colaboradores mais produtivos na empresa.
Mas, por que a sua empresa deveria investir em chatbots? Será que eles realmente são importantes para serem adotados no dia a dia da empresa, incluindo os pequenos negócios? Existe a melhor opção para a minha empresa?
A resposta é: sim. Continue lendo e siga conosco para descobrir os motivos!
O que é chatbot?Â
Chatbot é um assistente virtual que se comunica e interage com usuários humanos por meio de mensagem automatizada. Ou seja, é um software que você adquire para programar perguntas e respostas em um chat de atendimento.
Quando, por exemplo, um cliente entra no chat da sua empresa, o bot prontamente inicia o atendimento. Às vezes, nem é necessário transferir para um atendente humano. Pois dependendo da solicitação, o próprio bot consegue resolver.
Isso é possÃvel graças a dois tipos de tecnologia: a Inteligência Artificial (AI) e também ao Processamento de Linguagem Natural (PNL). Conforme veremos mais detalhadamente logo a seguir aqui no post.
O uso de chatbots para empresas se tornou muito comum. Já que o sistema consegue atender a diversos clientes simultaneamente de forma simples e rápida.Â
Exemplos de canais onde o chatbots podem atender são:
- sites
- plataformas
- aplicativos em geral
- automação de atendimento via WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail, entre outros canais digitais
Com isso, os colaboradores humanos ficam mais livres para resolver demandas mais especÃficas.
Saiba mais: Chatbot: o que é e para que serve?
Como funciona um chatbot?
Você certamente já deve ter escutado a frase: as empresas devem priorizar o investimento em chatbots humanizados. Mas o que isso realmente significa?Â
Um chatbot humanizado é aquele cujas conversas são construÃdas a partir de uma linguagem natural e a mais próxima possÃvel do perfil dos seus clientes. A ideia é que eles sintam que estão conversando com um humano. De modo que haja entendimento na comunicação.Â
Mas, como isso é possÃvel? Vamos entender o funcionamento do chatbot. Na prática, ele pode ser de dois tipos: o chatbot baseado em regras e o chatbot baseado em inteligência artificial.
Chatbot baseado em regras
Nesse tipo de chatbot ocorre a programação prévia de todas as perguntas e respostas que o bot será capaz de interagir.Â
Ou seja, constrói-se um conjunto de regras e palavras-chave para a conversa e à medida que o bot vai identificando a demanda do cliente, ele vai fornecendo as respostas que já foram programadas. Portanto, o processamento de linguagem natural (PNL) é mais básico.
Esse tipo de chatbot é mais simples e ideal para demandas mais especÃficas e rápidas, como, por exemplo, quando o cliente quer consultar uma determinada informação, tais como:
- horário de uma consulta;
- saldo da fatura;
- rastreio de um produto;
- manual de instruções;
- E muito mais!
Chatbot baseado em Inteligência Artificial
Esse tipo de chatbot é mais atual e considerado mais completo, já que abre um leque de possibilidades para a conversação.
A tecnologia da inteligência artificial (AI) é composta por diferentes sistemas capazes de simular melhor a conversa humana, por meio de algoritmos e de redes neurais artificiais.Â
Na prática, os chatbots inteligentes baseados em AI vão aprendendo à medida que conversam mais com os usuários humanos. Eles vão se alimentando de novas palavras, frases e solicitações e conseguem responder de acordo com elas.
Naturalmente, existe uma pré-programação de perguntas e respostas, porém, o bot vai evoluindo com o tempo, tornando a PNL mais complexa e próxima de uma conversa humana.Â
- Saiba mais sobre: Atendimento automatizado x humanizado, qual o melhor?
Por que investir em chatbot?
Existe uma série de vantagens para empresas que investem em chatbots para atendimento. A seguir, conheça 7 dos principais motivos:
1- Atendimento especializado 24 horas, 7 dias por semanaÂ
O seu chatbot será capaz de conversar simultaneamente com milhares de clientes e potenciais clientes, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
E caso a solicitação demande o contato com um atendente humano, a conversa é gravada e a empresa pode retomar o contato assim que abrir o horário de expediente.Â
2- Mais agilidade no atendimento
Os chatbots inteligentes conseguem resolver demandas de forma ágil, sem falar que não é necessário aguardar uma fila de espera para o atendimento.Â
No entanto, caso eles não consigam resolver, basta transferir o atendimento para um colaborador humano, que já terá na tela toda a conversa inicial – ou seja, o cliente não precisa perguntar tudo novamente.
3- Unificação de canais e informações
As empresas se beneficiam muito dos chatbots porque basta criar um único bot para distribuÃ-lo nos diferentes canais da empresa, como no site, na automação de WhatsApp, Instagram e demais redes sociais.
Na prática, isso também significa uma melhor gestão do atendimento, já que o software do chatbot proporciona todos os dados e informações sobre as conversas. Uma ferramenta e tanto para que a empresa aprimore cada vez mais o atendimento online ao cliente.Â
4- Tecnologia personalizável
O chatbot pode ser personalizado de acordo com a sua marca e seu manual de comunicação, o que inclui:
- tom da linguagem;
- nome;
- gênero (ou personagem).
Ele se torna o braço direito da empresa e pode ser fonte de várias estratégias de marketing, aproximando os clientes da sua marca.
5- Aumento da satisfação do cliente
Com um atendimento ágil proporcionado pelos chatbots, melhora a experiência do cliente com a marca.
E isso leva a vários benefÃcios, como o aumento da retenção de clientes, aumento das vendas, do ticket médio, dentre outros.Programado de forma inteligente, os bots conseguem ajudar em todas essas demandas.
6- Otimização de tempo
Se por um lado o cliente tem um atendimento mais rápido e eficiente, por outro lado a equipe também se torna mais produtiva.
Afinal de contas, demandas mais simples podem ser resolvidas pelos bots, enquanto a equipe fica por conta das mais complexas.Â
7- Redução de custos
Mais clientes sendo atendidos simultaneamente pelo chatbot significa redução de custos. Com isso, não será necessário aumentar o número de atendentes humanos para suprir esse aumento de demanda.
No entanto, é importante dizer que os chatbots não substituem o atendimento humano! Eles são excelentes suportes, mas é importante que sejam programados para encaminhar o atendimento ao colaborador, caso não consigam resolver a demanda.Â
Qual é o melhor chatbot?
Diante de tantas vantagens, qual chatbot escolher para a empresa?Â
Vamos economizar o seu tempo de pesquisa! Chegou o Wide Chat, o chatbot inteligente da Intelbras.
O Wide Chat é um software baseado em inteligência artificial que proporciona um atendimento humanizado, simples, rápido e totalmente integrado ao seu negócio.Â
- Envio de mensagem em massa (foto, arquivo, vÃdeo e áudio)
- Realiza campanhas de marketing e ações focadas em vendas
- Pode ser integrado com o ChatGPT
- Enviar segunda via de boletos de clientes
Entre outras funções!
Dê o play no vÃdeo e confira no detalhe as vantagens do Wide Chat!
Quer conhecer mais sobre esse chatbot incrÃvel da Intelbras? Então acesse a nossa página especial com todas as informações. E, se tiver dúvidas, converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp!
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